Browsing by Issue Date, starting with "2007"
Now showing 1 - 10 of 125
Results Per Page
Sort Options
- Voo e fundação de colónias pelas térmites dos Açores, com ênfase na Cryptotermes brevisPublication . Guerreiro, Orlando; Myles, Timothy G.; Ferreira, Maria T.; Borges, Annabella; Borges, Paulo A. V.Cada uma das três espécies de térmitas existentes no arquipélago açoriano apresenta um comportamento de voo em momentos distintos ao longo do dia e ao longo do ano. A Cryptotermes brevis tem o seu período de dispersão (de voo) entre os meses de Junho e Agosto no crepúsculo vespertino, a Kalotermes flavicollis de Setembro a Outubro, durante a tarde, e a Reticulitermes grassei tem o seu período de enxameamento na Primavera, durante a manhã. Das espécies referidas, a que apresenta maior importância, por constituir uma praga de dimensões consideráveis em algumas das ilhas, é a C. brevis, a única que tem um comportamento de voo nocturno, tornando, assim, possível o uso de armadilhas luminosas. As experiências aqui apresentadas contêm vários testes com diferentes tipos de luzes, fluorescentes e incandescentes, diferentes cores de armadilhas pegajosas, bem como diferentes tipos de colas e fitas colantes. Após o período de voo, as térmitas exibem uma sequência de comportamentos que foram observados e analisados. Foi estudado o tempo para cada um dos seguintes padrões de comportamento: libertação das asas, comportamento de procura (de um parceiro), formação de pares, selagem da câmara de reprodução (ou ninho), amputação das antenas, início da deposição de ovos e tempo até à primeira eclosão. A preferência por buracos de diferentes diâmetros e diferentes espécies de madeira foi também estudada, assim como a produção de ovos e as taxas de sobrevivência e de produção dos mesmos.
- Tratamento das mobílias atacadas por Cryptotermes brevis com calor, fumigantes sólidos e gases inertesPublication . Borges, Annabella; Guerreiro, Orlando; Ferreira, Maria T.; Myles, Timothy G.; Borges, Paulo A. V.A Cryptotermes brevis é uma térmita extraordinária na sua capacidade única de atacar madeira extremamente seca. É, igualmente, extraordinária na capacidade de atacar uma grande variedade de tipos de madeira, o que nos leva a concluir como sendo a única espécie de térmitas que é facilmente encontrada em mobílias. Como tal, é muito fácil a sua dispersão aquando do transporte de mobílias infestadas, de lugar para lugar, e esta é uma das principais razões pela qual esta térmita consegue ter uma distribuição tão ampla em áreas urbanas, em praticamente todo mundo. É muito provável que a sua introdução nos Açores tenha sido através de mobília infestada e que a dispersão contínua que se tem verificado de cidade para cidade seja devido a essa razão. Ou seja, o tratamento de mobílias é uma componente importante de um programa integrado para lidar com o controlo e contenção desta espécie de térmita. O objectivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos de três tipos de experiências para tratamento de mobílias infestadas com a Cryptotermis brevis. A primeira experiência consistiu num método muito simples, envolvendo o selar de um objecto infestado dentro de um saco de plástico preto, sendo este colocado num local fora do laboratório, a fim de se encontrar em plena exposição solar durante o mês de Agosto. O método seguinte consistiu em selar um objecto infestado num recipiente com um de três tipos de fumigantes sólidos: bolas de naftalina, para-dichlorobenzeno ou dichlorvos (Vapona®). O último método envolveu um teste de anóxia, em que um de três tipos de gases inertes, azoto (N2), dióxido de carbono (CO2) ou árgon (Ar), foi usado para substituir o ar existente dentro de um saco plástico (bolha) selado, contendo um objecto infestado.
