DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- “Conta-me um conto” - potencialidades filosóficas das obras de Ondjaki em atividades com crianças de uma escola angolanaPublication . Ribeiro, Silina Dias; Silva, Maria Madalena Teixeira; Carvalho, Magda CostaEsta dissertação aborda a importância da Literatura Infantil, a sua escrita e as suas ilustrações no âmbito do trabalho da comunidade de investigação filosófica, tendo em conta o contexto cultural e social em que a investigação se situa. O objetivo é recorrer à Literatura Infantil como estímulo ou ponto de partida para filosofar e investigar com crianças. Como no nosso estudo pretendemos ter em conta a influência do contexto cultural e social do grupo de pessoas que constituem a nossa comunidade de investigação, escolhemos as histórias do escritor angolano Ondjaki, cujos textos e ilustrações são familiares à nossa comunidade em investigação. A comunidade de investigação filosófica com quem trabalhámos foi uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, da Escola Camilo Castelo Branco, em Luanda. Conforme procuraremos demonstrar ao longo de vários capítulos da dissertação, o facto de esta comunidade estar em Angola poderá ser uma fonte de potencialidades para o pensamento filosófico promovido pela comunidade de investigação. A escolha dos livros de Ondjaki prende-se com a oferta de autores nacionais que contam histórias recheadas de características, elementos e pormenores do próprio país e da cultura angolana. Considera-se que recorrer a obras infantis de autores angolanos, neste caso de Ondjaki, para promover o pensamento filosófico das crianças, é uma forma de potenciar e vivenciar a sua escrita, rica em elementos culturais que estarão ao alcance do público leitor, recorrendo a uma cosmovisão mais próxima de Luanda e, através dessas obras e dos seus conteúdos literários, proporcionar momentos de Filosofia para Crianças.
- Dar Forma aos Conceitos na Comunidade de Investigação FilosóficaPublication . Pacheco, Juan Manuel Cabral Martins Silva; Carvalho, Magda Costa; Castro, Gabriela Couto Teves de Azevedo eCom a realização deste estudo pretendemos entender os conceitos não só por via da linguagem oral, como também os expressando de uma forma artística, mais especificamente através da escultura. O pensamento que vai surgindo nos diálogos filosóficos desafia-nos a pensar os conceitos, a materializá-los, a conferir-lhes forma e volume, isto é, ampliá-los para além da verbalização. Pretendemos investigar se os conceitos podem ser interpretados e registados de diferentes modos, nomeadamente através do diálogo e da modelação. Esta dissertação1 irá incidir na procura de conceitos presentes no questionamento e no diálogo. Numa comunidade de investigação filosófica (Sharp, 1987; Kennedy, 2020) incentiva-se a possibilidade de em conjunto pensarmos, dialogarmos, argumentarmos ou contra-argumentarmos, imaginarmos, verbalizarmos, de modo a termos uma presença ativa na sociedade, enquanto indivíduos pensantes e questionadores. Esses pensamentos que somos convidados a ter, em comunidade de investigação, advêm das experiências, das vivências intrínsecas de cada pessoa. O questionamento temático ou conceptual dá origem ao diálogo. Contudo, nem todos os membros da comunidade conseguem expressar os pensamentos com recurso a verbalização ou aos gestos, pelas mais diversas razões: porque são tímidos, porque não conseguem exprimir de forma oral o que pensam, porque têm receio do que os outros vão dizer, porque não encontram uma forma de expressão apropriada ou porque não lhes é dada a oportunidade de se expressarem. Por vezes encontramos estas diversas dificuldades de como revelar o que realmente queremos transmitir. Neste contexto questionamos: porque não, criar a possibilidade, numa comunidade de investigação filosófica, de dar (outras) formas aos conceitos? Esta pergunta será o ponto de partida para desenvolvermos o nosso estudo. A nossa investigação decorrerá no âmbito da interseção entre a área curricular das Artes Visuais e o trabalho em comunidade de investigação filosófica, na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes – Rodrigues, na qual decorre o projeto “Filosofâncias”2. Será importante realçar que, num primeiro momento da dissertação, pretendemos abordar a importância das Artes Visuais como um campo que permite explorar e contribuir para a diversificação de canais de expressão potenciando o pensamento, a criatividade e o espírito crítico. Esta área disciplinar baseia-se em três domínios nomeadamente: Apropriação e Reflexão; Interpretação e Comunicação; e Experimentação e Criação (Aprendizagens Essenciais)3. Perante estes domínios considera-se que pode estar aberta a possibilidade de experimentação a partir de diversos conceitos, de forma que os alunos tenham a possibilidade de ampliar a sua capacidade de criação no âmbito das artes, promovendo as competências de criatividade e de capacidade de expressão estética e filosófica. Num segundo momento, propomo-nos investigar o que significa uma Comunidade de Investigação Filosófica, no âmbito do Programa curricular e filosófico inovador de Matthew Lipman e Ann Sharp designado como “Filosofia para Crianças”, assim como a sua atual relevância na Educação. (Lipman, 2003; Tibaldeo, 2023) Por último, no culminar deste estudo, pretendemos colocar mãos à obra, cruzando o diálogo filosófico com as Artes Visuais, mais especificamente a escultura. Para tal, vamos propor a comunidade de investigação filosófica que pensem das mais diversificadas formas, mais concretamente, desde a forma verbal até à manual, explorando os conceitos que surjam quer dos pensamentos, das vivências, das experiências que as crianças queiram partilhar. Assim, procuraremos escutar e explorar esses conceitos no diálogo e nas esculturas.
