DEDU - Livro / Book
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- Valores e escolhas vocacionais dos jovens açorianosPublication . Caldeira, Suzana Nunes
- A indisciplina nas aulas de Educação Física : crenças de professores e de alunos : um estudo nas escolas dos AçoresPublication . Condessa, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes[…]. Este livre que agora se publica resulta de mais uma tentativa de compreensão de factores subjacentes as situações de disciplina/indisciplina. Centra-se na óptica dos intervenientes, isto é, professores e alunos, e contém duas particularidades: a de procurar aduzir razões interpretativas da indisciplina no contexto da Educação Física e a de corresponder a um levantamento da situação num ambiente insular cuja descontinuidade territorial separa não só a Região Açores do continente português, mas também as diferentes ilhas que integram o Arquipélago. Pretende, então, neste contexto, fazer emergir informação fundamentada e circunstanciada sobre a temática, para que possa vir a ser utilizada no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo docentes e na educação para o bem-estar, para o desporto e para a cidadania dos jovens, em particular dos jovens açorianos. Resulta do esforço e do empreendimento de Isabel Condessa, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física, em colaboração com Isabel Estrela Rego e Suzana Nunes Caldeira, ambas especializadas em Psicologia da Educação. […].
- As vivências dos doentes de Machado-Joseph: processos de socialização e de educação na gestão da identidade socialPublication . Soares, Daniela; Serpa, Sandro Nuno FerreiraA Doença de Machado-Joseph é uma doença neurodegenerativa hereditária, de início tardio e de transmissão autossómica dominante, para a qual ainda não foi encontrada cura. Trata-se de uma doença fisicamente muito incapacitante a nível motor, observando-se uma perfeita integridade mental, e que implica uma aprendizagem do paciente para a adopção de estratégias adequadas à sua nova situação, num processo de degeneração corporal vivido como uma disrupção biográfica. Este estudo, tendo o conceito de identidade social do doente como central, procura ser um contributo para melhor compreender as vivências dos doentes de Machado-Joseph nesse processo de erosão biográfica. Para esse efeito, apresenta-se uma tentativa de explicitação das principais dimensões e factores intervenientes nessa dinâmica de (re)construção identitária sentida pelos doentes de Machado-Joseph, nos Açores, numa situação em que o corpo funciona como intermediário de deficiências que resultam em incapacidades de desempenho e crescente limitação que culmina na morte.
- (Des)Ordem na escola. Mitos e realidadesPublication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.)
- Episódios de vida na escola. O que devemos valorizar? Quando devemos ignorar?Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela
- Objectos voadores e outras histórias de indisciplinaPublication . Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
- (Re)Aprender a Brincar : da especificidade à diversidadePublication . Condessa, IsabelA tendência da educação é a de realizar um olhar critico sobre a história e perspectivar o futuro de uma Sociedade que vive na globalização, mas que não pode nunca esquecer as suas raízes. Por isso, propusemo-nos organizar este livro, que inclui a apresentação e reflexão sobre várias matérias aliciantes que envolvem a problemática da "cultura do brincar" e foram debatidas num Seminário que decorreu em Ponta Delgada, em Maio de 2009, e que foi realizado no âmbito das actividades do Projecto de Investigação, de Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.), projecto da Universidade dos Açores que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tendo contado com a participação de especialistas de variadas áreas da Educação, pertencentes a diferentes Instituições Regionais, Nacionais e Internacionais, este evento teve a colaboração da Universidade do Minho, da Câmara Municipal de Lagoa e do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação (Direcção Regional do Desporto e Direcção Regional da Educação).
- A violência doméstica na Região Autónoma dos Açores : estudo sócio-criminalPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda, Piedade; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Palos, Ana Cristina; Soares, Daniela
- Intervir em situações de indisciplina, violência e conflitoPublication . Caldeira, Suzana Nunes (Coord.); Veiga, Feliciano Henriques (Coord.)
- Formação de adultos : desafios, articulações e oportunidades em tempo de crisePublication . Mira Leal, Susana; Caldeira, Suzana NunesAs profundas alterações ao nível social e económico, das dinâmicas de trabalho e emprego, da estrutura e funcionamento das organizações têm vindo a reclamar uma atenção crescente às questões da formação de adultos. Esta atenção aparece consubstanciada num conjunto já significativo de documentos europeus de referência na área da educação e da formação, que visam, entre outros aspetos, estimular o prosseguimento, nos diferentes países, de políticas no domínio da aprendizagem ao longo da vida. Neste enquadramento, em Portugal, os responsáveis governativos e educativos têm vindo a investir na concretização de um conjunto de medidas de ação educativa e formativa que passam pelo prolongamento da escolaridade obrigatória, pela adequação e qualidade das ofertas formativas, de nível básico, secundário e superior, pela valorização de conhecimentos, competências e experiências profissionais, entre outros aspetos. Também o setor privado tem vindo a reconhecer cada vez mais a importância do desenvolvimento do seu potencial humano para fazer face às exigências de modernização, produtividade e competitividade que se lhe colocam atualmente, ainda mais num ambiente de elevada retração económica como o que o país atravessa. Neste sentido, as organizações têm vindo a incrementar e a adequar as suas estratégias de formação de recursos humanos, com vista a facilitar o desenvolvimento de diferentes competências, entre as quais as de São exemplos desses documentos: o Programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida (2006); a Estratégia de Lisboa para 2010 (2000); o Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida (2000); a Declaração de Hamburgo (1998); a Declaração mundial sobre a educação superior no século XXI – Visão e acção (1998); o Livro branco sobre a educação e a formação “Ensinar e aprender – Rumo à sociedade cognitiva” (1995); comunicação, criatividade e inovação, flexibilidade, adaptação e resolução de problemas, nos seus colaboradores. Atendendo, assim, à importância das questões da formação no mundo atual, investigadores e técnicos propuseram-se olhar para esta problemática do ponto de vista das suas áreas de conhecimento e intervenção, produzindo contributos que deram origem à obra Formação de adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. O livro encontra-se organizado em quatro partes. A primeira, mais extensa, pela sua natureza enquadradora, intitula-se Formação: que desafios? Nela, reflete-se sobre alguns reptos que a formação enfrenta hoje, convidando o leitor a problematizar o próprio conceito e a discutir objetivos, conteúdos e modalidades de formação de adultos. A segunda parte, Formação, Trabalho e Emprego: que articulações?, analisa a articulação entre o sistema educativo e formativo e o mercado de trabalho, tomando como referência questões de idade e género, e discute políticas para a empregabilidade. Na terceira parte, cujo título é Formação, recursos humanos e empreendedorismo: que oportunidades?, equaciona-se o papel da formação em recursos humanos e empreendedorismo para compreender e lidar de forma mais eficaz com a complexidade atual dos contextos organizacionais e empresariais. Por último, a quarta parte, Formação nas empresas: dois testemunhos que oferecem depoimentos de práticas de formação em empresas nacionais, procurando dar conta das mais-valias provindas desse investimento formativo. Espera-se que a leitura desta obra permita ao leitor expandir e/ou aprofundar as suas reflexões acerca das problemáticas discutidas em cada capítulo, encontrar resposta para algumas das suas inquietações profissionais e estimular uma atitude otimista e empreendedora, capaz de gerar novas ideias e perseguir novas soluções.