Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Filipa Alexandre Medeiros; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos TeixeiraO presente documento surge da análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto dos estágios inseridos nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Estas disciplinas integram o plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como foco a importância da educação para valores e da literatura infantil nestes níveis de ensino. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica onde implementamos um processo de educação para valores aliado à literatura infantil, com o objetivo de promover o gosto pela leitura entre os mais novos e, também, levar os alunos a refletir sobre as suas ações, para que construíssem uma consciência moral autónoma. De modo a atingir os nossos objetivos realizámos entrevistas à educadora e professora cooperantes e às crianças/alunos, para compreendermos as suas conceções sobre os valores e sobre a importância que atribuem à literatura infantil. O atual Relatório está dividido em duas grandes partes que dialogam entre si. A primeira é destinada à reflexão sobre conceitos como educação, valores, literatura infantil, a relação que se pode estabelecer entre estes conceitos e quais as metodologias a adotar numa educação para valores aliada à literatura infantil. A segunda parte enfoca-se na análise reflexiva acerca das práticas pedagógicas adotadas no âmbito dos estágios na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Para além da reflexão sobre as nossas próprias práticas pedagógicas, são também apresentados os objetivos que orientam a elaboração deste trabalho, são caracterizados os contextos onde foram realizados os estágios, são identificadas as conceções/representações de vários educadores e professores sobre a educação para valores e a importância da literatura infantil e, também, são descritas as atividades implementadas nos estágios no âmbito da temática deste relatório. No final, é elaborada uma reflexão global acerca da educação para valores através da literatura infantil, na qual se reconhece a importância de criar ambientes propícios à discussão de valores, recorrendo à utilização de textos e obras literárias, que irá promover a construção de uma consciência moral autónoma das crianças/alunos.
- Fomento ao turismo cinematográfico nos Açores: Um projeto concebido com a participação de stakeholders regionaisPublication . Chagas, Miguel Nobre; Alvares, Daniela FantoniO presente estudo tem por objetivo desenvolver um trabalho de projeto, concebido de forma participada com stakeholders regionais do setor cinematográfico/vídeo, para o fomento do turismo cinematográfico na Região Autónoma dos Açores (RAA), com o intuito de potencializar os benefícios deste segmento no arquipélago. Os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: partiu do enquadramento teórico e da identificação dos stakeholders regionais dos setores cinematográfico/videográfico: Atores, Produtores, Realizadores, Escritores/Guionistas, Técnicos de Som/Luz, Encenador e Diretor. Na sequência, aplicou-se o método do design thinking, a partir da realização de entrevistas com 12 stakeholders regionais e da promoção de oficina de planeamento com 7 stakeholders. A partir das ideias e sugestões destes, assim como dos insights surgidos das questões abordadas por estes, foi elaborado um projeto de turismo cinematográfico a ser desenvolvido nos Açores. As propostas apresentadas no projeto são (i) criação de um website que apresente o destino Açores e seu potencial para a indústria cinematográfica; (ii) elaboração de uma curta-metragem para atrair realizadores de cinema/vídeo para os Açores; (iii) conceção de roteiros turísticos com foco no turismo cinematográfico; (iv) definição de linhas mestras para programas de qualificação de recursos humanos e (v) elaboração de propostas governamentais de atração. O presente projeto pode ser utilizado como ferramenta para incremento do turismo cinematográfico na RAA, além de ser um aliado para a aproximação de stakeholders regionais do cinema/vídeo e potenciais investidores externos. Desta forma, este projeto tem potencial para contribuir com o desenvolvimento regional dos Açores, a partir da dinamização deste segmento turístico e incremento do setor cinematográfico.
- Reduzir o desperdício alimentar na escola: do diagnóstico às estratégicas de mitigação preconizadas pelas crianças do 2.º Ciclo da EBI Canto da Maia (São Miguel, Açores)Publication . Silveira, Filipa Elisabete Rodrigues dos Santos; Arroz, Ana Margarida Moura Oliveira; Gabriel, Rosalina Maria de AlmeidaAtualmente, estima-se que cerca de 17% dos alimentos produzidos a nível mundial destinados ao consumo humano sejam desperdiçados. A educação das novas gerações pode ser considerada uma das estratégias mais eficazes para contrariar este comportamento. Apesar das crianças serem frequentemente ignoradas, vistas como agentes passivos cuja voz é pouco relevante, muitas vezes são elas as responsáveis por gerar mudanças nos valores dos seus agregados familiares. Além de caracterizar as perspectivas das crianças do 2º ciclo do ensino básico (ceb) da Escola Básica Integrada (EBI) Canto da Maia acerca de “comida de cantina”, este trabalho visa diagnosticar o grau de desperdício alimentar (DA) gerado pelas crianças que almoçam na cantina e identificar as perspectivas dos pais e das crianças acerca do DA gerado pelas crianças nesse contexto, inventariando não só as causas do desperdício, mas também estratégias de mitigação. A avaliação pericial foi feita com base em 402 fotografias de tabuleiros das crianças do 2º ceb ao longo da 4ª semana de novembro de 2021. As perspectivas dos pais foram captadas a partir da realização de um grupo-foco com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, e as das crianças a partir da realização de 130 inquéritos por questionário e 14 grupos-foco, dois por turma. A avaliação pericial ao desperdício dos almoços servidos na cantina permitiu concluir que quase metade das crianças (46,3%) desperdiçou mais de um quarto da comida servida no prato principal e que o consumo de fruta e vegetais foi muito baixo. As crianças constituíram um grupo homogéneo no que respeita às perspectivas em relação à comida de cantina e desperdício alimentar, não se encontrando diferenças significativas utilizando as variáveis idade, género, ou se comem ou não na cantina. Tanto crianças quanto pais consideraram que o DA gerado na cantina escolar era um problema, e as causas apontadas por ambos para o desperdício focavam-se na oferta alimentar, nas preferências e práticas alimentares das crianças e na gestão da cantina. As estratégias mitigadoras do DA mencionadas eram dirigidas sobretudo para a mitigação, principalmente ao nível da redução do DA gerado, o que poderia passar por auscultar as crianças acerca das suas preferências alimentares. Este estudo mostra que existe desperdício alimentar nas refeições da cantina e que as perspectivas da comunidade educativa sobre o assunto poderiam ser aplicadas no sentido de melhorar a qualidade da comida e simultaneamente promover a redução do desperdício.