DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
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- Análise do impacto dos cursos oferecidos em contexto de Escola Profissional para a Educação e Formação da Pessoa AdultaPublication . Pacheco, Beatriz Cordeiro; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaEste trabalho académico, intitulado “Análise do impacto dos cursos oferecidos em contexto de Escola Profissional para a Educação e Formação da Pessoa Adulta”, intentou analisar, num primeiro instante, a educação e formação da pessoa adulta, apresentando não só os seus conceitos-chave, como uma perspetiva evolucionista, até aos dias de hoje, considerando que os cursos orientados para o adulto têm um intuito de formação reforçada e adaptada, de modo a aumentar as suas competências e, consequentemente, certificações profissionais e escolares, com estratégias adequadas ao público alvo e, a maioria das vezes, com impacto numa aprendizagem ao longo da vida. Projetando conhecer melhor a realidade da formação oferecida em 2021/22 em contexto de Escola Profissional da Região Autónoma dos Açores, realizámos um estudo de casos múltiplos a partir de três escolas da Ilha de São Miguel, confrontando as recolhas efetuadas pela análise: documental da legislação em vigor e documentos específicos, dos projetos de escola disponibilizados; de conteúdo dos testemunhos obtido em conversas informais com os coordenadores pedagógicos e diretor de escola (n=3); e, por fim, da recolha (motivações, expetativas e nível de satisfação) efetuada através do inquérito por questionário aplicado a um grupo de alunos adultos das escolas (n=199). Para a análise destes dados, deu-se especial realce à comparação efetuada entre os cursos ABC da Rede Valorizar e Ensino Técnico-Profissional, recorrendo a procedimentos estatísticos ajustados. Concluímos, com este estudo que, não obstante a fase de vida e a modalidade de formação, a pessoa adulta, aluno do contexto de escola profissional, em geral satisfeito com a sua formação, procura além de se formar, informar e interagir, para obter melhores qualificações pessoais, académicas e profissionais que os tornem mais aptos para enfrentar os desafios de um mundo em permanente mudança. Em conformidade, podemos também observar que, por parte das escolas onde se aplicou o estudo, as ofertas formativas são cada vez mais direcionadas não só para o mercado de trabalho, mas também para as motivações e expectativas dos alunos adultos, em procura de reconhecimento profissional, mas também escolar e pessoal.
- Aprendizagem Cooperativa em Matemática: Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Ana Sofia Domingos; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio centra-se na análise fundamentada sobre o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II (realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente), no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Na realização deste trabalho, selecionámos para estudo e aprofundamento a promoção da Aprendizagem Cooperativa no ensino-aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Cooperativa não é uma perspetiva recente, porém tem vindo a ganhar progressivo destaque nos currículos de vários países, em particular, de Portugal. Esta abordagem coloca a criança/aluno no centro do processo de aprendizagem, procurando, através da partilha de ideias, análise e discussão conjuntas (em pequenos grupos) e do auxílio mútuo, que todas as crianças/alunos alcancem os objetivos de aprendizagem propostos. Na área/domínio da Matemática, a Aprendizagem Cooperativa pode ser potenciada pelas teorias construtivistas do Método de Singapura que consideram o discente como construtor do seu próprio conhecimento. As nossas práticas pedagógicas, analisadas e refletidas neste documento, foram momentos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional. As atividades dinamizadas com foco na Aprendizagem Cooperativa na área/domínio da Matemática tiveram efeitos positivos no grupo/turma, tanto no desenvolvimento de competências sociais como de aprendizagens de conceitos, procedimentos e processos. Complementarmente, realizámos um estudo através de inquéritos por questionário, com a finalidade de aprofundarmos o conhecimento sobre as representações e as perspetivas de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a Aprendizagem Cooperativa na Matemática. Neste ponto, verificámos que a maioria dos nossos inquiridos declara conhecer e considerar a Aprendizagem Cooperativa nas suas práticas pedagógicas na área/domínio da Matemática, identificando benefícios desta para a aprendizagem dos discentes. Contudo, alguns docentes identificam a falta de tempo, de formação e a presença de crianças/alunos com necessidades educativas nos seus grupos/turma como fatores que dificultam este tipo de práticas.
