DEDU - Livro / Book
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- Aprendizagem da escrita no ensino básicoPublication . Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Mira Leal, Susana; Serpa, Margarida DamiãoEste livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
- Bem-te-quero : Promoção de Competências Parentais na Primeira InfânciaPublication . Amen, Joana; Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaO reduzido número de obras que trata o exercício da parentalidade em famílias com filhos entre os 0 e os 18 meses e em risco de exclusão social justifica todo o interesse Bem-Te-Quero - Promoção de Competências Parentais na Primeira Infância. Com uma contextualização fundada na psicologia, este livro traz um conjunto de atividades práticas, muito úteis a quem lida com esse tipo de famílias. É assim, um livro direccionado para profissionais que exercem a sua atividade com famílias em risco psicossocial, como por exemplo as beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. É ainda um livro que interessa a estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, na área das ciências sociais e do comportamento.É, finalmente, um livro que interessa a todas as pessoas que desejam aprofundar conhecimentos sobre o primeiro contexto de interacção da criança e sobre um conjunto de competências de parentalidade facilitadoras de um Desenvolvimento Infantil harmonioso.
- (Des)Ordem na escola. Mitos e realidadesPublication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.)
- Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextosPublication . Diogo, Ana Matias, Org.; Diogo, Fernando, Org.Nas últimas décadas o sistema educativo português foi palco de uma extraordinária evolução quantitativa, abrindo-se sucessivamente a novos grupos sociais e a faixas etárias mais alargadas. Esta evolução não se traduziu, contudo, numa redução significativa das diferentes formas de desigualdades sociais face à escola. Persistem elevados índices de insucesso e de abandono, particularmente concentrados em determinados momentos do percurso escolar, grupos sociais, regiões e escolas, registando-se, por outro lado, uma multiplicidade de trajetórias que condensam escolhas muito desiguais, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa. As comparações internacionais têm concorrido para consolidar a ideia de que as desigualdades educativas constituem um problema central e estrutural da realidade portuguesa, que urge melhor compreender de modo a sustentar políticas e intervenções neste domínio. Este fenómeno comporta, além disso, uma elevada complexidade, quer pela sua natureza multifatorial, quer porque se transfigura continuamente no tempo, sendo reconhecida, pelos especialistas, a necessidade de continuar a consolidar conhecimento neste domínio. O presente livro reúne um conjunto de textos, de vários autores, que dão a conhecer resultados de investigação e refletem sobre esta temática, a partir de uma diversidade de dimensões e perspetivas.
- Episódios de vida na escola. O que devemos valorizar? Quando devemos ignorar?Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela
- Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância : promover competências de leituraPublication . Machado, Juliana Sofia Carapinha; Mira Leal, SusanaA educação básica diz respeito a uma das fases mais importantes da formação das crianças. É nesta fase que as crianças adquirem as bases estruturais para todo o seu processo de aprendizagem e formação ao longo da vida. Assim sendo, o presente texto dá a conhecer algum do trabalho desenvolvido por nós ao longo dos estágios pedagógicos profissionalizantes que realizámos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico A problemática central deste trabalho reporta-se a questões de promoção do interesse e curiosidade das crianças pela leitura, considerando a importância dos fatores motivacionais na iniciação à leitura e à escrita e os resultados de estudos como The Reading Literacy Study (1985-1994) ou o PISA (2000, 2009), que enfatizam a necessidade de investir num desenvolvimento precoce de competências ao nível da leitura. Os programas de Língua Portuguesa (2009) enfatizam a necessidade de a aprendizagem da língua ser proporcionada numa perspetiva de integração e trabalho conjunto ao nível dos cinco domínios verbais nucleares: a compreensão oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. Disto conscientes e convictas, proporcionamos experiências de aprendizagem que contemplavam todas as competências atrás mencionadas, reforçando o trabalho ao nível da leitura, quer para a aprendizagem desta, quer para suscitar o interesse pela realização de atividades respeitantes à mesma, reconhecendo que o aprofundamento de competências neste domínio aumenta o potencial comunicativo e facilita as aprendizagens escolares e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estamos convictas de que a aproximação à leitura deve ocorrer desde tenra infância em casa, e depois na creche e na educação pré-escolar, onde cabe ao educador fazer com que as crianças contactem com uma grande variedade de textos e formas de escrita, permitindo-lhes a apropriação progressiva da especificidade do código escrito, um trabalho que deve prosseguir nos níveis de ensino subsequentes, onde cabe ao professor fazer com que os alunos construam a sua identidade na língua em que pensam, falam, leem e escrevem, assim como promover o desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita daqueles, fazendo de cada aluno um leitor com capacidade para obter informação, adquirir conhecimento e desfrutar do prazer que as atividades de leitura lhe podem oferecer.
