Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
obs06.pdfCapa1.3 MBAdobe PDF Download
DesigualdadesEducativasFFTIndiceIntrod.pdfFicha técnica, índice e introdução406 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nas últimas décadas o sistema educativo português foi palco de uma extraordinária evolução quantitativa, abrindo-se sucessivamente a novos grupos sociais e a faixas etárias mais alargadas. Esta evolução não se traduziu, contudo, numa redução significativa das diferentes formas de desigualdades sociais face à escola. Persistem elevados índices de insucesso e de abandono, particularmente concentrados em determinados momentos do percurso escolar, grupos sociais, regiões e escolas, registando-se, por outro lado, uma multiplicidade de trajetórias que condensam escolhas muito desiguais, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa. As comparações internacionais têm concorrido para consolidar a ideia de que as desigualdades educativas constituem um problema central e estrutural da realidade portuguesa, que urge melhor compreender de modo a sustentar políticas e intervenções neste domínio. Este fenómeno comporta, além disso, uma elevada complexidade, quer pela sua natureza multifatorial, quer porque se transfigura continuamente no tempo, sendo reconhecida, pelos especialistas, a necessidade de continuar a consolidar conhecimento neste domínio. O presente livro reúne um conjunto de textos, de vários autores, que dão a conhecer resultados de investigação e refletem sobre esta temática, a partir de uma diversidade de dimensões e perspetivas.

Description

Keywords

Desigualdades Educação Sociologia da Educação Sistema de Ensino

Citation

Diogo, Ana Matias; Diogo, Fernando. eds. 2013. "Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextos", ed. 1, ISBN: 978-989-8536-27-3. Lisboa: Mundos Sociais.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Mundos Sociais

CC License