FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Económicas e Empresariais"
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- A Accional como empresa digital dos AçoresPublication . Tavares, Diogo José do Amaral; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa ArrudaO presente relatório de estágio descreve as funções desenvolvidas pelo estagiário, bem como os conteúdos aprendidos durante o estágio e as metodologias de trabalho aplicadas, em contexto real de trabalho, na empresa Accional - Publicidade e Comunicação Visual, Lda., localizada na ilha de São Miguel, nos Açores. O estágio foi realizado no âmbito do Programa Estagiar L, promovido pelo Governo Regional dos Açores, tendo início no dia 1 de outubro de 2021, com a duração efetiva de dezoito meses. A atividade desempenhada focalizou-se na política de comunicação integrada de marketing, mais concretamente na utilização de ferramentas de marketing digital, para potenciar a comunicação das empresas e das marcas, que são clientes da Accional. Essas ações incluíram a dinamização de campanhas na web, redes sociais e dispositivos móveis, com o objetivo de comunicar valor ao cliente e de criar relacionamentos duradouros e persuasivos. Após um breve enquadramento teórico sobre o marketing e a comunicação digital, o relatório apresenta uma descrição da empresa e da sua história. De seguida, expõe as atividades realizadas no estágio, as oportunidades de aprendizagem e de interação em equipa. Ainda, é feita uma análise crítica à empresa e ao departamento web, sendo propostas algumas sugestões de melhoria. Finaliza com uma reflexão sistemática e crítica sobre a aprendizagem e as competências adquiridas nesta experiência de contacto direto com os profissionais da área da comunicação digital.
- Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19Publication . Sousa, Rodrigo Brilhante; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO surto da pandemia da covid-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos, socializamos e até viajamos, criando não apenas uma crise de saúde pública, mas uma das maiores crises económicas já vistas, afastando as pessoas e privando o mundo de acesso aos serviços. O mundo parou por alguns meses, destruindo empresas em todas as frentes, com forte repercussão para aquelas que dependiam do turismo, transformando o pós-pandemia em um ponto de viragem. Considerando a importância do marketing digital, mobile e das redes sociais no turismo, estas tornaram-se nas ferramentas de comunicação mais populares para as empresas deste setor, no pós-pandemia. Todo o ambiente de marketing, seja interno ou externo, teve de ser protegido para se manter um bom fluxo de interações, restaurar a imagem do destino e construir um bom relacionamento com as agências de viagens. Contudo, nem todas as organizações estavam preparadas para este desafio digital. O objetivo deste projeto é propor um modelo para avaliar e classificar o desempenho das empresas de animação turística em relação à sua presença digital no período pós-covid-19. O estudo centra-se na análise das estratégias de comunicação digital utilizadas por um conjunto selecionado de empresas localizadas na ilha de São Miguel no período pós-covid-19, com base em indicadores relacionados com a sofisticação da respetiva presença digital, medida pela perceção dos clientes. A avaliação foi efetuada de acordo com uma metodologia baseada na análise de todas as plataformas digitais de cinco empresas de animação turística selecionadas para o estudo utilizando as plataformas Seobility e Not Just Analitycs. Foram alvo de análise websites oficiais, otimização de motores de busca (SEO), Facebook, Instagram, Tripadvisor e a comunicação eletrónica boca-a-boca (eWOM). Após o processo de análise e apresentação dos resultados obtidos, foram identificadas as potencialidades e as fragilidades dos casos de estudo e elaboradas propostas e sugestões de ações, visando a melhoria dos serviços prestados. Este projeto tem como propósito a apresentação de um modelo de análise a todas as empresas de animação turísticas, proporcionando um guia prático às empresas que valorizam o melhoramento da sua presença digital. Sendo que, todo o método utilizado advém da pesquisa e análise do conteúdo próprio publicado e dos seus concorrentes.