- Introdução a Jonh LockePublication . Amaral, Carlos Eduardo PachecoDe entre as preocupações a que a filosofia política procura dar resposta, duas há que sobressaem das demais. Por um lado, compreender e explorar as opções que adoptamos em matéria de organização social e política, submetendo-as a escrutínio e ao crivo de uma avaliação crítica e racional. Enquanto ramo do saber prático, ela disponibiliza-nos instrumentos através dos quais nos podemos dotar das condições adequadas para o exercício de uma cidadania activa, agindo a partir de convicções que, em vez de arbitrárias ou irracionais, detêm um fundamento racional. Por outro lado, mais profundo, ela procura desenvolver quadros conceptuais através dos quais seja possível imprimir significado ao mundo em que vivemos e pensar os lugares que nele queremos ocupar e o tipo de vida que queremos viver. Trata-se de uma tarefa essencial, pelo menos a partir do momento – simultaneamente trágico e tão emancipador – em que, segundo a tradição judaico-cristã, por força do pecado original, o primeiro homem e a primeira mulher foram expulsos do paraíso e, por isso, deixaram de contar com a intervenção divina para a condução das suas vidas. A partir de então, o género humano viu-se confrontado com a necessidade, não só de "produzir o pão com o suor do seu rosto", para se alimentar, mas também de moldar o mundo em que se encontra e de forjar os seus próprios projectos de vida, tanto individuais como colectivos. Nesta vertente, utópica, a filosofia política projecta-se para além do concreto, precisamente de modo a poder apresentar modelos de organização social e política, visões da vida boa, que merece ser vivida, e da boa sociedade. Desviando-se do real, atende ao possível; afasta-se do "ser" para pensar e propor o "dever ser". É precisamente na medida em que se afastam do mundo concreto ou de opções políticas concretas, eventualmente populares num determinado período, para nos disponibilizarem paradigmas de organização social e política capazes de nortear as nossas opções, que as grandes obras adquirem uma dimensão que as projecta para além do tempo e das circunstâncias em que foram redigidas, e assumem um valor que resiste ao próprio tempo. Quando tal acontece, os seus autores superam as contingências da conjuntura histórica em que lhes é dado viver, libertando-se, assim, da “lei da morte". Porém, e paradoxalmente, quanto maior é o fascínio de uma obra, maiores, mais díspares e mais complexas são as leituras a que dá origem. E quanto maior a estatura de um autor, maiores as dificuldades que esperam quem o procure situar, muito em particular tratando-se de alguém que, durante toda a sua vida, primou pela privacidade e por permanecer para aquém do escrutínio público e, após a morte, atraiu a atenção de um número sempre crescente de comentaristas. É o caso, manifestamente, do texto que agora se publica e do seu autor.
- Delfim Santos e Henri Bergson: proximidade e divergênciasPublication . Costa Carvalho, MagdaDelfim Santos foi um dos mais destacados discípulos de Leonardo Coimbra e, nesse contexto, teve ao seu dispor um ambiente especulativo propício ao contacto precoce com a filosofia de Henri Bergson. Na sequência do encontro que teve com o filósofo francês, em Paris no ano de 1935, Delfim Santos contribuiu de forma decisiva para a aproximação de uma determinada facção do pensamento português da época à filosofia de Bergson. Ainda que tenha posteriormente construído a sua própria perspectiva filosófica em estreita ligação com o pensamento alemão contemporâneo, em especial sob a influência de nomes como Heidegger ou Hartmann, os primeiros escritos de Delfim Santos deixam bem clara uma aproximação especulativa a determinadas orientações bergsonianas. Contudo, já no final da sua vida – abruptamente interrompida –, as referências a Bergson surgem a propósito da filosofia de Leonardo Coimbra e visam fundamentalmente acentuar o que para Delfim Santos constituía o antibergsonismo do antigo Mestre português.
- Multidisciplinary approach to evaluate adequacy of protected areas in the Azores to preserve current levels of biodiversityPublication . Amorim, Isabel R.; Borges, Paulo A. V.; Pereira, Fernando E. A. P.; Wayne, Robert K.Many of the endemic species that are found on islands have very restricted distributions and naturally small population sizes, being therefore highly susceptible to extinction. Arthropods are among the animal groups most severely affected by extinction on islands, and although they represent more than half of the Azorean terrestrial endemic species, they were not used to assess conservation priorities in the Azores. In this study we used a multidisciplinary approach, including field surveys, traditional taxonomy, molecular assays, and the speciose beetle genera Tarphius and Trechus, to evaluate the adequacy of protected areas in the Azores in biodiversity preservation. The data indicate that the area protected in the Azores is insufficient to guarantee the maintenance of species richness and genetic diversity of endemic Tarphius and Trechus beetles. Because all Tarphius and Trechus populations had exclusive haplotypes, and genetic variability within species is geographically structure, we argue that they should be treated as distinct conservation units and that the maximum number of populations should be protected in order to preserve current levels of biodiversity, and thus arrest the generalized trend of insular biodiversity decline.
