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Dar Forma aos Conceitos na Comunidade de Investigação Filosófica

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Abstract(s)

Com a realização deste estudo pretendemos entender os conceitos não só por via da linguagem oral, como também os expressando de uma forma artística, mais especificamente através da escultura. O pensamento que vai surgindo nos diálogos filosóficos desafia-nos a pensar os conceitos, a materializá-los, a conferir-lhes forma e volume, isto é, ampliá-los para além da verbalização. Pretendemos investigar se os conceitos podem ser interpretados e registados de diferentes modos, nomeadamente através do diálogo e da modelação. Esta dissertação1 irá incidir na procura de conceitos presentes no questionamento e no diálogo. Numa comunidade de investigação filosófica (Sharp, 1987; Kennedy, 2020) incentiva-se a possibilidade de em conjunto pensarmos, dialogarmos, argumentarmos ou contra-argumentarmos, imaginarmos, verbalizarmos, de modo a termos uma presença ativa na sociedade, enquanto indivíduos pensantes e questionadores. Esses pensamentos que somos convidados a ter, em comunidade de investigação, advêm das experiências, das vivências intrínsecas de cada pessoa. O questionamento temático ou conceptual dá origem ao diálogo. Contudo, nem todos os membros da comunidade conseguem expressar os pensamentos com recurso a verbalização ou aos gestos, pelas mais diversas razões: porque são tímidos, porque não conseguem exprimir de forma oral o que pensam, porque têm receio do que os outros vão dizer, porque não encontram uma forma de expressão apropriada ou porque não lhes é dada a oportunidade de se expressarem. Por vezes encontramos estas diversas dificuldades de como revelar o que realmente queremos transmitir. Neste contexto questionamos: porque não, criar a possibilidade, numa comunidade de investigação filosófica, de dar (outras) formas aos conceitos? Esta pergunta será o ponto de partida para desenvolvermos o nosso estudo. A nossa investigação decorrerá no âmbito da interseção entre a área curricular das Artes Visuais e o trabalho em comunidade de investigação filosófica, na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes – Rodrigues, na qual decorre o projeto “Filosofâncias”2. Será importante realçar que, num primeiro momento da dissertação, pretendemos abordar a importância das Artes Visuais como um campo que permite explorar e contribuir para a diversificação de canais de expressão potenciando o pensamento, a criatividade e o espírito crítico. Esta área disciplinar baseia-se em três domínios nomeadamente: Apropriação e Reflexão; Interpretação e Comunicação; e Experimentação e Criação (Aprendizagens Essenciais)3. Perante estes domínios considera-se que pode estar aberta a possibilidade de experimentação a partir de diversos conceitos, de forma que os alunos tenham a possibilidade de ampliar a sua capacidade de criação no âmbito das artes, promovendo as competências de criatividade e de capacidade de expressão estética e filosófica. Num segundo momento, propomo-nos investigar o que significa uma Comunidade de Investigação Filosófica, no âmbito do Programa curricular e filosófico inovador de Matthew Lipman e Ann Sharp designado como “Filosofia para Crianças”, assim como a sua atual relevância na Educação. (Lipman, 2003; Tibaldeo, 2023) Por último, no culminar deste estudo, pretendemos colocar mãos à obra, cruzando o diálogo filosófico com as Artes Visuais, mais especificamente a escultura. Para tal, vamos propor a comunidade de investigação filosófica que pensem das mais diversificadas formas, mais concretamente, desde a forma verbal até à manual, explorando os conceitos que surjam quer dos pensamentos, das vivências, das experiências que as crianças queiram partilhar. Assim, procuraremos escutar e explorar esses conceitos no diálogo e nas esculturas.
ABSTRACTO: Con la realización de este estudio pretendemos comprender los conceptos que surgen a través del lenguaje oral, sino también expresándolos de manera artística, más concretamente através de la escultura. El pensamiento que emerge en los diálogos filosóficos nos desafía a pensar los conceptos, a materializarlos, a darles forma y volumen, es decir, a expandirlos más allá de la verbalización. Tenemos la intención de investigar si los conceptos pueden ser interpretados y registrarlos de diferentes maneras, es decir, por médio del diálogo y el modelado. Esta tesis4 se centrará en la búsqueda de conceptos presentes en el cuestionamiento y el diálogo. En una comunidad de investigación filosófica (Sharp, 1987; Kennedy, 2020) fomenta la posibilidad de pensar, dialogar, argumentar o contraargumentar, imaginar, verbalizar juntos, para tener una presencia activa en la sociedad, como individuos pensantes y cuestionadores. Estos pensamientos que se nos invita a tener, en una comunidad de investigación, provienen de las experiencias, de las vivencias intrínsecas de cada persona. El cuestionamiento temático o conceptual da lugar al diálogo. Sin embargo, no todos los miembros de la comunidad son capaces de expresar sus pensamientos mediante la verbalización o los gestos, por las razones más diversas: porque son tímidos, porque no podemos expresar lo que piensan oralmente, porque tienen miedo del qué dirán los demás, porque no encontran una forma de expresión adecuada o porque no se les da la oportunidad de expresarse. A veces nos encontramos con dificultades en lo que realmente queremos transmitir. En este contexto nos preguntamos: ¿por qué no crear la posibilidad, en una comunidad de investigación filosófica, de dar (otras) formas a los conceptos? Esta pregunta será el punto de partida para el desarrollo de nuestro estudio. Nuestra investigación se desarrollará en el ámbito de la intersección entre el área curricular de Artes Visuales y el trabajo en una comunidad de investigación filosófica, en la Escuela Básica y Secundaria Armando Côrtes - Rodriguês, en la que se desarrolla el proyecto "Filosofâncias".5 Es importante destacar que, en el primer momento de la tesis, se pretende abordar la importancia de las Artes Visuales como un campo que permite explorar y contribuir a la diversificación de los canales de expresión, potenciando el pensamiento, la creatividad y el espíritu critico. Esta área temática se basa en tres domínios a saber: Apropiación y Reflexión; Interpretación y Comunicación; y Experimentación y Creación (Aprendizajes Esenciales)6. A la vista de estos dominios, se considera que puede abrirse la posibilidad de experimentación a partir de diferentes conceptos, de manera que los estudiantes tengan la posibilidad de ampliar su capacidad de creación en el campo de las artes, fomentando las habilidades creativas y la capacidad de expresarse estética y filosóficamente. En un segundo momento, nos proponemos indagar qué significa una Comunidad de Investigación Filosófica, en el ámbito del innovador programa curricular y filosófico de Matthew Lipman y Ann Sharp denominado "Filosofía para Niños", así como su relevancia actual en Educación. (Lipman, 2003; Tibaldeo, 2023) Finalmente, en la culminación de este estudio, nos proponemos ponernos manos a la obra, atravesando el diálogo filosófico con las Artes Visuales, más concretamente con la escultura. Para ello, propondremos a la comunidad de investigación filosófica pensar de las más diversas maneras, más específicamente desde la forma verbal hasta la manual, explorando los conceptos que surgen de los pensamientos, vivencias y vivencias que los niños quieren compartir. Así, trataremos de escuchar y explorar estos conceptos en el diálogo y las esculturas.

Description

Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 11 de março de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Escultura Comunidade de Investigação Filosófica Filosofia para Crianças Artes Visuais Conceitos

Pedagogical Context

Citation

Pacheco, Juan Manuel Cabral Martins Silva. (2024). "Dar Forma aos Conceitos na Comunidade de Investigação Filosófica". 112 p. (Dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8637

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