- A atitude filosófica nos millennials: de volta aos socráticosPublication . Costa, Joana Bernardo Alves Barbosa Pinto da; Silva, Rui Jorge Sampaio daEsta dissertação baseia-se no reconhecimento da importância da atitude filosófica mostrando a sua pertinência e atualidade em pleno séc. XXI e no seio da Filosofia para Crianças. Fazendo uma articulação clara entre esta atitude, tão antiga como a Filosofia em si, e a noção sobejamente aceite de pensamento crítico, encontramos o elo entre os autores clássicos e a Filosofia para Crianças. Assim, numa verdadeira união entre passado e presente, desde autores clássicos como Sócrates, Kant ou Hume, até Dewey, pretendemos mostrar como, numa altura em que tudo mudou - a velocidade da informação, o acesso, a especialização do ensino, a tecnologia - quando nos debruçamos sobre o pensamento crítico e a atitude filosófica, o que almejamos não é diferente da visão socrática. E, quem sabe, não será esta atitude que nos continua a “salvar” e a caraterizar enquanto seres humanos e não apenas técnicos especializados? Pretendemos igualmente mostrar como esta atitude, esta predisposição, pode ser treinada, moldada, aperfeiçoada, no seio de uma Comunidade de Investigação Filosófica, tal como foi idealizada por Lipman, Sharp ou Kennedy, considerando também a sua relevância noutras áreas do conhecimento para além da Filosofia.
- Arte-Xávega: Estudo de Caso na Costa da CaparicaPublication . Silva, Maria Beatriz Bairos da; Costa, Susana Maria Goulart Pereira da; Santos, Dóris Joana Simões dosA Arte-Xávega é uma técnica tradicional de pesca na Costa da Caparica que envolve o uso de uma rede de arrasto especial para capturar peixes em grupo. Os pescadores lançam a rede ao mar usando barcos de madeira e essa prática é uma atividade coletiva que requer a colaboração de pescadores e comunidades locais. A Arte-Xávega é uma tradição cultural significativa na Costa da Caparica, contribuindo para a economia local e preservando a identidade cultural das comunidades pesqueiras da região. Além disso, essa forma de pesca sustentável também proporciona uma experiência turística interessante para os visitantes da área. No entanto, com o passar do tempo, a Arte-Xávega tem vindo a enfrentar desafios devido a mudanças nas regulamentações de pesca e às preocupações ambientais, o que resultou numa redução gradual da sua prática na Costa da Caparica.
- A comunidade de investigação filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez da infânciaPublication . Silva, Sandra Cristina Rodrigues da; Mendonça, Dina Serra da Luz; Carvalho, Magda CostaA presente dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças tem como título “A comunidade de investigação filosófica: da autoridade pedagógica do facilitador à voz e vez da infância”. Pretendemos, a partir dos dois conceitos fundamentais à filosofia para crianças – a comunidade de investigação filosófica e o facilitador - , repensar quer o papel do facilitador quer a voz das crianças dentro da prática da comunidade de investigação filosófica. Partindo da análise do que é a comunidade de investigação filosófica, pretendemos ir ao encontro dos seus pressupostos, compreendendo a sua ligação à tradição pragmatista e à própria tradição filosófica. Paralelamente, pretendemos conhecer o papel do facilitador através de perspetivas de investigadores da área, quer através de outros pensadores que, não falando diretamente sobre o trabalho de facilitação, o seu pensamento permitiu-nos estabelecer algumas analogias. Questionamos o nome atribuído à pessoa que promove o que acontece numa comunidade de investigação filosófica. Analisamos o lugar da voz das crianças em comunidade de investigação filosófica e como o repensar da relação professor/ facilitador e alunos permite que as vozes das crianças sejam escutadas.
- Museu Municipal da Ribeira Grande: contributos para uma política de conservação preventivaPublication . Medeiros, Rogério Moniz; Albergaria, Maria Isabel Whitton da Terra Soares deMuseu Municipal da Ribeira Grande: contributos para uma política de conservação preventiva propõe-se tratar, de forma abrangente e plural, a conservação preventiva como prática museológica em termos teórico-conceptuais, metodológicos, técnico-científicos, institucionais e normativos. Com esse enquadramento foi desenvolvido o estudo de caso do Museu Municipal da Ribeira Grande (núcleo sede), sediado no Solar de São Vicente Ferreira (ou Ferrer), na cidade da Ribeira Grande (São Miguel – Açores). Partindo de uma abordagem da conservação preventiva enquanto disciplina aplicada ao património museológico, procurou-se desenvolver uma análise e gestão dos riscos em contexto museológico, apresentada na discussão dos vários fatores de risco e apoiada na construção de quadros síntese, resultado do estudo e cotejo de fontes secundárias sobre a temática. Igualmente fundamental se revelou a existência de planos de conservação preventiva, ainda que na prática museológica em Portugal, nem sempre sejam aplicados com todo o rigor. O Museu Municipal da Ribeira Grande é alvo de um estudo monográfico, envolvendo a história e caracterização do edifício e da sua envolvente, a história e caracterização do acervo museológico, bem como uma análise cuidada dos fatores de risco que impendem sobre ele. Finalmente são indicadas as normas e procedimentos com vista à elaboração de um plano de conservação preventiva e salientada a importância da formação profissional contínua. Como resultado e conclusão evidencia-se a necessidade de levar mais longe a reflexão e sistematização das práticas de conservação preventiva em contexto museológico. Deste modo, procurou-se elucidar e sistematizar as bases orientadoras, normas e pressupostos da conservação preventiva como um contributo para a preservação contínua do Museu Municipal da Ribeira Grande, na totalidade da sua dimensão patrimonial, cultural e social. Concomitantemente, procura-se que este estudo sirva de apoio e incentivo a outras instituições museológicas no concernente às boas práticas museológicas associadas à conservação preventiva.
- Património Hospitalar Militar: Os Hospitais Militares nos Açores na II Guerra MundialPublication . Reis, Alexandre Miguel Carvalho Roque dos; Albergaria, Maria Isabel Whitton Terra Soares de; Costa, Susana Maria Goulart Pereira daA presente dissertação de mestrado tem por objetivo o estudo do Património Hospitalar Militar dos Açores durante a II Guerra Mundial. A partir de 1941, o arquipélago é alvo da maior movimentação de tropas portuguesas durante o conflito. O aumento do dispositivo militar em conjugação com a limitação dos recursos locais de hospitalização e a precária situação sanitária, obrigam o Comando Militar dos Açores a considerar o levantamento de novas formações hospitalares nas ilhas militarmente ocupadas: São Miguel, Terceira e Faial. Montados a partir da adaptação de edifícios existentes ou construídos de raiz, estes hospitais chegam aos nossos dias em estados muito diferenciados de conservação e sob tutelas muito diversificadas. Progressivamente apagadas da memória pela inexorável força do tempo, procuramos dar a conhecer estas estruturas através da sua identificação, inventariação e a forma como funcionaram durante o conflito, relevando o seu significado histórico e patrimonial.
- Papéis femininos: maternidade e cuidados na infância entre a sociedade micaelense do último quartel do Século XIXPublication . Couto, Joana Medeiros; Silva, Susana Paula Franco SerpaAo longo do século XIX, a afirmação dos ideais burgueses levou ao incremento e à consolidação do “culto da maternidade” assente no secular pressuposto de que o propósito de vida de uma mulher era ser esposa e mãe. Tais pressupostos ainda estavam bem presentes na sociedade portuguesa e açoriana, em particular, no último quartel da centúria de oitocentos. O debate sobre os predicados necessários para ser uma boa mãe versava sobre vários aspetos da maternidade, desde o parto, passando pela amamentação e pela educação das crianças. No conjunto de participantes deste debate encontramos os mais variados indivíduos, de ambos os sexos, tanto na esfera privada como na pública, nomeadamente no meio académico. Com este trabalho propomo-nos a analisar os vários aspetos desta realidade, relativamente à ilha de S. Miguel (Açores), bem como do debate em torno da mesma, considerando que se trata de questões ainda pouco estudadas pela historiografia açoriana.
