DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Title
Now showing 1 - 10 of 141
Results Per Page
Sort Options
- Acolhimento institucional de mães adolescentes na ilha Terceira : entendimento, práticas e estruturasPublication . Martins, Martinha de Fátima Correia; Tomás, Licínio Manuel VicenteDiversos estudos indicam que a gravidez precoce continua a ser uma problemática social de relevo na Região Autónoma dos Açores. Apesar de uma tendência para a diminuição progressiva do registo de nascimentos ocorridos, na faixa etária entre os 11-19 anos de idade, para o período entre 2001 e 2014, a região continua a apresentar um número elevado de nascimentos em mães nessa faixa etária. Desse modo, os Açores são uma das regiões europeias com mais casos de gravidez na adolescência. O propósito central deste trabalho é descrever o apoio social de jovens institucionalizadas ou previamente institucionalizadas em risco de gravidez precoce ou com uma gravidez precoce consumada. Participaram no estudo 14 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. O estudo baseou-se numa entrevista semiestruturada, aplicada de acordo com um guião previamente preparado. A entrevista foi adaptada em função do tipo de participantes, visto que as adolescentes foram distribuídas por três condições: adolescentes não grávidas institucionalizadas, mas com elevado risco de gravidez precoce; adolescentes grávidas ou mães adolescentes institucionalizadas; e, finalmente, mães adolescentes não institucionalizadas. Este estudo permitiu concluir que, em geral, as relações das participantes com as famílias de origem são marcadas por riscos cumulativos, por um aparente conhecimento dos métodos anticoncecionais, que não foi condição suficiente para prevenir uma gravidez precoce de algumas delas, e que o apoio social está muito dependente das famílias de origem, não obstante o respetivo historial multiproblemático.
- O acordo Luso-Francês de 1964 : a base francesa das Flores (1964-1977)Publication . Cabral, Pedro Vasco Enes da Silveira de Sousa; Andrade, Luís Manuel Vieira deO principal objectivo deste estudo consiste em compreender as relações Luso Francesas durante o processo do acordo estabelecido entre os dois países em 1964, e determinar o impacto que teve na manutenção dos interesses dos dois Estados: para Portugal, a ajuda política e militar numa conjuntura particularmente adversa; para a França, o acesso a facilidades concedidas nos Açores, essenciais para o cumprimento do seu programa de desenvolvimento da tecnologia dos mísseis, inerente a um projecto mais abrangente da política externa francesa. De salientar que, nesta altura, Portugal encontrava-se em negociações para a renovação do acordo das Lajes com os Estados Unidos, havendo, por este prisma, a possibilidade de alguma crispação por parte dos norte-americanos em relação a este assunto. Perante as dificuldades na prossecução dos seus intentos - a manutenção das suas colónias e, por consequência, a sobrevivência do regime – Portugal necessitava de encontrar novos parceiros para garantir apoio político nas instâncias internacionais, como era o caso da ONU, e apoio militar pelo facto de ter perdido este tipo de auxílio dos seus aliados tradicionais, sobretudo, dos EUA. Desta forma, a nossa dissertação terá como desafio principal tentar demonstrar como o acordo Luso-Francês foi importante para a canalização de recursos e apoios externos que serviram para a consumação de estratégias internas.
- Os Açores nas vésperas dos serviços aéreos regulares (1919-1937) : a cobertura noticiosa e propagandística de José Bruno Tavares CarreiroPublication . Ávila, José Adriano Pires; Riley, Carlos GuilhermeAs primeiras aeronaves nos céus dos Açores foram, em 1918, os hidroaviões da base naval da US-Navy instalada em Ponta Delgada no fim da Grande Guerra. O primeiro aeroporto dos Açores foi, em 1930, o Campo de Aviação da Achada, na Terceira. No jornal Correio dos Açores, dirigido por José Bruno Tavares Carreiro, a aviação sempre mereceu especial destaque. A sua rede de contactos contribuiu para reforçar o sentido de identidade e de autonomia açoriana. Tendo estas Ilhas enorme importância estratégica internacional, entenderam-se os ingleses e os americanos para beneficiarem da concessão de facilidades e para que fosse a Pan American Airways, a efetuar as ligações aéreas regulares entre a Europa e a América no período que antecedeu o segundo conflito mundial.
