DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- Acomodação, Apego ou Evitamento? Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrênciaPublication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires
- Active aging and intergenerational cooperation in volunteer work: the T- Squads as a pilot intervention on termite pest control in the Azores (Portugal)Publication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Silva, Paulo Rogério; Neves, Isabel; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.Drywood termite is an insect pest that causes great damage by consuming an entire house wood infra-structure. In the Azores it is dangerously well established and its impacts are increased when combined with the region's regular seismic activity. The pest is mainly established in the historical city centers, mostly composed by old housing and inhabited by aged citizens with low socioeconomic, literacy and physical mobility resources.
- AGRUPAI-T - Associar para Gerir o Risco Urbano para o Património Arquitectónico Açoriano Infestado por Térmitas: mediação para uma gestão integrada do risco no controlo de uma praga urbanaPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.Drywood termite Cryptotermes brevis is one of the insect pests that cause more damage. Established in Africa, Australia, Pacific, Indic and the Atlantic Island, South and North America, in the USA, $120 million are accounted for its control costs and untold amount sworld wide. It is a severe, invasive urban pest capable of consuming na entire housewood infra-structure. In the Azores it is dangerously well established, as the seriousness of its impacts are increased when combined with the region’s seismic activity. 16 parishes of 5 islands have been defined as risk areas, now threatening to spread to the entire archipelago. Its first record in Lisbon generates the alarm to be Europe´s doorway to the pest.
- AGRUPAI-T – Como tornar comum um problema de todos nós? Um estudo de caso para a facilitação da participação e envolvimento público na gestão de uma praga urbanaPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Neves, Isabel; Silva, Paulo Rogério; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.A Cryptotermes brevis é das pragas de insetos que maiores danos causam ao ser capaz de consumir toda a infraestrutura em madeira de uma habitação. $120 milhões são gastos anualmente nos EUA para o seu controlo e inumeráveis somas no resto do globo.
- Agualva, 2009! Alterações climáticas e acção antrópica na produção de catástrofes climáticasPublication . Neves, Isabel; Rodrigues, António Félix Flores; Arroz, Ana Margarida MouraA freguesia da Agualva assenta numa das extremidades eruptivas do vulcão do Pico Alto, cujas lavas deram origem a elevações que no seu conjunto formam o Maciço do Pico Alto. O Maciço do Pico Alto origina grande condensação e favorece a acumulação de nuvens a elevadas taxas de precipitação que estão na origem de um número significativo de nascentes, ribeiras e fontes. Tanto o coberto vegetal como o uso do solo, têm funções claras na diminuição da taxa de erosão dos solos e escultura dos leitos das ribeiras, bem como na escorrência superficial. Mas as alterações introduzidas pelo ser humano no uso do solo podem provocar impactos ambientais variados.
- Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidadePublication . Sousa, FranciscoÉ hoje claro que nem a uniformidade curricular, que começou a ser sistematicamente criticada em Portugal há quase vinte anos (Formosinho, 1991, 1993), nem a diferenciação curricular estratificadora – isto é, associada a uma lógica de atribuição de diferentes valores a diferentes tipos de conhecimento e de controlo do acesso aos diferentes estratos de currículo resultantes dessa atribuição (Young, 1998, pp. 14-21) – promovem a equidade nos sistemas educativos. O desenvolvimento de formas não estratificadoras de diferenciação curricular parece, portanto, o único caminho possível para a construção de um currículo respeitador do princípio da equidade. Mas há obstáculos à assunção dessa abordagem. Numa tentativa de contribuir para a compreensão dos mesmos, recorre-se, nesta comunicação, a um estudo empírico através do qual se procurou caracterizar o pensamento e a prática de docentes do ensino básico relativamente à diferenciação curricular. Tendo os resultados relativos à dimensão individual dessa problemática sido já apresentados e discutidos (Sousa, 2007, 2008), focar-se-á agora uma dimensão organizacional, sendo esse foco subordinado a dois objectivos específicos do já referido estudo empírico: - Compreender até que ponto os órgãos de gestão intermédia da escola estudada organizavam o seu trabalho numa lógica de diferenciação curricular; - Identificar representações da diferença (entre estudantes) subjacentes a esse mesmo trabalho. A metodologia assentou sobretudo em três técnicas de recolha de dados: entrevistas com directores de turma, observação de reuniões de conselhos de turma e análise dos documentos processados por esses órgãos. Os resultados do estudo evidenciam que os referidos documentos foram usados mais para efeitos de cumprimento de obrigações burocráticas do que para efeitos de gestão curricular, o que denuncia uma tendência para a burocratização, que tem vindo também a ser assinalada pela investigação sobre projectos curriculares de turma e que se manifesta sobretudo na produção de muita informação de caracterização das turmas que acaba por não ser mobilizada na prática pedagógica (Freire, 2005). Nesta comunicação será sugerido que, mais do que resultar de uma simples atracção pela lógica burocrática, a dificuldade de construção de projectos curriculares de turma que funcionem como instrumentos de gestão curricular ao serviço da equidade radica, em grande parte, numa representação da diferença em que esta última tende a ser considerada como sinónimo de défice, estreitando-se assim o leque de oportunidades de exploração de dimensões da diferença entre estudantes não associadas a dispositivos de estratificação.
- Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantesPublication . Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria da GraçaO Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM) é um modelo cultural, histórico e de saúde reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O PAM tem associada a si uma série de características promotoras de saúde, entre as quais o elevado consumo de alimentos funcionais (AF), ou seja, alimentos que têm um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adesão ao PAM e perceção sobre AF dos estudantes do terceiro ciclo do ensino básico da ilha Terceira.
- O Ambiente não é qualquer coisa! - Diversidade de perspectivas das crianças acerca do ambientePublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neilson, Alison; Rodrigues, Luzia
- O Ambiente no futuro: Representações e preocupações de crianças terceirenses.Publication . Rodrigues, Luzia; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neilson, Alison