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A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionais

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Abstract(s)

O presente Relatório pretende realizar uma análise e uma reflexão críticas acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágios, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Ambas as unidades curriculares integram o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionais e tem como principal objetivo compreender a importância da literatura infantil na educação para valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Literatura Infantil permite que a criança/aluno desenvolva a sua formação e conheça o mundo em que vive de forma lúdica. Além disto, permite, enquanto estratégia de exploração reconstrutiva, desenvolver a consciência moral autónoma das crianças/alunos. Neste documento, será apresentado o trabalho desenvolvido nos estágios pedagógicos, para o efeito, e recorrendo à metodologia descritiva-interpretativa, apresentamos a forma como a literatura infantil passou a estar presente no quotidiano das crianças e contribuiu para o desenvolvimento da sua consciência axiológica autónoma, bem como damos a conhecer os resultados de um questionário aplicado aos educadores/professores e aos pais, sobre as suas conceções e representações relativamente ao papel da literatura infantil no processo educativo para valores. Com os dados obtidos através dos questionários aplicados aos pais/encarregados de educação e aos educadores/professores de 1.º Ciclo, podemos verificar que ambos os grupos inqueridos declaram reconhecer e considerar a literatura infantil como primacial na educação axiológica e moral das crianças/alunos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e moral autónomo, recorrendo a esta na sua prática letiva. Não obstante, este reconhecimento, e contrariamente ao que defendem os docentes, alguns pais consideram que a educação para valores deve ser tarefa da família. Conclui-se este Relatório, reconhecendo a importância da literatura infantil na educação para valores, bem como o significado que estas assumem para a construção de uma sociedade mais ativa e responsável.
ABSTRACT: This Report aims to carry out a critical analysis and reflection on the pedagogical practices developed in the contexts of internships, as part of the curricular units of Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II. Both curricular units are part of the study plan of the Master's degree in Preschool and teaching in Primary School at the University of the Azores. This Internship Report is entitled Education for Values and Children's Literature: pedagogical/educational challenges and its main goal is to understand the importance of children's literature in education for values in Preschool and teaching in Primary School. Children's Literature allows the child/student to develop their education and get to know the world in which they live in a playful way. Furthermore, it allows, as a reconstructive exploration strategy, to develop the autonomous moral consciousness of children/students. In this document, it will be presented the work developed in the pedagogical internships, for this purpose, and using the descriptive-interpretative methodology, we present the way in which children’s literature became present in children's daily lives and contributed to the development of their autonomous axiological awareness, as well as giving to know the results of a questionnaire applied to kindergarten teachers/primary school teacher and parents, about their conceptions and representations regarding the role of children's literature in the educational process for values. With the data obtained through questionnaires applied to parents/guardians and primary school educators/teachers, we can verify that both groups interviewed declare that they recognize and consider children's literature as primary in the axiological and moral education of children/students, contributing to the development of logical and autonomous moral reasoning. Despite this recognition, and contrary to what teachers advocate, some parents consider that education for values should be a family task.

Description

Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 11 de setembro de 2024, Universidade dos Açores.

Keywords

Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Valores Literatura Infantil

Citation

Machado, Carolina Benjamim. (2024). "A Educação para Valores e a Literatura Infantil: desafios pedagógicos/educacionais". 121 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7217

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