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- Práticas inovadoras de intervenção educativa: uma dimensão holística para o bem-estar e bem-viverPublication . Câmara, Joana Cristina Medeiros; Marques, Eduardo José da Silva Tomé; Condessa, Maria Isabel CabritaAs sociedades humanas estão a desenvolver-se de forma acelerada, com a tecnologia a invadir todas as dimensões da vida e de forma cada vez mais desumanizada e desconectada da natureza o que deixa o grupo dos vulneráveis, cada vez mais vulneráveis. Neste sentido é importante os profissionais, que intervêm na educação de crianças e jovens, sobretudo os da área social, adquirirem competências técnico-práticas para uma intervenção mais acessível e funcional, de modo a dar oportunidades educativas que primem pela equidade. Surgem incertezas no que diz respeito à capacidade de intervenção do profissional quando confrontado com as diversas realidades destas crianças e jovens, muitas vezes sem suporte familiar ou vítimas de múltiplas situações com influência negativa no seu modo de estar e viver. É importante que as crianças se sintam bem consigo próprias para que se possam relacionar com os outros. Por isso que acreditamos que uma intervenção educativa, tendo por base a meditação, o yoga e o contacto com a natureza possa ser uma ferramenta útil e inovadora, uma vez que são práticas simples e eficazes que promovem a saúde e o bem- estar integral. Através de um estudo de investigação-ação realizado em três zonas mais carenciadas do concelho da Ribeira Grande, procurou-se compreender o impacto de uma intervenção educativa para a promoção de práticas inovadoras orientadas para a conceção do bem-estar e bem-viver no desenvolvimento multidimensional e aprendizagem de crianças e jovens que integram espaços de intervenção socioeducativa de contexto não formal, recorrendo ao uso de entrevistas individuais aos profissionais e focus group às crianças e jovens, no nosso estudo contamos com a colaboração de 12 profissionais e 41 crianças / jovens. Em síntese, os resultados obtidos foram que a prática de yoga, meditação e contacto com a natureza ajudam a desenvolver o autocontrolo, a empatia, a concentração, bem como o bem-estar emocional. Estas práticas contribuem para a criação de um ambiente educativo mais humanizado e inclusivo, o desafio passa mesmo é por integrar estas práticas de forma sustentável exigindo capacitação, infraestrutura e apoio estrutural da instituição para que o potencial dessas atividades seja plenamente realizado.
- “Conta-me um conto” - potencialidades filosóficas das obras de Ondjaki em atividades com crianças de uma escola angolanaPublication . Ribeiro, Silina Dias; Silva, Maria Madalena Teixeira; Carvalho, Magda CostaEsta dissertação aborda a importância da Literatura Infantil, a sua escrita e as suas ilustrações no âmbito do trabalho da comunidade de investigação filosófica, tendo em conta o contexto cultural e social em que a investigação se situa. O objetivo é recorrer à Literatura Infantil como estímulo ou ponto de partida para filosofar e investigar com crianças. Como no nosso estudo pretendemos ter em conta a influência do contexto cultural e social do grupo de pessoas que constituem a nossa comunidade de investigação, escolhemos as histórias do escritor angolano Ondjaki, cujos textos e ilustrações são familiares à nossa comunidade em investigação. A comunidade de investigação filosófica com quem trabalhámos foi uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, da Escola Camilo Castelo Branco, em Luanda. Conforme procuraremos demonstrar ao longo de vários capítulos da dissertação, o facto de esta comunidade estar em Angola poderá ser uma fonte de potencialidades para o pensamento filosófico promovido pela comunidade de investigação. A escolha dos livros de Ondjaki prende-se com a oferta de autores nacionais que contam histórias recheadas de características, elementos e pormenores do próprio país e da cultura angolana. Considera-se que recorrer a obras infantis de autores angolanos, neste caso de Ondjaki, para promover o pensamento filosófico das crianças, é uma forma de potenciar e vivenciar a sua escrita, rica em elementos culturais que estarão ao alcance do público leitor, recorrendo a uma cosmovisão mais próxima de Luanda e, através dessas obras e dos seus conteúdos literários, proporcionar momentos de Filosofia para Crianças.
- Níveis de expressão da humanina na doença de Machado-Joseph: um estudo em amostras de sangue periféricoPublication . Medeiros, Fátima de Jesus Costa; Lima, Maria Manuela Medeiros; Ferreira, Ana Filipa Bartolomeu; Melo, Ana Rosa VieiraA doença Machado-Joseph (DMJ) ou ataxia espinocerebelosa do tipo 3 (SCA3), é uma doença neurodegenerativa autossómica dominante que afeta o sistema nervoso central, particularmente o cerebelo. A DMJ é causada por um número anormalmente elevado de repetições CAG no gene ATXN3, o que leva à produção da proteína ataxina-3 mutada. A proteína mutada está envolvida várias vias incluindo a via mitocondrial e a apoptótica, cujas alterações estão associadas à neurodegeneração característica da doença. A DMJ é caraterizada por ataxia progressiva, espasticidade, disfagia e disartria entre outros, estando implicados na doença os sistemas, cerebeloso, piramidal, extrapiramidal, neurónio motor e oculomotor. A Humanina (HN) é um micropeptídeo traduzido a partir de um pequeno gene localizado dentro do gene RNA ribossomal 16S (MT-RNR2) no DNA mitocondrial (mtDNA). Desde a sua descoberta, a HN tem sido estudada, pela sua atividade neuroprotetora sabendo-se que está envolvida na regulação da apoptose e proteção celular contra o stress oxidativo. Existem estudos que indicam que os níveis da HN se encontram alterados em várias doenças neurodegenerativas. No entanto, dado que até ao momento, não há estudos que abordem a relação entre a HN e a DMJ, os principais objetivos do presente estudo foram: i) implementar uma metodologia laboratorial para analisar os níveis dos transcritos da HN em amostras de sangue total de doentes DMJ; ii) comparar os níveis de expressão da HN entre doentes DMJ e indivíduos saudáveis (controlos) emparelhados por idade; e iii) analisar a correlação entre os níveis de expressão da HN e os dados demográficos, clínicos e genéticos de doentes DMJ.