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- Ambientes facilitadores de aprendizagem com a Educação Física : um estudo em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vasconcelos, Bárbara Moniz; Condessa, IsabelCom o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende-se relatar as vivências experienciadas neste momento de preparação para a profissão. Deste modo, este documento procura fundamentar, descrever, refletir as opções tomadas ao longo das práticas pedagógicas, aprofundando a temática escolhida. Na primeira parte, foram abordados aspetos referentes à Educação, ao Educador/Professor em formação e às tarefas inerentes à sua profissão, ou seja, a Boas Práticas para a docência. Na segunda parte, procurámos compreender a adesão às atividades, por parte das crianças/ alunos, tendo como ponto de partida as vivências criadas numa perspetiva transversal e interdisciplinar, através das práticas inovadoras com atividades das Expressões e Educação Física. Numa sociedade em constante mudança, cremos que a escola deve variar a oferta de práticas educativas a partir dos seus currículos, por isso, escolhemos a temática “ambientes facilitadores de aprendizagens com a Educação Física” para os dois contextos de estágio, no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo. A escolha do tema a desenvolver no estágio partiu das vivências e motivação da estagiária, que pretendeu aumentar os seus conhecimentos neste momento de formação. Para concretizar esse propósito, entendemos pertinente refletir a ação educativa realizada com as danças de roda e/ou marchas, em jogos cooperativos e em atividades/ jogos de lutas e, ainda, realizar um pequeno estudo com a turma do 1.º ciclo, através da aplicação de um questionário, para responder à seguinte questão: “Serão as danças, os jogos cooperativos e as lutas atividades favoráveis e que propiciam ambientes em que os alunos (inter)agem mais?” Face à pequena dimensão do estudo, e dos momentos de intervenção com reforço na temática, podemos concluir, mas sem generalizar, que houve práticas inovadoras na nossa ação educativa com a Educação Física, promovendo não só momentos lúdicos e de vida saudável, como também competências de socialização na criança. Este nosso documento expressa o que foi uma etapa única e enriquecedora do nosso percurso na formação inicial para a profissão de Educador de Infância e Professor do 1.º CEB.