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- Análise do impacto dos cursos oferecidos em contexto de Escola Profissional para a Educação e Formação da Pessoa AdultaPublication . Pacheco, Beatriz Cordeiro; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaEste trabalho académico, intitulado “Análise do impacto dos cursos oferecidos em contexto de Escola Profissional para a Educação e Formação da Pessoa Adulta”, intentou analisar, num primeiro instante, a educação e formação da pessoa adulta, apresentando não só os seus conceitos-chave, como uma perspetiva evolucionista, até aos dias de hoje, considerando que os cursos orientados para o adulto têm um intuito de formação reforçada e adaptada, de modo a aumentar as suas competências e, consequentemente, certificações profissionais e escolares, com estratégias adequadas ao público alvo e, a maioria das vezes, com impacto numa aprendizagem ao longo da vida. Projetando conhecer melhor a realidade da formação oferecida em 2021/22 em contexto de Escola Profissional da Região Autónoma dos Açores, realizámos um estudo de casos múltiplos a partir de três escolas da Ilha de São Miguel, confrontando as recolhas efetuadas pela análise: documental da legislação em vigor e documentos específicos, dos projetos de escola disponibilizados; de conteúdo dos testemunhos obtido em conversas informais com os coordenadores pedagógicos e diretor de escola (n=3); e, por fim, da recolha (motivações, expetativas e nível de satisfação) efetuada através do inquérito por questionário aplicado a um grupo de alunos adultos das escolas (n=199). Para a análise destes dados, deu-se especial realce à comparação efetuada entre os cursos ABC da Rede Valorizar e Ensino Técnico-Profissional, recorrendo a procedimentos estatísticos ajustados. Concluímos, com este estudo que, não obstante a fase de vida e a modalidade de formação, a pessoa adulta, aluno do contexto de escola profissional, em geral satisfeito com a sua formação, procura além de se formar, informar e interagir, para obter melhores qualificações pessoais, académicas e profissionais que os tornem mais aptos para enfrentar os desafios de um mundo em permanente mudança. Em conformidade, podemos também observar que, por parte das escolas onde se aplicou o estudo, as ofertas formativas são cada vez mais direcionadas não só para o mercado de trabalho, mas também para as motivações e expectativas dos alunos adultos, em procura de reconhecimento profissional, mas também escolar e pessoal.