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- Literacia Estatística: alguns desafios na era da Inteligência ArtificialPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daO dia 20 de outubro é comemorado anualmente como o Dia Mundial da Estatística, com o propósito de fortalecer a sua divulgação e o reconhecimento do seu revelante papel na sociedade. Nesta aldeia global em vivemos, a informação chega a todo o momento e a qualquer parte, com potenciais impactos tanto nos cidadãos como nas organizações. Essa informação, na maioria dos casos, inclui referências a conceitos e a métodos estatísticos que os cidadãos, muitas vezes, têm dificuldades em descodificar, o que compromete uma compreensão adequada dos mesmos. Este défice de literacia Estatística pode, frequentemente, conduzir a perceções inadequadas e enviesadas relativamente às informações recebidas/consumidas. Num período em que se fala muito em aquisição de competências ao nível dos recursos humanos, é de primordial importância promover as principais aptidões de literacia do século XXI que incluem, nomeadamente, a literacia Estatística (capacidade de compreender e avaliar criticamente os resultados estatísticos no nosso dia a dia, assim como de reconhecer a importância das contribuições do pensamento estatístico nas decisões pessoais, profissionais, públicas e privadas); a literacia mediática (de modo a compreender os métodos e meios através dos quais a informação é publicada) e a literacia tecnológica (com o intuito de compreender as máquinas que possibilitaram a era da Informação).[…]. A literacia Estatística é, portanto, uma competência essencial para todos os cidadãos e profissionais que, na era da IA, vivem e trabalham com um volume cada vez maior de dados. A literacia Estatística permite-nos aproveitar as vantagens e evitar os riscos da IA, contribuindo para que possamos atuar de forma sensata e informada para o bem-estar individual e coletivo. Agora já não há desculpas para não atuar de forma consciente e informada na sua tomada de decisões. Vacine-se já contra a desinformação.
- Sociomuseologia em contexto desportivo: um caso prático de inclusão sociocultural e de desenvolvimento museológico conexo à matriz do desporto infanto-juvenilPublication . Furtado, Pedro Miguel Baptista; Medeiros, Pilar Sousa Lima Damião deFará sentido procurar uma relação íntima entre o conceito teórico de Sociomuseologia, a aplicação prática da Museologia Social e o fluxo de públicos e de jovens atletas que exprimem o desporto infanto-juvenil? O trabalho desenvolvido, apresentado na forma de dissertação académica, procura isso mesmo: obter uma resposta pragmática para esta ligação tripartida procurando explorar uma série ampla de caminhos teóricos e de circunstâncias quotidianas com vista à apresentação de uma solução efetiva, prática e exequível, que possa servir de âncora à inclusão social, à educação cultural e ao desenvolvimento do desporto jovem de formação em torno de uma comunidade específica. A investigação centra o seu estudo num caso real, circunscrito ao território geográfico da ilha de São Miguel, nos Açores, com particular incidência para o contexto social, educativo, cultural e desportivo que representa e envolve o maior concelho deste arquipélago, o de Ponta Delgada. As pessoas e as suas circunstâncias do presente são o centro desta investigação, procurando-se através dos caminhos da educação, dos instrumentos da cultura e dos valores do desporto jovem potenciar a inclusão, o crescimento e o desenvolvimento social e humano de todos.