Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Papel do Erro no Processo de Ensino-Aprendizagem na InfânciaPublication . Silva, Liliana Fontes; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre o trabalho realizado durante a prática pedagógica desenvolvida nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando ênfase à problemática do erro no processo de ensino-aprendizagem na infância. Do estágio desenvolvido, importa destacar o contacto regular e prolongado com a realidade da profissão, a apropriação da sua complexidade e a vontade de contribuir para um ensino que valoriza o aluno como ator do seu processo de aprendizagem. Quanto ao aprofundamento da temática do erro, surge pela necessidade de se compreender a sua gestão em espaço escolar, uma vez que é uma componente que se encontra presente no quotidiano da ação do professor. Além disso, apesar de ser um tema clássico, continua a ser pouco debatido e aprofundado. No nosso caso, foi desenvolvido um estudo empírico que pretende clarificar a importância do erro no processo de ensino-aprendizagem e analisar o papel do educador/ professor na gestão do erro, bem como conhecer as perspetivas de crianças face ao erro. Sustenta-se na análise de 27 incidentes críticos obtidos durante o decorrer do estágio, bem como na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas a 16 crianças, estando oito a frequentar a Educação Pré-escolar e as outras oito o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram tratados, no essencial, através da análise de conteúdo temática. Os principais resultados mostram o erro é algo negativo e a evitar no processo de ensino-aprendizagem. Para Além disso, os professores tendem a apresentar a versão padrão em vez de utilizar estratégias que contribuam para a superação do erro. Assim, os resultados do presente estudo contribuem em certa medida para a compreensão do erro em contexto escolar, podendo vir a beneficiar a ação de diversos intervenientes no processo educativo em termos de deteção, análise e gestão do erro, de modo a se alcançar o sucesso educativo de forma mais esclarecida.
- Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissionalPublication . Ponte, Melissa Isabel Fita; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto Coimbra; Faria, Sandra Micaela Costa DiasA presente dissertação, intitulada “Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissional” pretende estudar e avaliar a possibilidade e a forma como a inteligência emocional poderá influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em primeiro lugar, realiza-se um enquadramento teórico, através da pesquisa de informação existente sobre: a inteligência emocional (interpessoal e intrapessoal) e os seus modelos da inteligência emocional (individual e grupal); ligação entre a inteligência emocional e as emoções, próprias e alheias, a inteligência emocional e a gestão emocional (de forma a deter um ambiente organizacional saudável), inteligência emocional enquanto elemento do capital humano; identificação dos conceitos de desempenho e satisfação profissional; e ligação à inteligência emocional. O objetivo deste enquadramento teórico passa por identificar os conceitos e as ligações existentes entre os mesmos. A análise do conteúdo bibliográfico existente permite aprofundar o conhecimento sobre a inteligência emocional e capacidade de esta influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em seguida, inicia-se a revisão sistemática das publicações realizadas sobre investigações realizadas nas duas possíveis ligações a estudar: a correlação existente entre a inteligência emocional e o desempenho laboral e, entre esta e a satisfação profissional. No estudo foram utilizadas várias bases de dados e aplicados os mesmos critérios de pesquisa e de seleção dos estudos: termos de pesquisa, anos de publicação, sendo selecionados apenas estudos quantitativos. Realça-se, que se seguem os critérios do PRISMA, pelo que apenas foram selecionados artigos publicados em revistas científicas indexadas, que apresentem texto integral e teses de mestrado e de doutoramento. Esta investigação tem como objetivo, obter um conjunto de estudos realizados, que detenham os critérios de pesquisa, de forma a deter uma visão fundamentada e verificar a possibilidade da ligação existente entre a inteligência emocional e o desempenho e entre esta e a satisfação profissional. A recolha de informação de cada estudo selecionado, após a validação através do título e do resumo, é feita pela análise do texto completo de cada estudo. Através dos 38 estudos recolhidos, conclui-se que existe uma relação positiva e complexa entre a inteligência emocional e o desempenho laboral, bem como entre esta e a satisfação profissional. A inteligência emocional deverá estar presente no processo de recrutamento e de seleção, bem como no desenvolvimento de carreira do individuo, pois em cada organização é importante desenvolver a inteligência emocional no seu capital humano.
- A beleza como elemento gerador de desigualdades no mercado de trabalho: uma análise empíricaPublication . Silva, Lisandra Maria Garcia da; Vieira, José António Cabral; Serpa, Sandro Nuno FerreiraNa sociedade açoriana é possível verificar várias desigualdades, nomeadamente no mercado de trabalho. Contudo, a desigualdade de beleza é um tema muito pouco explorado surgindo, assim, uma lacuna a ser preenchida. O presente estudo tem como objetivo entender a possibilidade da beleza física como um potencializador da desigualdade no mercado de trabalho e analisar a sua relevância. Neste sentido, para entender a realidade em estudo, a investigação em causa irá centrar-se em entrevistas semiestruturadas duas amostras distintas: “patrões com poder de contratação” e “funcionários sem poder de contratação”, tendo como população em estudo empresas privadas na ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores. Segundo a realidade em estudo, a representação social dos entrevistados sobre a beleza varia de acordo com a idade, a aparência, a higiene e a forma de vestir. Neste sentido, a beleza é efetivamente uma variável de desigualdade no mercado de trabalho, sobretudo no processo de recrutamento e seleção dos candidatos, mas também no processo de progressão na carreira. Foi possível também concluir que os candidatos e funcionários considerados mais atraentes têm mais oportunidades no mercado de trabalho do que os menos atraentes.