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- A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionaisPublication . Machado, Carolina Benjamim; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos TeixeiraO presente Relatório pretende realizar uma análise e uma reflexão críticas acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágios, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Ambas as unidades curriculares integram o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionais e tem como principal objetivo compreender a importância da literatura infantil na educação para valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Literatura Infantil permite que a criança/aluno desenvolva a sua formação e conheça o mundo em que vive de forma lúdica. Além disto, permite, enquanto estratégia de exploração reconstrutiva, desenvolver a consciência moral autónoma das crianças/alunos. Neste documento, será apresentado o trabalho desenvolvido nos estágios pedagógicos, para o efeito, e recorrendo à metodologia descritiva-interpretativa, apresentamos a forma como a literatura infantil passou a estar presente no quotidiano das crianças e contribuiu para o desenvolvimento da sua consciência axiológica autónoma, bem como damos a conhecer os resultados de um questionário aplicado aos educadores/professores e aos pais, sobre as suas conceções e representações relativamente ao papel da literatura infantil no processo educativo para valores. Com os dados obtidos através dos questionários aplicados aos pais/encarregados de educação e aos educadores/professores de 1.º Ciclo, podemos verificar que ambos os grupos inqueridos declaram reconhecer e considerar a literatura infantil como primacial na educação axiológica e moral das crianças/alunos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e moral autónomo, recorrendo a esta na sua prática letiva. Não obstante, este reconhecimento, e contrariamente ao que defendem os docentes, alguns pais consideram que a educação para valores deve ser tarefa da família. Conclui-se este Relatório, reconhecendo a importância da literatura infantil na educação para valores, bem como o significado que estas assumem para a construção de uma sociedade mais ativa e responsável.