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“Conta-me um conto” - potencialidades filosóficas das obras de Ondjaki em atividades com crianças de uma escola angolana

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Abstract(s)

Esta dissertação aborda a importância da Literatura Infantil, a sua escrita e as suas ilustrações no âmbito do trabalho da comunidade de investigação filosófica, tendo em conta o contexto cultural e social em que a investigação se situa. O objetivo é recorrer à Literatura Infantil como estímulo ou ponto de partida para filosofar e investigar com crianças. Como no nosso estudo pretendemos ter em conta a influência do contexto cultural e social do grupo de pessoas que constituem a nossa comunidade de investigação, escolhemos as histórias do escritor angolano Ondjaki, cujos textos e ilustrações são familiares à nossa comunidade em investigação. A comunidade de investigação filosófica com quem trabalhámos foi uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, da Escola Camilo Castelo Branco, em Luanda. Conforme procuraremos demonstrar ao longo de vários capítulos da dissertação, o facto de esta comunidade estar em Angola poderá ser uma fonte de potencialidades para o pensamento filosófico promovido pela comunidade de investigação. A escolha dos livros de Ondjaki prende-se com a oferta de autores nacionais que contam histórias recheadas de características, elementos e pormenores do próprio país e da cultura angolana. Considera-se que recorrer a obras infantis de autores angolanos, neste caso de Ondjaki, para promover o pensamento filosófico das crianças, é uma forma de potenciar e vivenciar a sua escrita, rica em elementos culturais que estarão ao alcance do público leitor, recorrendo a uma cosmovisão mais próxima de Luanda e, através dessas obras e dos seus conteúdos literários, proporcionar momentos de Filosofia para Crianças.
ABSTRACT: This dissertation addresses the importance of Children's Literature, its writing and its illustrations within the scope of the work of the philosophical research community, considering the cultural and social context in which the research is located. The objective is to use Children's Literature as a stimulus or starting point for philosophizing and investigating with children. As in our study we intend to consider the influence of the cultural and social context of the group of people that make up the research community, we chose the stories of the Angolan writer Ondjaki, whose texts and illustrations are familiar to our research community. The philosophical research community with which we work is a 1st year Basic Education class, from the Camilo Castelo Branco School, in Luanda. As we will seek to demonstrate throughout several chapters of the dissertation, the fact that this community is in Angola could be a source of potential for the philosophical thought promoted by community of inquiry. The choice of Ondjaki's books is linked to the offer of national authors who tell stories filled with characteristics, elements and details of the country itself and Angolan culture. It is considered that using children's works by Angolan authors, in this case Ondjaki, to promote children's philosophical thinking, is a way of enhancing and experiencing their writing, rich in cultural elements that will be within reach of the reading public, using a worldview closer to Luanda and, through these works and their literary content, provide moments of Philosophy for Children.

Description

Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 28 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Filosofia para Crianças Literatura Infantil Comunidade de Investigação Filosófica Ondjaki Questionamento

Pedagogical Context

Citation

Ribeiro, Silina Dias. (2024). "“Conta-me um conto” - potencialidades filosóficas das obras de Ondjaki em atividades com crianças de uma escola angolana". 129 p. (Dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8638

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