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- A avaliação de investimentos infraestruturais na perspetiva financeira, económica e do bemestar social: conceptualização de um método de avaliação utilizando a análise de opções reaisPublication . Oliveira, André Cabral; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesTradicionalmente, a avaliação de investimentos tem-se focado em aspetos maioritariamente financeiros, procurando a maximização do valor a criar para os acionistas. Não obstante, existem investimentos que, pela sua natureza infraestrutural ou importância na oferta de bens e serviços essenciais, têm impactos que se estendem a vários stakeholders e, até, a toda a sociedade. Entre os vários impactos, destacam-se os de natureza económica, social e ambiental. Num mundo marcado pela incerteza e pelas alterações climáticas e com compromissos firmados para reduzir as emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável, a decisão de realizar investimentos, sobretudo por decisores públicos, não deverá ter por base critérios meramente financeiros, mas também aspetos relacionados com o ambiente e o bem-estar social, procurando maximizar o valor para a sociedade, incluindo a minimização do impacto ambiental. Apesar de existirem modelos de avaliação que procuram quantificar esses impactos, estes ainda apresentam várias limitações, entre as quais se destaca o tratamento de fatores de incerteza. Neste sentido, esta tese pretende apresentar modelos de avaliação de investimento que conjuguem fatores de incerteza e impactos socioambientais. Para o efeito, recorre-se à análise de opções reais para apresentar três modelos que avaliam investimentos sob o ponto de vista económico e socioambiental. Como estudos de casos, apresentam-se três casos baseados na área do transporte aéreo e marítimo de passageiros, um dos setores com maior emissão de carbono, na Região Autónoma dos Açores, uma região ultraperiférica e fragmentada composta por nove ilhas e conhecida pela sua ambição de se tornar uma região sustentável. Os resultados obtidos apontam para o facto de, na Região Autónoma dos Açores, o transporte aéreo, sujeito a Obrigações de Serviço Público, apresentar uma elevada criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte marítimo, devido à poupança de tempo de viagem, mesmo considerando os impactos ambientais. Adicionalmente, é possível verificar que, entre ilhas com menor distância, a aquisição de embarcações elétricas para o transporte marítimo de passageiros revela possuir potencial de criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte aéreo, reduzindo os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável neste setor.