Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

Ambientes de aprendizagem na educação infantil : do desenvolvimento das capacidades coordenativas ao desempenho escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoResumoIndIntrodNMC2017.pdfResumo, Índice, Introdução144.94 KBAdobe PDF Download
DissertMestradoNicoleMedeirosCosta2017.pdfDocumento Principal1.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio, surge no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principais objetivos caracterizar os contextos dos estágios – envolvimento, escola, sala, crianças e macroestratégias; assim como, descrever, analisar e fundamentar algumas das atividades apresentadas na prática pedagógica. Neste processo de formação a estagiária confrontou algumas das opções tomadas com uma prática reflexiva e algum suporte documental para sustentar o seu desenvolvimento profissional nas práticas de ensino e de investigação acerca do tema aprofundado – Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil: do Desenvolvimento das Capacidades Coordenativas ao Desempenho Escolar. A temática aprofundada, ao longo das práticas supervisionadas, teve como pressuposto a importância da coordenação motora como capacidade para fortalecer na criança, permitindo-a alcançar melhores performances desportivas, artísticas e académicas. A Expressão Motora e a Expressão e Educação Físico-Motora surgem, assim, como área curricular promotora de aprendizagens motoras e cognitivas. Os nossos dois estudos, complementares, foram realizados na escola do estágio, o primeiro com um grupo de crianças (n=72), do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; e, o segundo, com os educadores/ professores (n= 21) e tiveram o propósito de avaliar quer o desenvolvimento de capacidades físicas e coordenativas das crianças, quer o trabalho que é feito nesse domínio pelos docentes da escola, respetivamente. No primeiro estudo, recorremos a alguns testes para a determinação da composição corporal, de aptidão física (baseados na Prova de Fitnessgram) e de coordenação motora (baseados na bateria Korperkoordination Test fur Kinder – KTK). Os resultados, fruto da intervenção da estagiária, fizeram sobressair numa melhoria da coordenação corporal das crianças do estágio em geral, embora só se tenha verificado essa tendência para a aptidão física nas crianças mais novas. O segundo estudo, teve como intuito dar a conhecer o modo como educadores e professores valorizam a coordenação motora e a promovem nas suas práticas de ensino. Da aplicação do questionário ficámos a perceber que, para este grupo de profissionais o trabalho sobre a coordenação motora traz benefícios para as crianças que perpassam a área físicomotora, sendo também eles do domínio social e académico.
ABSTRACT: This internship report comes under the scope of Pedagogical Internships I and II, of the Master's Degree in Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education, and its main objectives are to characterize the contexts of the internships – involvement, school, classroom children and macro strategies; as well as to describe, analyze and substantiate some of the activities presented in pedagogical practice. In this training process the trainee confronted some of the options taken with a reflective practice and some documentary support to support their professional development in teaching and research practices on the in-depth subject - Learning Environments in Child Education: from the Development of Coordination Capacities to School Performance. Throughout the supervised practices, the in-depth theme was based on the importance of motor coordination as a capacity to strengthen the child, allowing the child to achieve better in sports, artistic and academic performances. Motor Expression and Physical-Motor Expression and Education thus appear as a curricular area that promotes motor and cognitive learning. Our two complementary studies were carried out in the trainees' school, the first with a group of children (n = 72), the Pre-School and the 1st Cycle of Basic Education; and the second, with the educators/teachers (n = 21), and aimed at assessing both the development of physical and coordinating capacities of the children and the work done in that field by the teachers of the school, respectively. In the first study, we used some tests to determine body composition, physical fitness (based on the Fitnessgram Test) and motor coordination (based on the Korperkoordination Test fur Kinder (KTK) battery). The results, as a result of the intervention of the trainee, showed an improvement in the corporal coordination of the children involved in the internship in general, although this tendency for physical fitness has only been verified in the younger children. The second study aimed to show how educators and teachers value motor coordination and promote it in their teaching practices. From the application of the questionnaire, we noticed that, for this group of professionals, the work on motor coordination brings benefits to the children that pass through the physical-motor area, being also those of the social and academic domain.

Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 3 de maio de 2017, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Keywords

Educação Pré-Escolar Educador de Infância Ensino Básico (1º Ciclo) Expressão Físico-Motora Expressão Motora Prática Pedagógica Motor Coordination Pedagogical Internship Professional Learning School Performance

Citation

Costa, Nicole Medeiros. "Ambientes de aprendizagem na educação infantil: do desenvolvimento das capacidades coordenativas ao desempenho escolar". 2017. 114 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4626>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue