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- O Estudo do Meio e a Cidadania na construção de um projeto integrado de ConhecimentoPublication . Jardim, Maria João Araújo; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente Relatório de Estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho que foi desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que integram o plano de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. O Relatório, intitulado O Estudo do Meio e a Cidadania na construção de um projeto integrado de Conhecimento tem como objetivo tornar a sala de atividade e de aula em ambientes potencializadores de aprendizagens integradas e significativas no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. Atendendo aos seus objetivos e natureza, o Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que o enforma, no qual se analisa e reflete os conceitos de Integração Curricular, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e Formação Pessoal e Social/Cidadania, e as suas implicações educacionais no domínio do currículo português. Descreve e reflete as práticas educativas desenvolvidas em contexto de estágios pedagógicos, que tiveram na sua base a promoção de uma educação para a cidadania integrada e contextualizada. Assim como apresenta e discute as conceções e as representações dos educadores e dos professores relativamente à promoção do processo educativo integrado das áreas do Estudo do Meio e da Cidadania. Com a realização deste estudo, concluímos que os professores que responderam ao inquérito por questionário e as duas orientadoras cooperantes entrevistadas defendem que desenvolver uma prática curricular integrada é importante para estimular nas crianças/alunos o gosto pela aprendizagem e os tornar cidadãos reflexivos e críticos. Verificamos ainda que não obstante o reconhecimento da importância da integração curricular na promoção da educação para a cidadania ativa, a maioria dos docentes confunde o conceito de integração curricular com o conceito de interdisciplinaridade, o que faz com que, apesar de terem alegado promover a integração curricular, estes docentes apenas promovem um processo interdisciplinar de educação para a cidadania. Concluímos o Relatório reconhecendo a importância da integração curricular na construção do conhecimento contextualizado e significativo das crianças/alunos, enquanto cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de responder aos desafios da sociedade em que vivem.
- João António Gomes Vieira e o Museu das Flores: Uma vida dedicada ao colecionismo e estudo do património cultural açorianoPublication . Silveira, Nina Cecília Mendonça; Albergaria, Maria Isabel Whitton Terra Soares de; Vieira, Luís Filipe Nóia GomesA constatação da reduzida produção de estudos e reflexões acerca das personalidades ligadas à museologia açoriana, assim como do papel que desempenharam nas instituições que integraram e da bibliografia que produziram, motivou a escolha do tema da presente dissertação. O estudo de caso centrado em João António Gomes Vieira, colecionador, fundador e primeiro diretor do Museu das Flores, permitiu acompanhar as diversas etapas do seu percurso pessoal e profissional, assim como do processo colecionístico, o que, por sua vez, possibilitou uma maior compreensão da própria trajetória do Museu das Flores, da sua história e museologia. Divulgar e preservar a sua história, transmitindo o seu legado às gerações presentes e futuras foram os principais objetivos deste trabalho. Pretendemos, igualmente, preencher uma lacuna no estudo da museologia açoriana, mas, também, destacar a importância de reconhecer e honrar os contributos individuais para o desenvolvimento cultural e histórico de uma região. Atualmente, importa olhar para o passado como uma fonte de lições valiosas que ajudem a compreender e enfrentar os desafios do presente e a perspetivar o futuro de forma informada e consciente.