- Formação de adultos : desafios, articulações e oportunidades em tempo de crisePublication . Mira Leal, Susana; Caldeira, Suzana NunesAs profundas alterações ao nível social e económico, das dinâmicas de trabalho e emprego, da estrutura e funcionamento das organizações têm vindo a reclamar uma atenção crescente às questões da formação de adultos. Esta atenção aparece consubstanciada num conjunto já significativo de documentos europeus de referência na área da educação e da formação, que visam, entre outros aspetos, estimular o prosseguimento, nos diferentes países, de políticas no domínio da aprendizagem ao longo da vida. Neste enquadramento, em Portugal, os responsáveis governativos e educativos têm vindo a investir na concretização de um conjunto de medidas de ação educativa e formativa que passam pelo prolongamento da escolaridade obrigatória, pela adequação e qualidade das ofertas formativas, de nível básico, secundário e superior, pela valorização de conhecimentos, competências e experiências profissionais, entre outros aspetos. Também o setor privado tem vindo a reconhecer cada vez mais a importância do desenvolvimento do seu potencial humano para fazer face às exigências de modernização, produtividade e competitividade que se lhe colocam atualmente, ainda mais num ambiente de elevada retração económica como o que o país atravessa. Neste sentido, as organizações têm vindo a incrementar e a adequar as suas estratégias de formação de recursos humanos, com vista a facilitar o desenvolvimento de diferentes competências, entre as quais as de São exemplos desses documentos: o Programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida (2006); a Estratégia de Lisboa para 2010 (2000); o Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida (2000); a Declaração de Hamburgo (1998); a Declaração mundial sobre a educação superior no século XXI – Visão e acção (1998); o Livro branco sobre a educação e a formação “Ensinar e aprender – Rumo à sociedade cognitiva” (1995); comunicação, criatividade e inovação, flexibilidade, adaptação e resolução de problemas, nos seus colaboradores. Atendendo, assim, à importância das questões da formação no mundo atual, investigadores e técnicos propuseram-se olhar para esta problemática do ponto de vista das suas áreas de conhecimento e intervenção, produzindo contributos que deram origem à obra Formação de adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. O livro encontra-se organizado em quatro partes. A primeira, mais extensa, pela sua natureza enquadradora, intitula-se Formação: que desafios? Nela, reflete-se sobre alguns reptos que a formação enfrenta hoje, convidando o leitor a problematizar o próprio conceito e a discutir objetivos, conteúdos e modalidades de formação de adultos. A segunda parte, Formação, Trabalho e Emprego: que articulações?, analisa a articulação entre o sistema educativo e formativo e o mercado de trabalho, tomando como referência questões de idade e género, e discute políticas para a empregabilidade. Na terceira parte, cujo título é Formação, recursos humanos e empreendedorismo: que oportunidades?, equaciona-se o papel da formação em recursos humanos e empreendedorismo para compreender e lidar de forma mais eficaz com a complexidade atual dos contextos organizacionais e empresariais. Por último, a quarta parte, Formação nas empresas: dois testemunhos que oferecem depoimentos de práticas de formação em empresas nacionais, procurando dar conta das mais-valias provindas desse investimento formativo. Espera-se que a leitura desta obra permita ao leitor expandir e/ou aprofundar as suas reflexões acerca das problemáticas discutidas em cada capítulo, encontrar resposta para algumas das suas inquietações profissionais e estimular uma atitude otimista e empreendedora, capaz de gerar novas ideias e perseguir novas soluções.
- A indisciplina nas aulas de Educação Física : crenças de professores e de alunos : um estudo nas escolas dos AçoresPublication . Condessa, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes[…]. Este livre que agora se publica resulta de mais uma tentativa de compreensão de factores subjacentes as situações de disciplina/indisciplina. Centra-se na óptica dos intervenientes, isto é, professores e alunos, e contém duas particularidades: a de procurar aduzir razões interpretativas da indisciplina no contexto da Educação Física e a de corresponder a um levantamento da situação num ambiente insular cuja descontinuidade territorial separa não só a Região Açores do continente português, mas também as diferentes ilhas que integram o Arquipélago. Pretende, então, neste contexto, fazer emergir informação fundamentada e circunstanciada sobre a temática, para que possa vir a ser utilizada no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo docentes e na educação para o bem-estar, para o desporto e para a cidadania dos jovens, em particular dos jovens açorianos. Resulta do esforço e do empreendimento de Isabel Condessa, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física, em colaboração com Isabel Estrela Rego e Suzana Nunes Caldeira, ambas especializadas em Psicologia da Educação. […].
- Intervir em situações de indisciplina, violência e conflitoPublication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.); Veiga, Feliciano Henriques (Coord.)
- Investigação para um currículo relevantePublication . Sousa, Francisco (org.); Alonso, Luísa (org.); Roldão, Maria do Céu (org.)