- A cidadania como projeto educativo em contextos não escolares: uma investigação reconstrutivaPublication . Rocha, Rúben José Pacheco Faustino Parruas; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroAs práticas de cidadania, tem como objetivo entender o sentido e o lugar da educação para a cidadania no processo educativo de uma instituição de acolhimento residencial e colaborar para que o mesmo se torne um eixo central na formação cidadã de jovens institucionalizados. A educação para a cidadania, hoje, não pode ser vista apenas como um processo de instrução cívica, pois já se revelou ineficaz na formação de cidadãos ativos e responsáveis. Na investigação agora em análise, a educação para a cidadania é concebida como um processo educativo global e integrado, assente numa cidadania ativa, que aponta à promoção da formação do individuo através da construção do eu, na sua dimensão singular e comunitária. Conscientes da importância da educação para a cidadania na sociedade atual, julgamos fundamental envolver uma instituição de acolhimento residencial de jovens num trabalho de investigação-ação colaborativa, onde fosse possível analisar e refletir como entendiam e promoviam o processo educativo para a cidadania nas suas práticas diárias. Contribuiu para este trabalho de investigação uma comunidade de aprendizagem, constituída pelo investigador principal, dois técnicos e cinco jovens de uma casa de acolhimento residencial. O processo de investigação-ação colaborativa distribuiu-se em diferentes ciclos e fases, iniciando na definição de problemas, passando pelo processo de investigação e culminando na avaliação da mudança, verificando se os jovens aprenderam novas perspetivas de uma educação cidadã. Ao longo do processo optou-se por diversos procedimentos de recolha e de análise de dados: entrevistas exploratórias, para conhecer a realidade em estudo, um questionário diagnóstico, que possibilitaram conhecer o público-alvo do estudo e, por fim, uma adaptação da escala de cidadania para adolescência para verificar se existiram mudanças significativas após a oficina de formação. No final do presente trabalho de investigação, verificámos que os jovens apresentaram algumas mudanças, principalmente, na forma como concebem e desenvolvem a cidadania, associando-a a uma ética da responsabilidade.
- Cultura organizacional e estabilidade do corpo docente na promoção do sucesso educativo. Estudo de caso numa escola dos Açores.Publication . Alexandre, Sofia Carla de Araújo Oliveira Bastos; Serpa, Sandro Nuno Ferreira deA Cultura Organizacional de uma organização é dos um dos fatores a considerar quando se analisam as razões para uma baixa rotatividade dos seus membros. Neste estudo, analisou-se uma Unidade Orgânica da rede do ensino público nos Açores e definiu-se como objetivo identificar o tipo de Cultura Organizacional dominante na Unidade Orgânica, conhecer as perceções dos docentes da organização sobre a Cultura Organizacional da mesma, reconhecer o nível de partilha e de intensidade com que a Cultura Organizacional é vivenciada por estes docentes e relacionar a influência da Cultura Organizacional na estabilidade do corpo docente da Unidade Orgânica e eventual relação com o Sucesso Educativo dos alunos. A tipologia de investigação selecionada foi o Estudo de Caso, utilizando-se uma metodologia qualitativa, com uma lógica predominantemente indutiva. Os instrumentos para a recolha de dados foram a observação e a consulta de documentos internos da organização, assim como a entrevista, o que possibilitou uma triangulação da informação recebida. Com os resultados obtidos, foi possível identificar atuais e potenciais fragilidades na Cultura Organizacional da Unidade Orgânica e propor estratégias/ações para as ultrapassar. No final da investigação, pôde concluir-se que o Estudo de Caso foi aplicado numa organização escolar cuja tipologia cultural, neste momento, parece apontar para uma Cultura diferenciadora, com clara hipótese de se tornar numa Cultura fragmentada. Esta conclusão aporta implicações para a organização, porquanto uma Cultura diferenciadora é, já, indicativa de um nível baixo no que diz respeito à partilha e à intensidade entre os membros da mesma, o que poderá conduzir a alterações nos níveis de rotatividade docente da organização e, por conseguinte, ter implicações no Sucesso Educativo. A eventualidade de esta Cultura, que apresenta, já de si, algumas fragilidades, poder deslaçar e tornar-se numa Cultura fragmentada deverá constituir um foco de atenção por parte da organização e abrir caminho para a adoção de estratégias que colmatem esta constatação.
- Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de SingapuraPublication . Aguiar, Sofia Marlene Caetano; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa a apresentação, análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II (em contexto, respetivamente, de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório intitula-se Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de Singapura e foca- se no aprofundamento de conhecimentos e no desenvolvimento de competências tendentes à prática pedagógica da diferenciação, com foco na exploração dos contributos do potencial do Método de Singapura, na área/domínio da Matemática. Neste contexto, destacamos que o envolvimento ativo das crianças/alunos no seu processo de aprendizagem, possibilitando a todos, sem exceção, que aprendam de forma personalizada, divertida e motivadora, deve sempre ser privilegiado. Os diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem que coexistem na sala de atividades/aula exigem a organização de propostas pedagógicas que estimulem o progresso de cada criança/aluno. Assim sendo, a seleção de metodologias, estratégias e materiais que auxiliem e cativem todas as crianças/alunos para a aprendizagem deve ser encarada como uma prioridade educativa. Tendo em consideração a relevância da diferenciação pedagógica para o desenvolvimento do sucesso e da qualidade educativa, o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio permitiu uma melhor compreensão da importância da diferenciação pedagógica, amplamente considerada como abordagem promotora da equidade no sucesso educativo de todos os alunos. Aqui, destacamos o aprofundamento de conhecimentos e competências referentes à concretização da diferenciação pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática, tanto na Educação Pré-Escolar como de 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando os contributos e o potencial dos princípios do Método de Singapura neste contexto. Complementarmente, procedemos à realização de um pequeno estudo exploratório, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as representações de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no que concerne à Diferenciação Pedagógica no âmbito da área/domínio da Matemática. Os resultados dos inquéritos realizados indicam que a maioria dos participantes privilegia práticas diferenciadas, dando destaque ao uso de matérias manipuláveis. No entanto, uma parte dos inquiridos declarou não implementar práticas diferenciadas, expressando que a diferenciação pedagógica apenas se aplica a alunos com Necessidades de Saúde Especiais.
- Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todosPublication . Alves, Marta Pimentel; Dinis, Raquel José Jesus VigárioO presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Assim, procedemos a uma apresentação e análise sobre os percursos formativos desenvolvidos, aprofundando e fundamentando aspetos estruturantes acerca da natureza da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a inclusão como “Educação para Todos”, um princípio fundamental na educação e na docência, bem como na sociedade, que se pretende equitativa e democrática. A temática em aprofundamento versa, então, questões relativas à diversidade e inclusão, consideradas no contexto da “Educação para Todos”. Neste particular, importa destacar que a concretização efetiva da educação inclusiva, assenta no envolvimento e na corresponsabilização de todos os agentes, em prol da valorização da diversidade e da diferença, garantindo o acesso, participação e realização plena de cada criança/aluno, numa perspetiva de equidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio constituíram marcos importantes na nossa formação como futuros docentes. Na globalidade do trabalho realizado destacamos a importância estruturante das ações de planificação e intervenção, atendendo à diversidade de características e interesses individuais de cada um, com o propósito da inclusão de todos. Destacamos como fundamentais a análise e reflexão acerca do grupo e dos contextos educativos, visando explorar todas as possibilidades de criação de ambientes que valorizem a diversidade e a diferença, bem como de abordagem intencional e contextualizada a temáticas sobre diversidade e inclusão. Nesta sequência, desenvolvemos ainda um estudo exploratório (mediante inquérito por questionário) com a intenção de se conhecer as perspetivas dos educadores/professores sobre as próprias práticas na abordagem direta a temáticas sobre a diversidade e inclusão. Os resultados deste estudo mostraram-nos a quase totalidade dos participantes declara privilegiar a abordagem direta/intencional a temáticas sobre a diversidade e inclusão, através dos mais diversos recursos/atividades/. Estes docentes declaram privilegiar na sua lecionação temáticas relativas ao respeito pela diversidade e pelas diferenças. Os dados recolhidos afiguram-se positivos, requerendo, contudo, mais aprofundamento. Considerando a inclusão como princípio fundamental na educação e na docência, registamos como fundamental o envolvimento e corresponsabilização de todos os agentes, políticos, sociais e educativos (políticas educativas, administração local, administração e gestão escolar, docentes e técnicos especializados, assistentes operacionais, pais ou encarregados de educação, crianças/alunos, ...) no desenvolvimento da educação inclusiva, essencial numa sociedade democrática.
- Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano InfantilPublication . Branco, Maria Ana do Canto Tavares; Serpa, Margarida da Silva Damião de; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio incide sobre o trabalho desenvolvido nas práticas pedagógicas realizadas no Estágio Pedagógico I e no Estágio Pedagógico II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na apresentação e reflexão fundamentada das atividades implementadas, bem como na análise de tarefas de promoção da relação entre a Matemática e o quotidiano e, ainda, num conhecimento mais aprofundado das perspetivas das crianças sobre essa relação, aspetos expressos em formato de estudo. Em geral, a aprendizagem é um processo complexo que admite variações dependendo do contexto e de quem aprende. Quando em espaço escolar se convocam as experiências e vivências das crianças na abordagem dos conteúdos, está-se a contribuir para que estas mais facilmente participem nos processos de aprendizagem e relacionem novas informações com os seus saberes prévios, conseguindo construir e reestruturar de modo mais consistente o seu conhecimento. Em particular, no contexto do ensino da Matemática, é reconhecida, tanto por autores da especialidade como em diretrizes do novo currículo nacional, a importância de se investir no estabelecimento de conexões com o quotidiano no decorrer das práticas letivas diárias. De facto, se por um lado a aprendizagem da Matemática requer um progressivo faseamento, por outro as conexões com o quotidiano proporcionam às crianças a possibilidade de fazerem descobertas e explorarem relações matemáticas nem sempre óbvias. O estudo desenvolvido assenta numa metodologia de natureza qualitativa, em que recorremos à observação direta e a entrevistas a crianças. Foi nosso propósito analisar experiências de aprendizagem envolvendo situações do quotidiano em ambiente escolar, bem como conhecer as conceções das crianças sobre a Matemática e compreender as suas representações face ao ensino-aprendizagem da Matemática envolvendo o quotidiano. Os resultados mostram que as atividades de conexão entre a Matemática e o quotidiano requerem, no essencial, uma abordagem integrada de várias áreas do currículo, realizada em diferentes contextos e mediada pela construção de diálogos. Mostram, ainda, que as conceções das crianças recaem, sobretudo, no sentido de número, principalmente em tarefas como contar e operar. Também se concluiu que as crianças reconhecem a utilidade da Matemática fora do contexto escolar, considerando-a útil no dia a dia, especialmente quando relacionada com a sua aplicabilidade a médio-longo prazo. Com este Relatório, esperamos incentivar os docentes a tirarem partido das experiências e vivências das crianças de modo a promoverem aprendizagens consistentes.
- A Educação para a Cidadania na promoção do sucesso em Matemática, na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Rita Miranda; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaO presente relatório apresenta uma reflexão sobre as práticas ocorridas no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que integram as unidades curriculares Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. A escolha do tema deste Relatório, A Educação para a Cidadania na promoção do sucesso em Matemática, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consubstancia a nossa intenção educativa de promover um processo de ensino-aprendizagem que permita a integração das áreas de Cidadania e Matemática, com o intuito de potenciar o sucesso nesta última, ao mesmo tempo em que se favorece a formação de crianças/alunos enquanto cidadãos ativos e responsáveis. Primeiramente, apresentamos um enquadramento teórico que fundamenta o projeto educacional desenvolvido no âmbito deste Relatório. Para enformar este trabalho, foi efetuado um estudo empírico acerca das conceções e representações dos educadores/professores sobre a Educação para a Cidadania, a Educação para a Matemática e o modo como as articulam no contexto das suas práticas. Por último, refletimos sobre o trabalho desenvolvido na nossa prática educativa, em particular na práxis desenvolvida, na integração da Matemática e da Cidadania, metarrefletindo sobre a formação cívica de crianças/alunos. Neste sentido, procedemos à caraterização dos contextos em que ocorreram os Estágios Pedagógicos I e II. Em forma de conclusão é feita uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido, evidenciando-se a relação entre a área de Matemática e a área de Cidadania e modo como a integração entre elas pode ser uma mais-valia para o processo de ensino-aprendizagem. Depois de todo o caminho percorrido foi possível perceber as potencialidades da educação para a cidadania, apesar de esta nem sempre ser valorizada pelos docentes, e entender o seu contributo para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.
