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- Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de SingapuraPublication . Aguiar, Sofia Marlene Caetano; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa a apresentação, análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II (em contexto, respetivamente, de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório intitula-se Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de Singapura e foca- se no aprofundamento de conhecimentos e no desenvolvimento de competências tendentes à prática pedagógica da diferenciação, com foco na exploração dos contributos do potencial do Método de Singapura, na área/domínio da Matemática. Neste contexto, destacamos que o envolvimento ativo das crianças/alunos no seu processo de aprendizagem, possibilitando a todos, sem exceção, que aprendam de forma personalizada, divertida e motivadora, deve sempre ser privilegiado. Os diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem que coexistem na sala de atividades/aula exigem a organização de propostas pedagógicas que estimulem o progresso de cada criança/aluno. Assim sendo, a seleção de metodologias, estratégias e materiais que auxiliem e cativem todas as crianças/alunos para a aprendizagem deve ser encarada como uma prioridade educativa. Tendo em consideração a relevância da diferenciação pedagógica para o desenvolvimento do sucesso e da qualidade educativa, o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio permitiu uma melhor compreensão da importância da diferenciação pedagógica, amplamente considerada como abordagem promotora da equidade no sucesso educativo de todos os alunos. Aqui, destacamos o aprofundamento de conhecimentos e competências referentes à concretização da diferenciação pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática, tanto na Educação Pré-Escolar como de 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando os contributos e o potencial dos princípios do Método de Singapura neste contexto. Complementarmente, procedemos à realização de um pequeno estudo exploratório, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as representações de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no que concerne à Diferenciação Pedagógica no âmbito da área/domínio da Matemática. Os resultados dos inquéritos realizados indicam que a maioria dos participantes privilegia práticas diferenciadas, dando destaque ao uso de matérias manipuláveis. No entanto, uma parte dos inquiridos declarou não implementar práticas diferenciadas, expressando que a diferenciação pedagógica apenas se aplica a alunos com Necessidades de Saúde Especiais.
- A Política Europeia de Vizinhança: a Relação e os Contributos para a Vizinhança MeridionalPublication . Ribeiro, Susana Isabel Brites; Rocha, Miguel de Oliveira EstanqueiroA Europa está em permanente construção e evolução, o fim da Guerra Fria, bem como o emergir de desafios assimétricos e disruptivos em vários setores e regiões próximas da Europa, suscitaram diversas preocupações, principalmente em questões de segurança. A nova conjuntura foi percecionada como uma ameaça da paz e da estabilidade. A Política Europeia de Vizinhança foi concebida, como um mecanismo de aproximação entre a UE e os seus vizinhos que, especificamente neste estudo, incidirá na Vizinhança a Sul ou Meridional, o qual aborda as relações multilaterais e bilaterais entre a UE e os seus vizinhos Meridionais, os processos que estiveram na origem da PEV, as parcerias estabelecidas e os mecanismos criados, para fazer face aos desafios que têm surgido, ao longo do tempo, ao nível da segurança, do desenvolvimento, da economia, das questões sociais, direitos humanos e das questões ambientais. Neste sentido serão analisados os antecedentes e os fatores preponderantes à criação da PEV, a sua consolidação, o recurso ao Instrumento de Vizinhança Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e ainda, a importância Estratégica e Geopolítica de Portugal no âmbito da PEV. Considerando as problemáticas identificadas, as preocupações, as políticas e mecanismos desenvolvidos, conclui-se que o diálogo, a evolução dos quadros políticos e objetivos estabelecidos, têm sido de extrema pertinência, para fazer face aos problemas identificados, contudo ainda há muito para se fazer.