DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- O Currículo Regional na Educação Pré-Escolar : Análise de um ensaio realizado em contexto de EstágioPublication . Moniz, Andreia F.; Condessa, IsabelCom o intuito de valorizar a Cultura do Brincar nas práticas pedagógicas supervisionadas efetuadas em contexto da Educação Pré-Escolar, inquirimos um grupo de profissionais sobre a aplicação do Currículo Regional da Educação Básica no quotidiano e refletimos a importância do recurso a um conjunto de práticas lúdicas tradicionais efetuadas em contexto de estágio.
- A relevância dada à música e ao movimento nas práticas pedagógicas por Educadores de Infância e Professores do 1.º CicloPublication . Carvalho, Nisalda C. M. B.; Condessa, IsabelNas nossas escolas, a música e o movimento são cada vez menos abordados. Na educação pré-escolar ainda se registam algumas práticas que, à medida que as crianças adquirem novas aprendizagens cognitivas, vão sendo substituídas por atividades exclusivamente sedentárias, sem quaisquer ludicidade ou criatividade.
- A educação dos tempos livres das crianças e jovens na promoção do bem estar, recreação e lazerPublication . Bulhões, Paulo César; Condessa, IsabelPretendeu-se com esta pesquisa compreender e estudar a educação dos tempos livres, de crianças e jovens, promovidas pelas valências de Centros de Atividade de Tempos Livres (CATL).
- Aprender competências das expressões nas associações locais : atividades para tod@s?Publication . Condessa, IsabelEstudo realizado a partir de um grupo de adultos de uma mesma região, com o propósito de conhecer o tipo de envolvimento que assumem com as associações locais de carácter sócio cultural, artístico, recreativo e desportivo, especificando: a. contextos de adesão; b. competências adquiridas c. impacto das questões de género nessa adesão.
- O Ensino das Expressões nos Primeiros Anos da Escolaridade na Perspetiva do Educador/ProfessorPublication . Martins, Joana M. M.; Condessa, IsabelEste trabalho propõe efetuar uma análise ao ensino das expressões na infância, por serem áreas integradoras e versáteis que proporcionam variadas oportunidades para a criança se expressar, comunicar e adquirir conhecimentos vários a brincar.
- Análise de recursos e práticas para atividade física na infância : um estudo sobre 2 escolas.Publication . Oliveira, Marta M. A.; Condessa, IsabelCom este estudo empírico, realizado em contexto de estágio pedagógico, propusemo-nos observar e caracterizar os recursos existentes e os programas oferecidos em duas escolas da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (A e B) e compreender a sua potencialidade na promoção de prática de Atividade Física de um grupo de crianças/ alunos.
- Learning while teaching : embracing a collaborative action-research projectPublication . Leal, Susana Mira; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, FilomenaIn a context of swift and continuous scientific, technological, socio-economical and environmental change, teachers must become more and more aware of the complexity of the educational process and continually analyze their actions, responsibilities and roles. Commonly, teachers regret the scarcity and inadequacy of lifelong training programs, the time they involve and the gap between theory and practice. They must understand they can better meet the educational challenges they face if they engage in collaborative research projects. One of the greatest challenges teachers face daily has to do with students' lack of interest in learning what society thinks they should learn. In this paper, we present some data from a research project (Research for a Relevant Curriculum) that illustrates how collaborative action research can help teachers think their practices and improve their teaching skills aiming for their students’ motivation and success (Sousa & Valadão, 2008). RRC is a collaborative action research project developed in the Azores (Portugal). It involves twelve teachers of basic education from two islands of the Archipelago (São Miguel and Terceira) and four researchers from the University of Azores. In 2009, RRC established an international partnership with teachers and researchers from Bucharest, Romania (ENCUR), and, in July, 2010, organized the first Portuguese-Romanian Colloquium on Curriculum Issues, which took place in Terceira, Azores. The second edition is already being prepared and will take place in 2011, in Bucharest.
- Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro anoPublication . Sousa, FranciscoA presente comunicação aborda um estudo sobre uma experiência de ensino a distância (EaD) no contexto dos cursos de formação inicial de professores oferecidos por uma universidade portuguesa. Apesar de esses cursos serem presenciais, algumas disciplinas têm sido, total ou parcialmente, lecionadas online, sendo essa lecionação baseada no modelo MAPE. Após uma explicação sobre as características deste modelo, a comunicação foca a questão específica da adaptação do mesmo aos alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura. Considerando que se tem verificado uma menor satisfação desses alunos, comparativamente a alunos de anos mais avançados do mesmo curso e a alunos de mestrado, o recorte do estudo aqui apresentado norteia-se por dois objetivos: (1) compreender a evolução da satisfação dos alunos do primeiro ano relativamente ao modelo MAPE; (2) discutir as sucessivas adaptações do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. A metodologia de investigação assentou na análise das respostas dos alunos a questionários online, entre os anos académicos de 2014/15 e 2017/18. Os resultados sugerem a existência de algumas melhorias na satisfação dos alunos ao longo dos referidos anos. Alguns dados relativos a sugestões de alteração de determinados aspetos da lecionação encorajam um esforço de continuação da adaptação do modelo aos referidos alunos.
- Concepções de professores sobre currículo e culturaPublication . Silveira, Maria Cristina de Oliveira; Sousa, FranciscoA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tão pouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. A presente comunicação debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos fundamental, médio e superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos Estudos Curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspetos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
- Diferença e relevância no currículo : diferenciar em função da relevância?Publication . Sousa, FranciscoEste texto inspira-se noutros trabalhos cujos autores refletem sobre a diferença, no plano educativo e curricular, evitando o agrupamento de indivíduos considerados, de alguma forma, idênticos entre si, isto é, evitando a racionalidade categorial. Além disso, aborda algumas questões de diferenciação curricular, considerando que, no campo do currículo, esta última é uma forma privilegiada de atender à diferença. Aborda ainda o conceito de relevância curricular, discutindo a sua importância em abordagens à diferenciação curricular não orientadas pela racionalidade categorial. A primeira secção identifica diferentes formas de encarar a diferença na sua relação com o currículo e propicia uma breve discussão das mesmas, enfatizando a diferenciação curricular enquanto resposta à diferença. Segue-se uma secção focada na relevância curricular. São explicitadas várias propostas de concetualização desta última e são apresentados alguns comentários sobre semelhanças e diferenças entre essas mesmas propostas, com especial atenção às dimensões da relevância consideradas pelos proponentes.