- A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionaisPublication . Machado, Carolina Benjamim; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos TeixeiraO presente Relatório pretende realizar uma análise e uma reflexão críticas acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágios, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Ambas as unidades curriculares integram o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionais e tem como principal objetivo compreender a importância da literatura infantil na educação para valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Literatura Infantil permite que a criança/aluno desenvolva a sua formação e conheça o mundo em que vive de forma lúdica. Além disto, permite, enquanto estratégia de exploração reconstrutiva, desenvolver a consciência moral autónoma das crianças/alunos. Neste documento, será apresentado o trabalho desenvolvido nos estágios pedagógicos, para o efeito, e recorrendo à metodologia descritiva-interpretativa, apresentamos a forma como a literatura infantil passou a estar presente no quotidiano das crianças e contribuiu para o desenvolvimento da sua consciência axiológica autónoma, bem como damos a conhecer os resultados de um questionário aplicado aos educadores/professores e aos pais, sobre as suas conceções e representações relativamente ao papel da literatura infantil no processo educativo para valores. Com os dados obtidos através dos questionários aplicados aos pais/encarregados de educação e aos educadores/professores de 1.º Ciclo, podemos verificar que ambos os grupos inqueridos declaram reconhecer e considerar a literatura infantil como primacial na educação axiológica e moral das crianças/alunos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e moral autónomo, recorrendo a esta na sua prática letiva. Não obstante, este reconhecimento, e contrariamente ao que defendem os docentes, alguns pais consideram que a educação para valores deve ser tarefa da família. Conclui-se este Relatório, reconhecendo a importância da literatura infantil na educação para valores, bem como o significado que estas assumem para a construção de uma sociedade mais ativa e responsável.
- Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Filipa Alexandre Medeiros; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos TeixeiraO presente documento surge da análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto dos estágios inseridos nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Estas disciplinas integram o plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como foco a importância da educação para valores e da literatura infantil nestes níveis de ensino. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica onde implementamos um processo de educação para valores aliado à literatura infantil, com o objetivo de promover o gosto pela leitura entre os mais novos e, também, levar os alunos a refletir sobre as suas ações, para que construíssem uma consciência moral autónoma. De modo a atingir os nossos objetivos realizámos entrevistas à educadora e professora cooperantes e às crianças/alunos, para compreendermos as suas conceções sobre os valores e sobre a importância que atribuem à literatura infantil. O atual Relatório está dividido em duas grandes partes que dialogam entre si. A primeira é destinada à reflexão sobre conceitos como educação, valores, literatura infantil, a relação que se pode estabelecer entre estes conceitos e quais as metodologias a adotar numa educação para valores aliada à literatura infantil. A segunda parte enfoca-se na análise reflexiva acerca das práticas pedagógicas adotadas no âmbito dos estágios na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Para além da reflexão sobre as nossas próprias práticas pedagógicas, são também apresentados os objetivos que orientam a elaboração deste trabalho, são caracterizados os contextos onde foram realizados os estágios, são identificadas as conceções/representações de vários educadores e professores sobre a educação para valores e a importância da literatura infantil e, também, são descritas as atividades implementadas nos estágios no âmbito da temática deste relatório. No final, é elaborada uma reflexão global acerca da educação para valores através da literatura infantil, na qual se reconhece a importância de criar ambientes propícios à discussão de valores, recorrendo à utilização de textos e obras literárias, que irá promover a construção de uma consciência moral autónoma das crianças/alunos.