Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Capa e Índice | 740.62 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Description
"Será que a escola está a passar por uma crise de valores? Será que a escola de hoje é uma escola sem regras que prescrevam e assinalem comportamentos e papéis? Será que a escola é vista como um local de aprendizagens de comportamentos de ruptura ao invés de funcionar como um local potenciador de novas e interessantes composições para o projecto de vida dos alunos? Ou será que está a tomar a parte pelo todo, um incidente pela regra, e a avançar para generalizações abusivas, para concepções distorcidas e a desenvolver uma atitude de suspeita, a qual não só é injusta para todos os que nela trabalham, como não tem fundamento empírico? Diversas publicações têm tratado o tema da indisciplina ou da transgressão em contexto escolar. Porém, a constatação de que o assunto continua a atrair inúmeras atenções remete para a interpretação de que o mesmo ainda configura o problema. O intuito de contribuir para clarificar algumas questões, tanto do ponto de vista conceptual como pragmático, constitui o mote para o presente livro."
Keywords
Comportamento Escolar Indisciplina Escolar Insucesso Escolar Violência Escolar
Citation
Caldeira, S. N., (coord.) (2007). "(Des)Ordem na escola. Mitos e realidades". Coimbra: Quarteto.