- The red algal order Nemastomatales: new insights in the life history, morphology, phylogeny and biogeography of pertinent taxa.Publication . Gabriel, Daniela; Parente, Manuela I.; Neto, Ana I.; Fredericq, Suzanne
- Current status of using beaks to identify cephalopods: III International Workshop and training course on Cephalopod beaks, Faial island, Azores, April 2007Publication . Xavier, José; Clarke, Malcolm R.; Magalhães, Maria C.; Stowasser, Gabrielle; Blanco, Carmen; Cherel, YvesThe identification of cephalopods using their beaks is still a difficult technique. To increase our knowledge of this technique and stimulate a new generation of beak experts, the III International beak workshop and training course was organized in Faial, Azores Islands in 2007. We briefly review the activities of the workshop, including the identification procedure of lower beaks of cephalopods from predators with emphasis on cetaceans, seals, fish and seabirds; provision of basic knowledge to young researchers interested in the study area; identification of recent developments in beak research; and discussion of the main problematic issues. The families that need particular attention are Brachioteuthidae, Chiroteuthidae, Cranchiidae, Cycloteuthidae, Mastigoteuthidae, Octopoteuthidae, Promachoteuthidae, Onychoteuthidae (particularly the genus Walvisteuthis), Mastigoteuthidae and Cirroteuthidae. The stable isotopic signature of beaks is capable of revealing new trophic relationships and migrations. Future work should focus on: a) obtaining more cephalopod material from research cruises; b) promoting a close and continuous collaboration between beak experts and cephalopod taxonomists and; c) developing new, and updated, beak guides.
- Heresias entre os séculos XI e XV : uma revisitação das fontes e da discussão historiográfica - notas de leituraPublication . Barros, José D’AssunçãoEste artigo busca elaborar uma visão panorâmica sobre as heresias nos períodos da Idade Média Central e da Baixa Idade Média, apresentando suas fontes e discussão historiográfica. Parte-se de uma discussão inicial sobre o conceito de “heresia” desde os antigos, acompanhando seu desenvolvimento no decurso da história medieval. Enfatizando os últimos períodos da Idade Média, procede-se a uma apresentação das fontes medievais relacionadas às heresias e sua repressão sob a égide da Igreja Cristã do Ocidente, seguindo-se uma discussão final sobre as heresias ao fim da Idade Média.
- Phylogenetic appraisal of the genus Platoma (Nemastomatales, Rhodophyta), including life history and morphological observations on P. cyclocolpum from the AzoresPublication . Gabriel, Daniela; Parente, Manuela I.; Neto, Ana I.; Fredericq, Suzanne“[…]. The present study highlights a combination of vegetative and reproductive characters not described before for Platoma cyclocolpum (Fig. 1). Life history studies were conducted and the development of tetrasporophytes in culture is described. A phylogenetic tree inferred from chloroplast-encoded rbcL sequence analysis shows the position and the relationships of four Platoma species within the Schizymeniaceae (Schizymenia, Titanophora) and Nemastomataceae (Predaea, Nemastoma). An assessment of the diagnostic characteristics of Platoma is provided and comparisons made among the different species of the genus.” [Introduction].
- Eficácia de diferentes insecticidas no combate à Cryptotermes brevisPublication . Myles, Timothy G.; Borges, Annabella; Ferreira, Maria T.; Guerreiro, Orlando; Borges, Paulo A. V.Foram realizados testes laboratoriais e alguns testes em estruturas com seis insecticidas contra a térmita de madeira seca Cryptotermes brevis. Os seis produtos utilizados foram o XILOFENE, TERMINATE, TERMIDOR, XT-2000, WOCOSEN e BOROWOOD. Várias experiências em laboratório foram realizadas com o objectivo de comparar os produtos, usando diferentes critérios. Os testes de contacto e vapor foram realizados com térmitas colocadas em papel de filtro em caixas de Petri. Os testes de difusão e repelência foram efectuados em blocos de madeira tratados. Os critérios designados por “escapabilidade” e “afastamento” foram efectuados num bloco de madeira com cinco câmaras. Todos os produtos, com excepção do BOROWOOD, mataram 100% das térmitas em 24 h., no teste de contacto. No teste de vapor, o XT-2000 provocou a mortalidade mais elevada. No teste de difusão, o TERMIDOR provocou a mortalidade mais elevada. No teste de repelência, o TERMINATE e o XILOFENE produziram elevada mortalidade, mesmo nas térmitas libertadas no extremo do bloco não tratado. No teste do bloco de madeira com cinco câmaras, no extremo tratado, todos os produtos, com excepção do BOROWOOD, mataram 100% das térmitas em 24 h., pelo que as térmitas não “escapam” a nenhum dos produtos, i.e., “não escapável”. No entanto, os produtos variaram bastante em termos do efeito “afastamento”, medido com base na mortalidade retardada das térmitas colocadas no extremo não tratado. O XT-2000 estabeleceu uma elevada repelência, tendo as térmitas evitado aproximar-se. Em contraste, o TERMIDOR, o XILOFENE, o TERMINATE e o WOCOSEN exibiram uma menor repelência e, consequentemente, as térmitas aproximaram-se mais, havendo uma mortalidade retardada das térmitas na extremidade não tratada. O XILOFENE foi o produto menos repelente e foi aquele que induziu a mortalidade mais elevada nas térmitas localizadas no extremo não tratado. Experiências de campo com o XT-2000 resultaram numa taxa de redução na produção de partículas fecais de cerca de 85% em cerca de oito meses.