| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.92 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A leitura e a escrita são dois domínios fundamentais numa língua, sobretudo por estarem relacionados com dimensões sociais, culturais e comunicativas e por desempenharem um papel fundamental nos indivíduos e na sociedade, na medida em que permitem a interpretação de realidades, a valorização do património linguístico e cultural, o que promove, paralelamente, a autonomia, a coesão social e o desenvolvimento sustentado. De facto, conhecer e dar a conhecer o mundo através da escrita e da leitura têm sido um desiderato histórico da humanidade. No entanto, ler e escrever têm sofrido transformações significativas ao longo dos tempos. Hoje, mais do que nunca, os desafios são imensos. Não falamos apenas das alterações dos suportes – ler num livro em papel ou em formato digital, escrever à mão ou no computador –, trata-se de refletir sobre transmutações mais profundas sobre o conhecimento, a sociedade, a escola ou até a família. A educação, o currículo, as metodologias e a didática absorvem também todas estas dimensões e vão exigindo, categoricamente, a professores, a educadores e a alunos (crianças, jovens e adultos) esforços e adaptações constantes que só se compreenderão através das representações, perceções e práticas dos próprios atores nos vários contextos educativos e formativos.
É neste sentido, e com este sentir, que surge este livro, que apresenta o resultado de um conjunto de reflexões e de investigações, na sua maioria, realizadas em escolas da Região Autónoma dos Açores.
Trata-se, pois, de um conjunto de textos que refletem sobre a leitura enquanto decifração, atribuição de significado, compreensão de palavras e de textos, algo que se espera que se faça de forma familiar, sem esforço e que dê prazer e satisfação no quotidiano das crianças e dos jovens. Por outro lado, aborda-se a competência de escrita processual, compositiva e gráfica, como o ato de redigir, representar e comunicar por escrito, informações, ideias ou sentimentos, numa relação próxima entre as palavras e as emoções, onde se cruza o conhecimento com o sentido crítico e criativo, em processos educativos da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico ao Ensino Secundário.
Em todos os capítulos, parte-se de uma reflexão teórica, concetual, sobre o tema em análise, para depois se propor algumas estratégias e atividades práticas, inspiradoras e fundamentadas, para ajudar a ler e a escrever cada vez melhor nas escolas açorianas.
Assim, o livro começa, precisamente, com uma referência à literacia emergente na Educação de Infância, na qual se coloca em evidência as oportunidades para explorar, brincar e pensar sobre a leitura e a escrita, nas salas do Pré-Escolar, junto dos mais novos.
De seguida, apresentam-se alguns estudos sobre a promoção da leitura e da educação literária nos três ciclos do Ensino Básico, com destaque para a Roda dos Livros e o Storytelling, atividades nas quais o ouvir e o contar histórias são uma boa base da aprendizagem das línguas e um excelente contributo para a aquisição de hábitos de leitura dos estudantes. Porém, como é sabido, ler e escrever não são atividades da exclusiva responsabilidade da escola, pois a família tem uma grande influência no percurso escolar dos alunos e na promoção dos hábitos de leitura e de escrita dos jovens, havendo a necessidade de o professor e de a escola trabalharem em conjunto. É disso que se fala, justamente, no “Capítulo das nossas vidas: a família na promoção da leitura”, com exemplos concretos dessa profícua colaboração.
A escrita criativa tem um lugar de destaque na segunda parte da obra, primeiro, com o relato de experiências entre leituras literárias e, depois, com algumas propostas de escrita criativa nas aulas de Português no Ensino Secundário.
O papel das tecnologias ganha relevo num estudo de grande fôlego sobre as potencialidades das redes sociais na promoção de hábitos de leitura entre os jovens, referindo-se os benefícios, mas alertando-se também para situações problemáticas que começam a afetar psicologicamente os jovens pelo uso excessivo da sua utilização.
E voltamos, já numa fase avançada da obra, aos textos literários clássicos e ao seu lugar no mundo e na escola e apresentamos outras propostas didáticas inovadoras para a leitura e a educação literária no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
O livro termina com a apresentação de uma sequência didática com foco na escrita processual – planificação, textualização e revisão, onde o aluno é convidado a assumir o papel do verdadeiro Principezinho, aquele que precisa de “cativar para criar laços” e partir numa viagem imaginária entre o sonho e a realidade. Voemos, então, com ele!
Description
Keywords
Leitura Escrita Escolas Açorianas Didática Estudos Experiências Pedagógicas Leitor Literacia
Pedagogical Context
Citation
PEREIRA, José Carlos da Silva (Coord.) - ESTUDOS DE DIDÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA: DATEORIA À PRÁTICA EM ESCOLAS AÇORIANAS. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2025.
