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- Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todosPublication . Alves, Marta Pimentel; Dinis, Raquel José Jesus VigárioO presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Assim, procedemos a uma apresentação e análise sobre os percursos formativos desenvolvidos, aprofundando e fundamentando aspetos estruturantes acerca da natureza da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a inclusão como “Educação para Todos”, um princípio fundamental na educação e na docência, bem como na sociedade, que se pretende equitativa e democrática. A temática em aprofundamento versa, então, questões relativas à diversidade e inclusão, consideradas no contexto da “Educação para Todos”. Neste particular, importa destacar que a concretização efetiva da educação inclusiva, assenta no envolvimento e na corresponsabilização de todos os agentes, em prol da valorização da diversidade e da diferença, garantindo o acesso, participação e realização plena de cada criança/aluno, numa perspetiva de equidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio constituíram marcos importantes na nossa formação como futuros docentes. Na globalidade do trabalho realizado destacamos a importância estruturante das ações de planificação e intervenção, atendendo à diversidade de características e interesses individuais de cada um, com o propósito da inclusão de todos. Destacamos como fundamentais a análise e reflexão acerca do grupo e dos contextos educativos, visando explorar todas as possibilidades de criação de ambientes que valorizem a diversidade e a diferença, bem como de abordagem intencional e contextualizada a temáticas sobre diversidade e inclusão. Nesta sequência, desenvolvemos ainda um estudo exploratório (mediante inquérito por questionário) com a intenção de se conhecer as perspetivas dos educadores/professores sobre as próprias práticas na abordagem direta a temáticas sobre a diversidade e inclusão. Os resultados deste estudo mostraram-nos a quase totalidade dos participantes declara privilegiar a abordagem direta/intencional a temáticas sobre a diversidade e inclusão, através dos mais diversos recursos/atividades/. Estes docentes declaram privilegiar na sua lecionação temáticas relativas ao respeito pela diversidade e pelas diferenças. Os dados recolhidos afiguram-se positivos, requerendo, contudo, mais aprofundamento. Considerando a inclusão como princípio fundamental na educação e na docência, registamos como fundamental o envolvimento e corresponsabilização de todos os agentes, políticos, sociais e educativos (políticas educativas, administração local, administração e gestão escolar, docentes e técnicos especializados, assistentes operacionais, pais ou encarregados de educação, crianças/alunos, ...) no desenvolvimento da educação inclusiva, essencial numa sociedade democrática.