- Avaliação da intenção de viajar em companhias aéreas: Um estudo aplicadoPublication . Borges, Maria Antónia Sebastião; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA existência de vários fatores, tanto internos como externos, contribuem de certa forma para a intenção de compra dos consumidores. Pretende-se analisar as principais implicações que afetam a intenção de compra dos consumidores, de modo a avaliar as melhores estratégias de marketing para solucionar esses problemas, utilizando a companhia aérea SATA como caso de estudo. Assim, para a realização do estudo, procedeu-se à realização de um inquérito, com o objetivo de entender a perceção e consequente intenção de compra que os consumidores têm em relação à companhia aérea em estudo. Os resultados obtidos revelam que os indivíduos têm uma boa perceção da imagem da companhia, para além de estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. Para além disso, afirmam que voltariam a usar a companhia aérea SATA para efetuar mais viagens, apesar dos preços aplicados serem considerados por muitos inquiridos como um aspeto negativo. Neste sentido, os resultados sugerem que o preço influencia de certa forma a intenção de compra. Estes resultados desafiam os profissionais de marketing a avaliar melhor as suas estratégias, como é o caso de oferecer melhor qualidade para compensar o preço.
- A avaliação de investimentos infraestruturais na perspetiva financeira, económica e do bemestar social: conceptualização de um método de avaliação utilizando a análise de opções reaisPublication . Oliveira, André Cabral; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesTradicionalmente, a avaliação de investimentos tem-se focado em aspetos maioritariamente financeiros, procurando a maximização do valor a criar para os acionistas. Não obstante, existem investimentos que, pela sua natureza infraestrutural ou importância na oferta de bens e serviços essenciais, têm impactos que se estendem a vários stakeholders e, até, a toda a sociedade. Entre os vários impactos, destacam-se os de natureza económica, social e ambiental. Num mundo marcado pela incerteza e pelas alterações climáticas e com compromissos firmados para reduzir as emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável, a decisão de realizar investimentos, sobretudo por decisores públicos, não deverá ter por base critérios meramente financeiros, mas também aspetos relacionados com o ambiente e o bem-estar social, procurando maximizar o valor para a sociedade, incluindo a minimização do impacto ambiental. Apesar de existirem modelos de avaliação que procuram quantificar esses impactos, estes ainda apresentam várias limitações, entre as quais se destaca o tratamento de fatores de incerteza. Neste sentido, esta tese pretende apresentar modelos de avaliação de investimento que conjuguem fatores de incerteza e impactos socioambientais. Para o efeito, recorre-se à análise de opções reais para apresentar três modelos que avaliam investimentos sob o ponto de vista económico e socioambiental. Como estudos de casos, apresentam-se três casos baseados na área do transporte aéreo e marítimo de passageiros, um dos setores com maior emissão de carbono, na Região Autónoma dos Açores, uma região ultraperiférica e fragmentada composta por nove ilhas e conhecida pela sua ambição de se tornar uma região sustentável. Os resultados obtidos apontam para o facto de, na Região Autónoma dos Açores, o transporte aéreo, sujeito a Obrigações de Serviço Público, apresentar uma elevada criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte marítimo, devido à poupança de tempo de viagem, mesmo considerando os impactos ambientais. Adicionalmente, é possível verificar que, entre ilhas com menor distância, a aquisição de embarcações elétricas para o transporte marítimo de passageiros revela possuir potencial de criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte aéreo, reduzindo os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável neste setor.
- Avaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19Publication . Melo, Sara Amaral; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesAo longo da história, é possível verificar que o comportamento do consumidor se foi adaptando sempre às novas realidades de diversas formas. Com o surgimento em 2020 de uma pandemia, assistiu-se mundialmente a restrições, confinamentos e ao surgimento de desafios políticos e de gestão. O surgimento do Covid-19, mudou completamente a forma como as pessoas viviam o dia a dia, tanto ao nível do trabalho, como ao nível do consumo. O objetivo deste estudo é o de perceber como é que, mais uma vez na História da Humanidade, os indivíduos/consumidores adaptaram o seu comportamento de compra, face à nova realidade e a todas as restrições relacionadas com ela. De forma a perceber como foi essa adaptação e os desafios associados a esta foram revistos diversos documentos e foi aplicado um questionário online a consumidores. Os resultados obtidos permitiram verificar que nem todos os comportamentos adotados inicialmente foram cabalmente interiorizados e que estes variam consoante um conjunto de características dos consumidores. Sendo um trabalho de análise do comportamento do consumidor, existem ainda muitas outras dimensões que podiam ser exploradas em futuros trabalhos de investigação e enriquecerão o conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
- Azores Getaways: Os recursos humanos e o seu valor acrescentadoPublication . Ambrósio, Andreia Correia; Tiago, Flávio Gomes Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO presente relatório de estágio visa a obtenção de grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Recursos Humanos, na Universidade dos Açores. Este relatório, cujo tema principal é a importância dos recursos humanos, tem por base o estágio realizado na empresa Inovtravel, com início a 1 de outubro de 2021 e término a 31 de março de 2023. Na caracterização da entidade verifica-se que a Inovtravel é uma das empresas de turismo com maior sucesso nos Açores, tendo como objetivo principal proporcionar uma boa experiência aos clientes antes, durante e depois da viagem, sendo assim um valor acrescentado. Neste estágio, destacam-se como atividades desenvolvidas o suporte e assistência ao cliente e a criação de pacotes personalizados de acordo com as preferências e gostos. Da análise crítica ao estágio resulta uma opinião muito positiva quanto à entidade em todos os aspetos. Certamente foi um orgulho para mim estagiar numa empresa com muito espírito de equipa e espaço para críticas construtivas. No dia a dia da empresa observa-se a preocupação e o cuidado para com os colaboradores e a abertura para novas ideias e pensamentos. Por fim, é possível observar ao longo do trabalho o investimento que a Inovtravel faz nos seus colaboradores e a respetiva consequência que se revela num bom serviço ao cliente e de boa qualidade. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- A beleza como elemento gerador de desigualdades no mercado de trabalho: uma análise empíricaPublication . Silva, Lisandra Maria Garcia da; Vieira, José António Cabral; Serpa, Sandro Nuno FerreiraNa sociedade açoriana é possível verificar várias desigualdades, nomeadamente no mercado de trabalho. Contudo, a desigualdade de beleza é um tema muito pouco explorado surgindo, assim, uma lacuna a ser preenchida. O presente estudo tem como objetivo entender a possibilidade da beleza física como um potencializador da desigualdade no mercado de trabalho e analisar a sua relevância. Neste sentido, para entender a realidade em estudo, a investigação em causa irá centrar-se em entrevistas semiestruturadas duas amostras distintas: “patrões com poder de contratação” e “funcionários sem poder de contratação”, tendo como população em estudo empresas privadas na ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores. Segundo a realidade em estudo, a representação social dos entrevistados sobre a beleza varia de acordo com a idade, a aparência, a higiene e a forma de vestir. Neste sentido, a beleza é efetivamente uma variável de desigualdade no mercado de trabalho, sobretudo no processo de recrutamento e seleção dos candidatos, mas também no processo de progressão na carreira. Foi possível também concluir que os candidatos e funcionários considerados mais atraentes têm mais oportunidades no mercado de trabalho do que os menos atraentes.
- Comportamentos aditivos, dependências, escolaridade e mercado de trabalho: A perceção dos alunos das escolas do concelho da Ribeira GrandePublication . Silva, Ana Beatriz Teixeira; Vieira, José António Cabral; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto CoimbraEste trabalho analisou os comportamentos aditivos e as dependências (CAD) dos adolescentes, bem como a perceção dos mesmos relativamente ao impacto que tais comportamentos podem ter ao nível da escolaridade e do mercado de trabalho. Para esse efeito, realizou-se um inquérito a 250 alunos de três escolas do concelho da Ribeira Grande. Os resultados indicam, entre outros aspetos, que os adolescentes que valorizam mais o presente e não se preocupam com o futuro têm uma maior probabilidade de consumir frequentemente substâncias aditivas. Indicam, ainda, que os adolescentes que pretendem continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, ou seja, continuar a investir em educação, assim como os que se preocupam em ter um bom emprego no futuro, têm uma maior probabilidade de acharem que o consumo de substâncias psicoativas terá um efeito negativo sobre a aprendizagem e, consequentemente, sobre as notas obtidas. É, também, de salientar que o facto de os pais falarem sobre as consequências das substâncias psicoativas aumenta esta probabilidade. Finalmente, os resultados sugerem que o uso da internet não reduz o desempenho educativo e não prejudica a ambição de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, exceto quando aquela se conjuga com a adição ao jogo eletrónico (neste caso diminui a probabilidade de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória).
