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Reduzir o desperdício alimentar na escola: do diagnóstico às estratégicas de mitigação preconizadas pelas crianças do 2.º Ciclo da EBI Canto da Maia (São Miguel, Açores)

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Abstract(s)

Atualmente, estima-se que cerca de 17% dos alimentos produzidos a nível mundial destinados ao consumo humano sejam desperdiçados. A educação das novas gerações pode ser considerada uma das estratégias mais eficazes para contrariar este comportamento. Apesar das crianças serem frequentemente ignoradas, vistas como agentes passivos cuja voz é pouco relevante, muitas vezes são elas as responsáveis por gerar mudanças nos valores dos seus agregados familiares. Além de caracterizar as perspectivas das crianças do 2º ciclo do ensino básico (ceb) da Escola Básica Integrada (EBI) Canto da Maia acerca de “comida de cantina”, este trabalho visa diagnosticar o grau de desperdício alimentar (DA) gerado pelas crianças que almoçam na cantina e identificar as perspectivas dos pais e das crianças acerca do DA gerado pelas crianças nesse contexto, inventariando não só as causas do desperdício, mas também estratégias de mitigação. A avaliação pericial foi feita com base em 402 fotografias de tabuleiros das crianças do 2º ceb ao longo da 4ª semana de novembro de 2021. As perspectivas dos pais foram captadas a partir da realização de um grupo-foco com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, e as das crianças a partir da realização de 130 inquéritos por questionário e 14 grupos-foco, dois por turma. A avaliação pericial ao desperdício dos almoços servidos na cantina permitiu concluir que quase metade das crianças (46,3%) desperdiçou mais de um quarto da comida servida no prato principal e que o consumo de fruta e vegetais foi muito baixo. As crianças constituíram um grupo homogéneo no que respeita às perspectivas em relação à comida de cantina e desperdício alimentar, não se encontrando diferenças significativas utilizando as variáveis idade, género, ou se comem ou não na cantina. Tanto crianças quanto pais consideraram que o DA gerado na cantina escolar era um problema, e as causas apontadas por ambos para o desperdício focavam-se na oferta alimentar, nas preferências e práticas alimentares das crianças e na gestão da cantina. As estratégias mitigadoras do DA mencionadas eram dirigidas sobretudo para a mitigação, principalmente ao nível da redução do DA gerado, o que poderia passar por auscultar as crianças acerca das suas preferências alimentares. Este estudo mostra que existe desperdício alimentar nas refeições da cantina e que as perspectivas da comunidade educativa sobre o assunto poderiam ser aplicadas no sentido de melhorar a qualidade da comida e simultaneamente promover a redução do desperdício.
ABSTRACT: Currently, it is estimated that 17% of all the food produced worldwide destined for human consumption is wasted. Educating the newer generations on the matter can be considered as one of the most efficient strategies to counter act this behavior. Despite children being frequently ignored and seen as passive agents whose voice does not hold any weight, many times they are the ones responsible for enacting changes on the values of their household. In addition to characterizing the perspectives of the children’s from EBI Canto da Maia’s middle school in regards to canteen food, this work aims to diagnose the degree of food waste (FW) generated by the children who eat lunch at the canteen and identify the perspectives from the parents and children in regards to the FW generated by the children in that context, creating an inventory where it is specified not only the causes of this waste, but also the strategies to mitigate it. This diagnostic assessment was performed based on 402 photographs of eating trays of the several children during a full week in November 2021. The parents’ expectations were gathered through a focus-group formed from the Parent’s Association, and the children through 130 questionnaires and 14 focus-groups, two in each class. This evaluation allowed to conclude that almost half of the children (46,3%) wasted more than a quarter of the food served, and that the consumption of fruits and vegetables among the children in this sample was very low at lunchtime. The group constituted by the children was homogenous about the view they had towards the canteen´s food and its waste, no meaningful differences were found when utilizing the variables: age, gender, or if they eat at the canteen or not. Parents and children both consider FW a problem, and the causes mentioned by the parties focused on the offer, the preferences and eating practices of the children and the canteens management. The mentioned FW’s mitigation strategies were especially directed to combat it, regarding the reduction of its amount. This study shows that food waste exists in the canteen’s meals and that the educational community has ideas which can be applied to better improve the food quality and simultaneously promote the reduction of waste.

Description

Dissertação de Mestrado, Gestão e Conservação da Natureza, 27 de março de 2023, Universidade dos Açores.

Keywords

Desperdício Alimentar Escola Ponta Delgada (São Miguel, Azores)

Citation

Silveira, Filipa Elisabete Rodrigues dos Santos. (2022). "Reduzir o desperdício alimentar na escola: do diagnóstico às estratégicas de mitigação preconizadas pelas crianças do 2.º Ciclo da EBI Canto da Maia (São Miguel, Açores)". 152 p. (Dissertação de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2022. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7002

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