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DEDU - Livro / Book

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Recent Submissions

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  • (Re)Aprender a Brincar : da especificidade à diversidade
    Publication . Condessa, Isabel
    A tendência da educação é a de realizar um olhar critico sobre a história e perspectivar o futuro de uma Sociedade que vive na globalização, mas que não pode nunca esquecer as suas raízes. Por isso, propusemo-nos organizar este livro, que inclui a apresentação e reflexão sobre várias matérias aliciantes que envolvem a problemática da "cultura do brincar" e foram debatidas num Seminário que decorreu em Ponta Delgada, em Maio de 2009, e que foi realizado no âmbito das actividades do Projecto de Investigação, de Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.), projecto da Universidade dos Açores que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tendo contado com a participação de especialistas de variadas áreas da Educação, pertencentes a diferentes Instituições Regionais, Nacionais e Internacionais, este evento teve a colaboração da Universidade do Minho, da Câmara Municipal de Lagoa e do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação (Direcção Regional do Desporto e Direcção Regional da Educação).
  • Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância : promover competências de leitura
    Publication . Machado, Juliana Sofia Carapinha; Mira Leal, Susana
    A educação básica diz respeito a uma das fases mais importantes da formação das crianças. É nesta fase que as crianças adquirem as bases estruturais para todo o seu processo de aprendizagem e formação ao longo da vida. Assim sendo, o presente texto dá a conhecer algum do trabalho desenvolvido por nós ao longo dos estágios pedagógicos profissionalizantes que realizámos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico A problemática central deste trabalho reporta-se a questões de promoção do interesse e curiosidade das crianças pela leitura, considerando a importância dos fatores motivacionais na iniciação à leitura e à escrita e os resultados de estudos como The Reading Literacy Study (1985-1994) ou o PISA (2000, 2009), que enfatizam a necessidade de investir num desenvolvimento precoce de competências ao nível da leitura. Os programas de Língua Portuguesa (2009) enfatizam a necessidade de a aprendizagem da língua ser proporcionada numa perspetiva de integração e trabalho conjunto ao nível dos cinco domínios verbais nucleares: a compreensão oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. Disto conscientes e convictas, proporcionamos experiências de aprendizagem que contemplavam todas as competências atrás mencionadas, reforçando o trabalho ao nível da leitura, quer para a aprendizagem desta, quer para suscitar o interesse pela realização de atividades respeitantes à mesma, reconhecendo que o aprofundamento de competências neste domínio aumenta o potencial comunicativo e facilita as aprendizagens escolares e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estamos convictas de que a aproximação à leitura deve ocorrer desde tenra infância em casa, e depois na creche e na educação pré-escolar, onde cabe ao educador fazer com que as crianças contactem com uma grande variedade de textos e formas de escrita, permitindo-lhes a apropriação progressiva da especificidade do código escrito, um trabalho que deve prosseguir nos níveis de ensino subsequentes, onde cabe ao professor fazer com que os alunos construam a sua identidade na língua em que pensam, falam, leem e escrevem, assim como promover o desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita daqueles, fazendo de cada aluno um leitor com capacidade para obter informação, adquirir conhecimento e desfrutar do prazer que as atividades de leitura lhe podem oferecer.
  • Aprendizagem da escrita no ensino básico
    Publication . Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Mira Leal, Susana; Serpa, Margarida Damião
    Este livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
  • Bem-te-quero : Promoção de Competências Parentais na Primeira Infância
    Publication . Amen, Joana; Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia
    O reduzido número de obras que trata o exercício da parentalidade em famílias com filhos entre os 0 e os 18 meses e em risco de exclusão social justifica todo o interesse Bem-Te-Quero - Promoção de Competências Parentais na Primeira Infância. Com uma contextualização fundada na psicologia, este livro traz um conjunto de atividades práticas, muito úteis a quem lida com esse tipo de famílias. É assim, um livro direccionado para profissionais que exercem a sua atividade com famílias em risco psicossocial, como por exemplo as beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. É ainda um livro que interessa a estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, na área das ciências sociais e do comportamento.É, finalmente, um livro que interessa a todas as pessoas que desejam aprofundar conhecimentos sobre o primeiro contexto de interacção da criança e sobre um conjunto de competências de parentalidade facilitadoras de um Desenvolvimento Infantil harmonioso.
  • A indisciplina nas aulas de Educação Física : crenças de professores e de alunos : um estudo nas escolas dos Açores
    Publication . Condessa, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
    […]. Este livre que agora se publica resulta de mais uma tentativa de compreensão de factores subjacentes as situações de disciplina/indisciplina. Centra-se na óptica dos intervenientes, isto é, professores e alunos, e contém duas particularidades: a de procurar aduzir razões interpretativas da indisciplina no contexto da Educação Física e a de corresponder a um levantamento da situação num ambiente insular cuja descontinuidade territorial separa não só a Região Açores do continente português, mas também as diferentes ilhas que integram o Arquipélago. Pretende, então, neste contexto, fazer emergir informação fundamentada e circunstanciada sobre a temática, para que possa vir a ser utilizada no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo docentes e na educação para o bem-estar, para o desporto e para a cidadania dos jovens, em particular dos jovens açorianos. Resulta do esforço e do empreendimento de Isabel Condessa, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física, em colaboração com Isabel Estrela Rego e Suzana Nunes Caldeira, ambas especializadas em Psicologia da Educação. […].
  • (Des)Ordem na escola. Mitos e realidades
    Publication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.)
  • Objectos voadores e outras histórias de indisciplina
    Publication . Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
  • Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito
    Publication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.); Veiga, Feliciano Henriques (Coord.)