- Comprometimento organizacional e satisfação laboral: Inter-relações com outros fatoresPublication . Medeiros, Sofia Melo; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesA satisfação laboral tem sido uma temática amplamente estudada, com o intuito de identificar, por um lado, a influência e, por outro, as consequências que decorrem do grau de satisfação que o indivíduo sente da experiência de trabalho. Por sua vez, o conceito de inteligência emocional tem-se demonstrado relevante no contexto organizacional, visto que está relacionado com os resultados organizacionais, tendo por base o desenvolvimento de uma vantagem competitiva para as organizações. O comprometimento organizacional, por seu turno, assume também um papel de relevância para as organizações, uma vez que tem consequências a nível do empenho dos colaboradores, contribuindo para maior sucesso da organização. Assim sendo, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o efeito da inteligência emocional no comprometimento organizacional, tendo, como variável mediadora, a satisfação laboral. Para dar resposta ao objetivo central da investigação, foi aplicado um questionário a uma amostra de 102 indivíduos em idade ativa e inseridos no mercado de trabalho, residentes em Portugal, na sua maioria na Região Autónoma dos Açores. Através dos resultados obtidos constata-se que as características sociodemográficas dos indivíduos não estão relacionadas com a satisfação, nem com a inteligência emocional o comprometimento organizacional. Contudo, verifica-se que existem correlações positivas entre a satisfação laboral e a inteligência emocional, bem como entre a satisfação laboral e o comprometimento organizacional. Detetou-se, ainda com a utilização da path analysis, a existência de um efeito indireto da inteligência emocional no comprometimento organizacional afetivo e normativo, tendo como variável mediadora a satisfação laboral.
- Consultoria empresarial e contabilidade: Plano de negócios de uma empresa a constituir nos AçoresPublication . Ponte, Alexandra Pereira; Teixeira, João Carlos AguiarEste projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores e tem como objetivo a criação de uma empresa inserida no setor de atividade de contabilidade e fiscalidade, a B’Illicit – Sociedade Unipessoal, Lda. A estrutura deste trabalho de projeto compreende inicialmente um enquadramento teórico sobre a essência da contabilidade e da fiscalidade. Apresenta-se o conceito de empreendedorismo e as principais vertentes que o constituem, considerando a conceção de um Plano de Negócios. Neste âmbito, discute-se a ideia do negócio subjacente à B’Illicit, bem como a missão, visão e valores pelos quais se rege toda a atividade. Apresenta-se o plano geográfico, os serviços a disponibilizar pela empresa, o mercado específico, através do qual se define o público-alvo, os fornecedores e concorrentes diretos da empresa, a estratégia de marketing e a organização dos recursos humanos. Por fim, apresenta-se uma avaliação económica e financeira de todo o projeto. A empresa proposta rege-se pela disponibilização de serviços contabilísticos, fiscais e ainda financeiros, trazendo um sentido de parceria, responsabilidade e disponibilidade, tanto presencial como remota, para com todos os seus clientes e diferentes ramos de atividade. Persiste um empenho na leitura e análise de resultados como complemento da junção dos efeitos contabilístico-fiscais e financeiros, gerando uma maior eficácia e rapidez de resposta por parte da administração empresarial. Os resultados apresentados apontam para a viabilidade da criação do negócio da B’Illicit, pois esta gera um Valor Atualizado Líquido de 270 798 euros e uma Taxa Interna de Rentabilidade de 13,08%, superior ao Custo de Oportunidade de Capital.