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- A contabilidade e a admissão à ordem dos técnicos oficiais de contasPublication . Ferreira, Cláudia Bolarinho; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório é o resultado final do estágio no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais lecionado na Universidade dos Açores, o qual decorreu de 03 de julho de 2012 a 30 de março de 2013, na empresa de contabilidade Branco & Carreiro, Lda., cuja atividade principal está centrada na contabilidade, escritórios e serviços. É uma empresa de contabilidade que desenvolve o cálculo e registo financeiro de empresas, podendo trabalhar em regime de consultoria. Neste relatório são apresentadas as atividades práticas que foram exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida ao longo da vida académica, possibilitando a familiarização com a realidade da profissão de Técnico Oficial de Contas e do mundo empresarial. Com o estágio pretende-se desenvolver a tomada de iniciativas para a resolução de problemas do quotidiano, promover a inserção do estagiário no ambiente de trabalho, adquirir mais conhecimentos para a realização do exame de admissão à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC). Este relatório inclui a análise do tópico “Admissão à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas”, uma vez que este tema tem ganho cada vez mais interesse para os estudantes da licenciatura da área de economia e gestão. Com o acordo de Bolonha, a licenciatura ficou reduzida a três anos, sendo necessário realizar um estágio profissional e um exame para admissão à OTOC. Por fim, são indicadas algumas das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio profissional.
- Aprendendo a língua em cooperação : atividades, potencialidades e constrangimentosPublication . Pavão, Sara Cláudio; Mira Leal, SusanaA língua é o principal instrumento de comunicação e aprendizagem que as pessoas têm ao seu dispor no quotidiano. A importância dada ao seu processo de aquisição e aprendizagem tem originado variados estudos, não só pela complexidade que intrinsecamente apresenta mas também pelas diferentes dificuldades que as crianças que se iniciam neste processo expõem. Neste contexto, os docentes implementam diferentes metodologias com os seus grupos de trabalho, com vista a dissiparem as dificuldades manifestadas e a verificarem progressos. A forma cooperativa de trabalho tem sido uma das metodologias mais estudadas nos últimos anos, assim como os benefícios que traz na aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Conscientes disto, neste estudo procuramos analisar as potencialidades e constrangimentos do uso da metodologia cooperativa para a aprendizagem da língua ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que respeita não apenas ao desenvolvimento de competências comunicacionais, nos seus diferentes domínios: oralidade, leitura e escrita, como de competências sociai, psicológicas e de avaliação. Para o efeito, analisamos um conjunto de atividades didáticas realizadas no âmbito das nossas práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que a aprendizagem da língua foi trabalhada utilizando técnicas de trabalho cooperativo diversas. Em suma, o objetivo da elaboração deste trabalho é de despertar os docentes das duas primeiras etapas educativas para as potencialidades que a metodologia cooperativa acarreta na aprendizagem da língua, principalmente ao nível da oralidade com a partilha de informações, experiências e ideias e ainda com a intensificação de interações verbais, ou mesmo ao nível da escrita com a elaboração de textos mais complexos. Para além disso, é visível o aumento da satisfação e da motivação das crianças com as aprendizagens desenvolvidas, assim como a partilha de recursos materiais e a expressão e aceitação de opiniões pessoais entre as mesmas com o desenvolvido do espírito crítico na avaliação dos trabalhos realizados. Sendo assim, os docentes podem perspetivar estratégias que impulsionem o trabalho cooperativo na aprendizagem da língua nas suas práticas, tendo em conta os diferentes constrangimentos que podem encontrar como a compreensão desadequada de palavras e textos, ao nível da língua, a criação de conflitos ao nível das competências sociais, constrangimento na expressão de opiniões a nível psicológico e dificuldades na expressão de críticas ao nível da avaliação.
- A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teves, Joana Costa; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio abarca toda a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo. No primeiro capítulo deste trabalho, refiro alguns aspetos referentes à educação, ao professor em formação e as tarefas inerentes à sua profissão e, ainda, à nossa experiência aquando do estágio pedagógico. O segundo capítulo contempla uma fundamentação teórica do tema selecionado, a atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo, a sua pertinência no desenvolvimento da criança, bem como os seus benefícios na educação. Assim, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Nos capítulos três e quatro é realizada uma análise e reflexão, de acordo com a temática selecionada e atividades desenvolvidas no decorrer dos estágios. Assim, no capítulo cinco, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Com base nos resultados apurados do estudo, concluí que os nossos entrevistados concordam e incentivam a implementação de jogos em contexto de aula. Estes afirmaram que o jogo contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança e que, além de ser uma atividade privilegiada pelos alunos, é muito flexível e pode ser aplicado aos dois níveis de ensino - pré-escolar e primeiro ciclo. Por outro lado, os alunos do 3.º ano, com quem implementamos a atividade, mostraram-se satisfeitos com este modelo de aprendizagem promovido através pelo jogo.
