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- O Programa SOS Térmitas: entre a persuasão e a medição na comunicação de riscoPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.; São Marcos, Rita; Neves, Isabel; Silva, Paulo Rogério
- Mais-valia nutricional de macroalgas marinhas dos Açores. Determinação do teor de fibra bruta.Publication . García, Ismael G.; Paiva, Lisete S.; Lima, Elisabete M. C.; Baptista, José A. B.; Patarra, Rita F.; Neto, Ana I.
- Workshop prevenção e controlo de espécies invasorasPublication . Gabriel, Rosalina (ed. lit.); Elias, Rui B. (ed. lit.)Reconhecendo o problema cada vez maior das espécies invasoras na Europa, a Comissão Europeia está a desenvolver uma estratégia, a ser adoptada em 2012, para a prevenção e controlo destas espécies. Este tema constitui mesmo um dos objectivos-chave da recentemente adoptada «Estratégia para a Biodiversidade na União Europeia para 2020». No contexto desta estratégia Europeia, a definição de espécie invasora inclui as espécies exóticas que ameaçam a diversidade biológica e/ou a saúde pública e/ou os valores sócio-económicos. Esta ameaça é muito real em várias regiões continentais mas é mais problemática em meios insulares, onde a chegada de espécies exóticas pode ser dramática para os ecossistemas naturais e, directa ou indirectamente, para a sociedade humana. Foi por reconhecer que este é um tema da maior importância para os Açores que decidimos organizar este workshop, com os seguintes objectivos. 1) Conhecer as principais espécies invasoras dos Açores e discutir a sua importância em termos de impacte nos ecossistemas naturais e na sociedade; 2) Analisar casos estudados de controlo de espécies invasoras, com especial ênfase para os Açores; 3) Dinamizar o envolvimento público e das entidades oficiais na prevenção e controlo de espécies invasoras; 4) Analisar e discutir estratégias para a prevenção e controlo de espécies invasoras; 5) Dinamizar, com o contributo de especialistas, entidades oficiais, ONGs e público em geral, o Observatório Regional da Biologia das Invasões (ORBI). Pretendemos desenvolver as linhas gerais de estratégias de curto, médio e longo prazo para as espécies invasoras nos Açores, com o envolvimento de todas as partes interessadas, trabalhando em conjunto para um objectivo comum da maior importância para a natureza e sociedade Açoreanas.
- Rocky shore macroalgae communities of the Azores (Portugal) and the British Isles: a comparison for the development of ecological quality assessment toolsPublication . Wallenstein, Francisco; Neto, Ana I.; Rodrigues, Armindo; Wilkinson, Martin
- IntroduçãoPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA revista Comunidades, que agora se lança, da responsabilidade da Direcção Regional das Comunidades (DRC), é o resultado do Congresso Internacional de Organizações de Serviço Social, subordinado ao tema Migrações e Práticas Inclusivas, que se realizou em Ponta Delgada, em Dezembro de 2010, organizado pelas direcções regionais das Comunidades e da Solidariedade e Segurança Social.
- Controvérsias em torno da Hortênsia e da Marsilia: um contributo para a compreensão do património natural à luz da relação entre ciência e sociedadePublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina
- Sustentabilidade em destinos turísticos insulares: o projecto Azores Green Islands TourismPublication . Estima, Deborah; Moniz, Ana Isabel Arruda; Caetano, Diogo; Escudero Aznar, Pablo; Ventura, Maria A.A presente investigação se enquadra no Projecto Azores Green Islands Tourism, que é uma parceria da Universidade dos Açores com a ARENA, com apoio da FCT e do MIT. O objectivo é identificar e avaliar como os operadores turísticos dos Açores, vêem o ecoturismo e a adopção de práticas sustentáveis como forma de agregar valor ao destino. O projecto está sendo realizado nas nove ilhas do Arquipélago e possui a duração de um ano. A selecção da população investigada foi realizada através do registo oficial das empresas cadastradas na Direcção Regional de Turismo e o levantamento dos dados através da implementação de inquérito. Como principais resultados e contributos espera-se: elaborar um banco de dados das empresas com informações sobre a adopção de boas práticas; identificar a percepção dos operadores sobre o ecoturismo; identificar e avaliar como os operadores vêem a adopção de práticas sustentáveis como forma de agregar valor ao destino; elaborar um diagnóstico da actividade; e contribuir para uma reflexão sobre a importância das práticas sustentáveis. Dessa forma, espera-se identificar quais estratégias são necessárias para estimular a adopção destas práticas, culminando na elaboração de um plano de acção direccionando um planeamento futuro a ser tomado para o turismo sustentável no Arquipélago.
- Entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professoresPublication . Santos, Ana IsabelO processo de transição entre níveis educativos é amplamente reconhecido e pontualmente estudado como um factor importante que contribui para uma progressão de sucesso nas aprendizagens das crianças. Numa pesquisa alargada sobre as práticas pedagógicas de literacia no processo de transição entre a educação pré-escolar e o ensino básico, não são encontrados estudos que aprofundem esta temática, sendo certo que, aqueles que abordam as questões da transição entre estes dois níveis de ensino, apontam para a importância da aproximação e continuidade entre as práticas de educadores e professores como um aspecto positivo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças (Ahtlo et al., 2011; Chun, 2003; Einarsdottir, 2006). Estes estudos são unânimes em afirmar que, na maior parte dos casos, existem descontinuidades entre os dois níveis de ensino, descontinuidades, estas, que se verificam ao nível das práticas pedagógicas e das concepções destes docentes. Em Portugal, quer as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (M.E., 1997), quer os Programas de Língua Portuguesa (M.E., 2004, 2009) são o reflexo de um conjunto de intenções mais ou menos explícitas sobre a continuidade educativa, a que educadores e professores devem dar atenção, na concepção e implementação de estratégias que visem a criação de condições favoráveis para uma transição que se pretende de sucesso. A questão que se impõe é saber de que forma essa continuidade está presente nas nossas escolas. Na procura de algumas pistas, a presente comunicação tem por objectivo dar a conhecer a forma como educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico concebem e implementam estratégias orientadas para este processo, na tentativa de identificar aspectos que lhe imprimam essa lógica de continuidade e articulação. Assim, foram realizadas 10 entrevistas (5 a educadores e 5 a professores do 1º Ciclo E.B.), no sentido de se aprofundar a forma como cada um pensa sobre aquilo que deveria ser e sobre aquilo que faz neste âmbito da sua intervenção. Resultados preliminares são reveladores de posições distintas entre educadores e professores na forma como perspectivam o processo de transição entre estes dois níveis de ensino. Contudo, a identificação de estratégias de intervenção direccionadas para o desenvolvimento de competências de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita, distantes de uma perspectiva emergente da literacia que deveria prevalecer, e vincadamente centradas no adulto, parecem ser um denominador comum na forma como uns e outros pensam.
- Potencial nutricional de macroalgas marinhas dos Açores. Determinação do teor de proteína.Publication . Furtado, Miguel; Paiva, Lisete S.; Lima, Elisabete M. C.; Baptista, José A. B.; Patarra, Rita F.; Neto, Ana I.
- Diversidade vegetal e impactes ambientais em percursos pedestres localizados nos Sítios de Importância Comunitária (SIC), nas ilhas das Flores e São Miguel (Açores - Portugal)Publication . Queiroz, Rose Emília; Ventura, Maria A.; Silva, LuísO presente trabalho vem adicionar esforços à conservação das áreas protegidas, que apresentam importantes aspectos ligados à preservação, principalmente no que se refere às questões de vulnerabilidade decorrentes da acção humana. Através deste trabalho, pretende-se avaliar e caracterizara biodiversidade vegetal existente através da abundância e riqueza de espécies, assim como, os percursos pedestres que cruzam as áreas de reserva da Lagoa do Fogo (Ilha de São Miguel), Morro Alto e Costa Nordeste (Ilha das Flores) - Açores. Pretende-se ainda analisar as condições dos trilhos quanto à existência ou não de impactes ambientais, advindos dos visitantes ou de outras actividades (e.g. agro pecuárias, utilização de veículos motorizados) desenvolvidas nas áreas. Foram amostrados 8 trilhos, sendo 6 na ilha de São Miguel (SM) e 2 na ilha das Flores (FL), onde se registou a abundância e a cobertura de espécies vegetais endémicas, nativas e introduzidas, e informações referentes as condições do solo (erosão, encharcamento), vegetação, questões de vulnerabilidade e segurança dos trilhos (sinalização, escorregadio). Os resultados apontam para a necessidade de medidas de controlo e gestão das actividades desenvolvidas, sendo imprescindível identificar os tipos de impactes causados com maior frequência.
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