- A relevância de Hannah Arendt para a Filosofia para Crianças: espaço público, juízo e açãoPublication . Silva, Laurinda Aguiar Jorge da; Silva, Rui Jorge Sampaio; Mendonça, Dina Serra da LuzPercorrendo alguns conceitos fundamentais da obra de Arendt, a dissertação pretende mostrar a sua relevância no domínio da Filosofia para Crianças (FpC), na sua conceptualização ou prática. Um desses conceitos é o de juízo que em Arendt tem uma inspiração kantiana e aristotélica reconhecendo-se a importância do bom julgamento para situações em que não podemos simplesmente seguir uma regra universal dada. No âmbito da política, por exemplo, essa boa capacidade de julgar é tudo a que podemos recorrer. Assim, defende-se que a FpC, através da Comunidade de Investigação Filosófica (CIF) em muito reforça a capacidade de julgar, sendo que julgar faz reunir capacidades lógicas puras, bem como uma escuta do contexto e do outro, para que se alcance aquilo que Lipman designou por razoabilidade. Uma vez que o bom julgamento decorre da discussão em CIF, perguntamo-nos se esta é - ou apenas prepara - para um espaço público e em que medida lhe dá condições de existir. Nele o ser humano, segundo Arendt, substancia o conceito de natalidade, a sua liberdade e a sua capacidade de agir. Apesar de Arendt discordar que a escola possa inserir-se na esfera pública e de a FpC mormente se realizar em escolas e âmbitos educativos, pensamos que a CIF prefigura um espaço público na sua atuação. Não é nem deve ser política, no sentido forte e constrangedor do termo, no sentido de instrumentalização e doutrinação, mas é-o num sentido fraco, pois proporciona um contexto plural, de publicidade e de discussão de ideias que visa preparar os alunos para a esfera pública. Ao identificar o conceito de liberdade com o de ação, Arendt fez-nos pensar que preservar o espaço público, onde a ação pode existir, é preservar a liberdade. Então, manter as condições para este espaço é cultivar a possibilidade da liberdade. O que nos pode mostrar que a FpC e o modo como se operacionaliza a CIF devem ter em conta as condições que sustentam a agência humana. Se a ação, como o juízo, é um dos conceitos centrais em Arendt, torna-se importante compreendê-la e a empatia ajudou-nos nisso. Além de permitir o descentramento, a transposição para o lugar dos outros e de poder funcionar como uma disposição para certas virtudes intelectuais, a empatia coloca o foco da CIF naquilo que tem de comunitário. Deste modo, equilibra o seu aspeto relacional e que deve estar mais presente nas nossas conceções de FpC e nas práticas do facilitador. Face a um enfoque na autonomia, que advém da definição de liberdade como livrearbítrio, a conceção de liberdade como ação e a observação de que a FpC e a CIF comportam pensamento multidimensional, o que inclui o pensamento de cuidado, é possível sublinhar que a FpC e a CIF promovem um espaço público tangível, onde a ação é possibilitada e desenvolvida.
- Autopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação FilosóficaPublication . Vieira, Fernando Manuel Correia; Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão Costa Carvalho; Silva, Rui Jorge Sampaio; Kennedy, Nadia StoyanovaNesta dissertação pretendemos deter-nos na comunidade de investigação filosófica, na sua pertinência, no pensamento que se movimenta ou pode movimentar-se nela e no que emerge e potencialmente poderá emergir, detendo especial atenção também no que emerge de todas as relações que neste processo ocorrem e em determinar até que ponto rever a base do nosso sistema de pensamento. Neste sentido, procuraremos apresentar a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, uma teoria do viver e do observar, o seu conceito de autopoiesis – a identificação do sistema vivo como uma rede de produções de componentes no qual os componentes produzem os sistemas circulares que os produzem, ou seja, um sistema determinado pela sua estrutura sem que, no entanto, exista determinismo. Procuraremos explicar de acordo com a perspetiva de Maturana como o fechamento estrutural coabita com a abertura que a relação proporciona. Acompanharemos o pensamento de Maturana na análise do ser humano nas suas múltiplas dimensões e como estas se relacionam, na sua busca por uma autoconsciência, assim como, na sua pergunta pela realidade onde o observador constitui existência com as suas operações de distinção. Nesta sequência, consideramos pertinente uma aproximação ao pensamento complexo, às suas dimensões e propriedades, ao seu apelo a uma mudança de paradigma na forma de pensar o pensamento, assim como, de pensar e tentar explicar o real. Daremos particular atenção à sua dimensão de emergência dando enfase à sua importância para a comunidade de investigação filosófica. O grande objetivo é o de contribuir para a potenciação de si e do outro e, neste sentido, como incorporar esta atitude e desenvolver algumas condições e ações que permitam ou nos aproximem da sua concretização. Por fim e em anexo, propomos uma estratégia para a aprendizagem da filosofia no ensino secundário – Da aula à comunidade de investigação filosófica - tendo por base a experiência de lecionação neste formato durante 5 anos.