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- The importance of generalist pollinator complexes for endangered island endemic plantsPublication . Weissmann, Julie A.; Schaefer, HannoTo investigate whether endangered endemic plants of the Azores are threatened by pollinator limitation, we studied the insect pollinator communities of Azorina vidalii, Euphrasia azorica, Myosotis azorica and Solidago azorica on Corvo Island. We found no evidence for dependence on a specialised pollinator. Instead, we found five to 21 mostly generalist insect pollinators per plant species, six of them probably introduced species. Diptera, with at least 12 species, and Hymenoptera, with at least nine species, are the most important insect orders and also most important in visitation frequency. The relatively high pollinator diversity for each of the studied plants and the high proportion of generalists indicate that the pollination networks of the four study plant species are rather resilient, i.e. the loss of a species would not constitute an immediate threat. Seed counts and numbers of juvenile plants indicate that reproductive success of all four species is stable. Altogether, our results suggest that there is no pollinator limitation in the four study species. Conservation measures should therefore focus on other threats, on Corvo mainly on grazing pressure.
- A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagemPublication . Sousa, FranciscoNeste artigo relaciona-se o design instrucional – e, mais especificamente, o design de ambientes virtuais de aprendizagem (sobretudo em contexto de ensino a distância) – com outros tipos de design, no quadro do design em geral. Defende-se a ideia de que uma maior consciência desta relação e um maior investimento na mobilização para o design instrucional de conhecimento gerado no contexto de outros tipos de design podem ser bastante enriquecedores. O modelo MAPE – que tem presidido ao design de alguns ambientes virtuais de aprendizagem numa universidade portuguesa – é referido como exemplo de contexto no qual têm sido realizadas algumas práticas de design tomando por referência um quadro teórico abrangente, norteado, em grande parte, por princípios de design em geral.
- First record of the starfish Luidia atlantidea in the Canary IslandsPublication . Osaer, Filip; Narváez, K.We document the first observations of Luidia atlantidea Madsen, 1950 (Luidiidae; Paxillosida, Asteroidea) along the coasts of the Canary Islands, which represents a new westward occurrence of its known range. Individuals were observed during a visual scuba diving census in the islands of Gran Canaria (northwestern and eastern coasts) and Tenerife (eastern coast). These occurrences highlight the importance of the systematic biodiversity monitoring and surveillance of the dynamic changes in the environment, whereas future research is required to reveal the underpinnings for its presence.
- Concepções de professores sobre currículo e culturaPublication . Silveira, Maria Cristina de Oliveira; Sousa, FranciscoA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tão pouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. A presente comunicação debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos fundamental, médio e superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos Estudos Curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspetos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
- O problema da formação em Filosofia para Crianças : práticas e pressupostosPublication . Costa Carvalho, MagdaO Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp tem pouco mais de 40 anos e à sua criação de imediato se sucederam a difusão e a adaptação em diversos contextos geográficos e culturais. Quer isto dizer que a História da Filosofia para Crianças, sobretudo nas últimas décadas, tem consistido numa marcha, mais ou menos vertiginosa, de inovação e renovação. E nem sempre este ritmo de rápida disseminação se tem mostrado compatível com a sedimentação de reflexões apuradas sobre as diferentes dimensões e problemáticas que a prática coloca. A formação dos facilitadores de sessões de Filosofia para Crianças, de acordo com o modelo da comunidade de investigação filosófica de Lipman e Sharp, é uma das dimensões deste projeto pioneiro que aguardam um debate de maior desenvolvimento. A presente reflexão pretende contribuir para essa discussão, apresentando de forma concisa algumas posições que consideramos relevantes para a compreensão do que está em causa. Não temos a pretensão de assumir a forma acabada de um cânone, mas de justificar opções que nos parecem decisivas no presente contexto de implementação da Filosofia para Crianças em Portugal. Esperamos, assim, contribuir para que se possa gerar uma comunidade alargada de diálogo sobre este tópico.
- Fake spawns and floating particles : a rebuttal of Karkarey et al. "Alternative reproductive tactics and inverse size-assortment in a high-density fish spawning aggregation"Publication . Erisman, Brad E.; Barreiros, João P.; Rhodes, Kevin L.; Warner, Robert R.Courtship and spawning behaviors of coral reef fishes are very complex, and sufficient sampling effort and proper methods are required to draw informed conclusions on their mating systems that are grounded in contemporary theories of mate choice and sexual selection. We reviewed the recent study by Karkarey et al. (BMC Ecol 17:10, 2017) on the spawning behavior of Squaretail coralgrouper (Plectropomus areolatus) from India and found no evidence to support their findings of alternative reproductive tactics, unique school-spawning involving a single male with multiple females, or inverse size-assortment. The study lacks scientific credibility due to a lack of rigor in the methodology used, misinterpretation of observed behaviors, misinterpretation of the literature, and insufficient data. Their approach led the authors to produce spurious results and profound, invalid conclusions that violate the most basic assumptions of mate choice and sexual selection theory as applied to mating systems in marine fishes.
- Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro anoPublication . Sousa, FranciscoA presente comunicação aborda um estudo sobre uma experiência de ensino a distância (EaD) no contexto dos cursos de formação inicial de professores oferecidos por uma universidade portuguesa. Apesar de esses cursos serem presenciais, algumas disciplinas têm sido, total ou parcialmente, lecionadas online, sendo essa lecionação baseada no modelo MAPE. Após uma explicação sobre as características deste modelo, a comunicação foca a questão específica da adaptação do mesmo aos alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura. Considerando que se tem verificado uma menor satisfação desses alunos, comparativamente a alunos de anos mais avançados do mesmo curso e a alunos de mestrado, o recorte do estudo aqui apresentado norteia-se por dois objetivos: (1) compreender a evolução da satisfação dos alunos do primeiro ano relativamente ao modelo MAPE; (2) discutir as sucessivas adaptações do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. A metodologia de investigação assentou na análise das respostas dos alunos a questionários online, entre os anos académicos de 2014/15 e 2017/18. Os resultados sugerem a existência de algumas melhorias na satisfação dos alunos ao longo dos referidos anos. Alguns dados relativos a sugestões de alteração de determinados aspetos da lecionação encorajam um esforço de continuação da adaptação do modelo aos referidos alunos.
- Há Matemática na Fotografia?Publication . Medeiros, PauloSomos constantemente inundados com fotografias, seja nas redes sociais, revistas ou jornais, a fotografia faz parte do nosso dia-a-dia de tal forma que os próprios telemóveis já contêm câmaras fotográficas com cada vez mais resolução e que, com um simples toque, são imediatamente partilhadas no Facebook, Instagram, Twiter, etc. É um facto que, para além de uma cada vez maior resolução, as câmaras surgem cada vez mais “automatizadas” onde grande parte das funções já estão pré-definidas, de forma a facilitar a vida ao utilizador. Existem programas para fotografia noturna, para paisagem, retrato, etc. O utilizador limita-se a escolher o que quer fazer e carregar no disparador. É de notar que todo este facilitismo não é sinónimo de uma maior qualidade fotográfica, muitas vezes acontece exatamente o oposto. Este livro tem como principal objetivo iniciar e despertar a curiosidade do leitor para a fotografia, bem como ilustrar toda a Matemática implícita ao ato de fotografar, tanto a nível técnico como a nível de composição.
- Diferença e relevância no currículo : diferenciar em função da relevância?Publication . Sousa, FranciscoEste texto inspira-se noutros trabalhos cujos autores refletem sobre a diferença, no plano educativo e curricular, evitando o agrupamento de indivíduos considerados, de alguma forma, idênticos entre si, isto é, evitando a racionalidade categorial. Além disso, aborda algumas questões de diferenciação curricular, considerando que, no campo do currículo, esta última é uma forma privilegiada de atender à diferença. Aborda ainda o conceito de relevância curricular, discutindo a sua importância em abordagens à diferenciação curricular não orientadas pela racionalidade categorial. A primeira secção identifica diferentes formas de encarar a diferença na sua relação com o currículo e propicia uma breve discussão das mesmas, enfatizando a diferenciação curricular enquanto resposta à diferença. Segue-se uma secção focada na relevância curricular. São explicitadas várias propostas de concetualização desta última e são apresentados alguns comentários sobre semelhanças e diferenças entre essas mesmas propostas, com especial atenção às dimensões da relevância consideradas pelos proponentes.
- Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a projectPublication . Sousa, FranciscoThis chapter reports a study on collaboration within an action research project that was conducted by university researchers and elementary school teachers in the Azores, Portugal. More specifically, it examines how different kinds of of participants worked together in different phases of the project. The notion of mutuality (i.e., the relative status of the participants and their ownership of the project) was especially critical for understanding changes in collaboration within the prject. However, mutuality cannot be fully understood if important aspects of the geographical and cultural context in which a project of that kind takes place are not taken into consideration. In this particular case, it is important to consider the fact that local policy is devoid of incentives for elementary school teachers' participation in research projects.