Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto inspira-se noutros trabalhos cujos autores refletem sobre a diferença, no plano educativo e curricular, evitando o agrupamento de indivíduos considerados, de alguma forma, idênticos entre si, isto é, evitando a racionalidade categorial. Além disso, aborda algumas questões de diferenciação curricular, considerando que, no campo do currículo, esta última é uma forma privilegiada de atender à diferença. Aborda ainda o conceito de relevância curricular, discutindo a sua importância em abordagens à diferenciação curricular não orientadas pela racionalidade categorial. A primeira secção identifica diferentes formas de encarar a diferença na sua relação com o currículo e propicia uma breve discussão das mesmas, enfatizando a diferenciação curricular enquanto resposta à diferença. Segue-se uma secção focada na relevância curricular. São explicitadas várias propostas de concetualização desta última e são apresentados alguns comentários sobre semelhanças e diferenças entre essas mesmas propostas, com especial atenção às dimensões da relevância consideradas pelos proponentes.
Description
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, "Currículo: entre o comum e o singular", realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2016 na Universidade Federal de Pernambuco, na cidade do Recife, Pernambuco/Brasil.
Keywords
Currículo Relevância Curricular
Citation
Sousa, F. (2018). Diferença e relevância no currículo: diferenciar em função da relevância? In M. Aguiar, A. F. Moreira e J. A. Pacheco (Orgs.). "Currículo, entre o comum e o singular" (pp. 127-143). Recife: ANPAE.