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- Aprendizagem Cooperativa em Matemática: Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pimentel, Ana Sofia Domingos; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio centra-se na análise fundamentada sobre o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II (realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente), no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Na realização deste trabalho, selecionámos para estudo e aprofundamento a promoção da Aprendizagem Cooperativa no ensino-aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Cooperativa não é uma perspetiva recente, porém tem vindo a ganhar progressivo destaque nos currículos de vários países, em particular, de Portugal. Esta abordagem coloca a criança/aluno no centro do processo de aprendizagem, procurando, através da partilha de ideias, análise e discussão conjuntas (em pequenos grupos) e do auxílio mútuo, que todas as crianças/alunos alcancem os objetivos de aprendizagem propostos. Na área/domínio da Matemática, a Aprendizagem Cooperativa pode ser potenciada pelas teorias construtivistas do Método de Singapura que consideram o discente como construtor do seu próprio conhecimento. As nossas práticas pedagógicas, analisadas e refletidas neste documento, foram momentos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional. As atividades dinamizadas com foco na Aprendizagem Cooperativa na área/domínio da Matemática tiveram efeitos positivos no grupo/turma, tanto no desenvolvimento de competências sociais como de aprendizagens de conceitos, procedimentos e processos. Complementarmente, realizámos um estudo através de inquéritos por questionário, com a finalidade de aprofundarmos o conhecimento sobre as representações e as perspetivas de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a Aprendizagem Cooperativa na Matemática. Neste ponto, verificámos que a maioria dos nossos inquiridos declara conhecer e considerar a Aprendizagem Cooperativa nas suas práticas pedagógicas na área/domínio da Matemática, identificando benefícios desta para a aprendizagem dos discentes. Contudo, alguns docentes identificam a falta de tempo, de formação e a presença de crianças/alunos com necessidades educativas nos seus grupos/turma como fatores que dificultam este tipo de práticas.
- Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativoPublication . Lima, Rita Raquel Branco; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como primordial intuito descrever e refletir experiências vivenciadas pela mestranda no decurso de ambos os Estágios Pedagógicos – em contexto de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo. Para além disso, pretende-se também apelar à importância do brincar e do jogo em contexto educativo, como motor importante para a aprendizagem e desenvolvimento integral da(o) criança/aluno. Neste sentido, este documento compila a descrição, análise e reflexão de um conjunto de experiências proporcionadas em sala de atividades/sala de aula, a partir das atividades implementadas pela estagiária no âmbito das práticas pedagógicas supervisionadas nos dois estágios (Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II) e que estão relacionadas com a temática deste relatório de estágio – Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo. Com vista à melhor preparação da estagiária no tema abordado, procedeu-se à realização de um estudo empírico acerca da opinião da importância do brincar/jogo e práticas de Educadores e Professores em contexto de sala de atividades/sala de aula. A informação foi obtida através da aplicação on-line, de um inquérito por questionário a um total de 137 profissionais que lecionava nos Açores, entre 2021/2022. Com este questionário, pretendeu-se aferir sobre as conceções acerca da importância concedida ao brincar e à implementação do jogo em contexto de sala de atividades/sala de aula, com o objetivo de aquisição de aprendizagens e competências. Os resultados confirmam o que a estagiária pôde vivenciar, mesmo em período COVID, que a atividade lúdica se constitui um marco fundamental nas dinâmicas de sala, tendo em consideração que proporcionam uma forma estimulante de aprender, facilitando a aquisição e aplicação de conteúdos nas várias áreas e momentos de cooperação.