- Estudo do meio: os animais no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Luís, Dulce Marlene Pereira; Gomes, CarlosO presente Relatório de Estágio tem como tema "Estudo do Meio: os animais no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico" e adveio como conclusão das intervenções educativas, inseridas nas unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II. Este trabalho teve como objetivo trabalhar a área curricular do Estudo do Meio de uma forma interdisciplinar. Trabalhou-se a temática dos animais, no âmbito da educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Os animais dos Açores foram trabalhados para que houvesse uma exploração do meio ambiente e também para que as crianças conhecessem melhor o que lhes pertence. Outra vertente deste trabalho permitiu trabalhar com as crianças valores como a autonomia e a responsabilidade. Neste estudo recorreu-se à observação direta participante, ao registo fotográfico e vídeo, ao registo e análise documental e ao registo anedótico das sequências didáticas (alguns momentos de uma sequência didática). As listas de verificação serão a forma de avaliar as aprendizagens das crianças resultantes das ações educativas. As observações em ambos os contextos escolares auxiliaram na identificação de situações em que as crianças se relacionavam ou interagiam com os animais. Utilizou-se como estratégia de trabalho o trabalho de projeto, que permitiu criar alguma autonomia e responsabilidade nas crianças em questão. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que as crianças dominavam conteúdos relativos aos animais, que se preocupavam com o ambiente e que tinham respeito pelos seres vivos.
- Studies on bovine oocytes and ovarian tissues cryopreservation : fundamental and applied aspectsPublication . Faheem, Marwa Said; Silva, Joaquim Fernando Moreira daDiversity of different sources of animal germ line has been acknowledged within the last few years, leading to a number of attempts for establishing a suitable protocol for preserving animal oocytes, gametes and recently extended to ovarian tissues and whole ovary preservation. Cryopreservation is considered an efficient procedure to achieve this desired target and become nowadays an integrated part of assisted reproductive techniques (Liu et al. 2009). Nevertheless, cryopreservation of immature oocytes at germinal vesicle stage (GV) and ovarian tissues, recently, have attracted significant interest from clinicians as well as researchers in biomedical and agricultural sciences (Ozmen and Al-Hassani 2010; Woods et al. 2004), considering both of them an optimal alternative strategy for germ line conservation over cryopreservation of mature oocytes and embryos (Li et al. 2007). Basically, there are two methods of cryopreservation: slow freezing and vitrification. Both methods have resulted in successful cryopreservation of oocytes and embryos (Kuleshova and Lopata 2002), however vitrification has become a viable and promising alternative technique rather than slow freezing due the success and simplicity of this technique especially when dealing with in vitro produced or micromanipulated embryos and oocytes (Pereira and Marques 2008). Therefore, the researcher’s attention has been attracted to the advantages of using vitrification technique, concluded by the perspective of Ozmen and Al-Hassani (2010) that vitrification will be the cryopreservation method of the future.
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica da Região Autónoma dos Açores (CREB)Publication . Melo, Ana Catarina Freitas; Arroz, Ana Margarida Moura; Sousa, Francisco (José Rodrigues)A problemática da sobre exploração do planeta e dos recursos que este tem, tornou importante a necessidade de se incutir nos mais novos a ideia de que só garantimos às gerações futuras um mundo igual ao nosso se cuidarmos do mundo atual em que vivemos. É desta necessidade que surge o conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a inclusão das noções de preservação, proteção e conservação do nosso planeta nos programas escolares. Assim, partindo da ideia de que é nos mais novos que a EDS deve começar, nasce este trabalho, que teve como ponto de partida o referencial Curricular para a Educação Básica da Região Autónoma dos Açores. O referencial procura dar resposta às problemáticas da atualidade, sendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável um dos temas transversais a ser abordado junto da comunidade escolar açoriana, adaptando-se o mesmo ao contexto de insularidade e às necessidades específicas dos Açores. De entre as várias abordagens propostas pelo referencial, relativamente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a escolha recaiu sobre a Biodiversidade e proteção da mesma. Esta área encontra-se intimamente ligada aos Açores, pois nas nove ilhas que compõe o arquipélago é possível encontrar uma variedade de formas de vida singulares que muitos dos seus habitantes desconhecem. Tornou-se, assim, uma meta com este trabalho, divulgar junto dos mais novos a biodiversidade endémica dos Açores e a preocupação da sua preservação para que o equilíbrio do ecossistema local e, consequentemente, mundial seja garantido.
- Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógicoPublication . Martins, Joana Margarida Macedo; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo dos dois momentos de estágio (em contexto do Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo) e procura descrever e refletir o processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas. Ao longo deste trabalho, expressam-se questões relacionadas com a teoria e a prática curricular, nas quais se analisa e se reflete sobre as práticas pedagógicas e as opções tomadas, principalmente, no que diz respeito às áreas das Expressões, mobilizando dados das práticas de ensino e das situações educativas com a literatura da especialidade. A escolha desta temática deveu-se ao facto de as áreas das Expressões serem verdadeiramente potenciadoras de oportunidades de a criança se expressar e comunicar através de várias formas/meios. Acrescenta-se, ainda, que se decidiu enveredar pelo aprofundamento dessa temática, uma vez que esta se revela uma área plenamente integradora em termos curriculares, dado que é possível interligar as Expressões, articulando-as com vários conteúdos e domínios e, deste modo, potenciando experiências de ensino-aprendizagem completas com vista ao desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, contámos com testemunhos de educadores e professores sobre o ensino das Expressões, na escola atual. Infelizmente, estas áreas continuam a ser deixadas para “segundo plano”, pelos profissionais de educação, principalmente, os professores do 1.º Ciclo. Deste modo, averiguámos a importância que os docentes ministram a estas áreas, através de entrevistas. Além disso, foi, também, nosso intento perceber a importância das Expressões, enquanto meio para a criança se expressar e comunicar com o outro, e compreender as influências do espaço no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das situações educativas. De uma maneira geral, o presente trabalho procura descrever, analisar e refletir as opções tomadas no processo de ensino-aprendizagem, com principal incidência no desenvolvimento das áreas das Expressões, refletindo as experiências enriquecedoras, tanto a nível pessoal como académico, vivenciadas pela estagiária.