- Acuarelas filosóficas : una revisión del concepto de curriculum en filosofía para niñxs a partir de la noción de natalidadPublication . Macías, Julián; Carvalho, Magda Costa; Kohan, Walter OmarEsta dissertação procura rever a metodologia do programa Filosofia para Crianças com base na noção de natalidade desenvolvida por Hannah Arendt em A Condição Humana. A hipótese de onde partimos é que a forma como o programa Filosofia para a Criança apresenta na sua proposta programática um método em formato curricular, que inclui materiais (manuais de apoio aos professores juntamente com romances filosóficos) e indicações destinadas directamente àqueles que coordenam ou orientam as comunidades de investigação filosófica, condiciona fortemente a forma como professores e crianças se relacionam com o currículo e com a própria proposta. Dentro deste quadro, dois objectivos motivam este documento. Por um lado, (a) rever a proposta programática iniciada por Lipman e Sharp, tomando o conceito de método como seu eixo. Por outro lado, é também um objectivo (b) avançar numa proposta que mantenha as potencialidades e possibilidades de um método, sem cair nos problemas levantados à sua volta. Esta proposta, a que chamamos acuarelas filosóficas, poderia ser uma forma de articular as tensões existentes entre a prática filosófica e a necessidade de estabelecer um método para a desenvolver como uma prática educacional e académica. [...].
- A administração municipal de Ponta Delgada nos primórdios da autonomia (1896-1910)Publication . Machado, José Joaquim Ferreira; Meneses, Avelino de Freitas de; Cordeiro, Carlos Alberto da Costa"O regime liberal introduziu alterações profundas no modelo de organização e gestão dos concelhos, com consequências ímpares na evolução da instituição municipal, que era tão antiga como o próprio país. O século XIX foi assim um tempo de mudança na governação do espaço concelhio, que se viu confrontada com a emergência de novos poderes – o governador civil e a Junta Geral – investidos de propósitos de uniformidade e de centralismo, antagónicos da autonomia lata e tradicional das câmaras municipais. Para além da sinuosidade da política portuguesa de oitocentos, marcada pelas lutas liberais e pelo advento do republicanismo, o exercício do poder municipal foi ainda condicionado por novas exigências sociais e económicas, consoante o ritmo do desenvolvimento das comunidades e o grau da consciência cívica dos povos. Os Açores experimentaram naturalmente os efeitos da conjuntura nacional. Ademais, na última década do século, sobretudo em Ponta Delgada, este quadro de efervescência política e social era ainda acentuado por reivindicações autonomistas, correspondidas em lei pelo Decreto de 2 de Março de 18951. As relações de poderes, os despiques partidários, a aritmética eleitoral e os apetites do caciquismo encontravam aqui terreno fértil para a sua germinação. A explicação destes fenómenos, da sua intensidade e das suas correlações, constitui o objecto do presente estudo, centrado na instituição municipal, mas sem perder de vista as conexões que o exercício desse poder implicava tanto no plano institucional, como no das interdependências das elites locais. […]"
- O Aeródromo de Santana na Ilha de São Miguel (1942-1969) : memória de um património desaparecidoPublication . Vaz, Fernanda Maria Mendes Antunes; Riley, Carlos GuilhermeA presente dissertação procura despertar a atenção para o antigo Aeródromo de Santana, localizado no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, ou o que dele resta, onde o rolar dos anos e o abandono desta infraestrutura aeroportuária não pouparam as estruturas edificadas que lhe conferiam alguma visibilidade na paisagem. Na primeira parte aborda-se a conjuntura histórica (II Guerra Mundial) que determinou a construção deste campo de aviação e a sua utilização militar até ao final do conflito. A segunda parte é dedicada à transição do seu uso militar para a aeronáutica civil, conduzida pela Sociedade Açoreana de Transporte Aéreos (SATA), que consolidou e desenvolveu os equipamentos de apoio ao Aeródromo, assegurando o seu funcionamento entre 1947 e 1969 e conferindo-lhe uma identidade própria. Após a inauguração do aeroporto da Nordela em 1969, localizado nos arredores de Ponta Delgada, assistimos à progressiva degradação das estruturas edificadas do aeródromo de Santana e a área ocupada pela pista de aviação regressou à sua primitiva utilização agrícola. Mais de meio século passado sobre o seu abandono, o “Aerovacas”, como era conhecido na ilha, foi completamente apagado da paisagem e o propósito deste trabalho é, recorrendo a documentação de arquivo e à imprensa da época, contribuir para que não seja apagado da memória um lugar que está relacionado com a história da aviação nos Açores e com os primórdios da companhia aérea SATA.
- A água na Ilha de São Miguel, Açores : testemunhos toponímicos e materiaisPublication . Vieira, Hugo Manuel Sousa; Viana, Mário Paulo MartinsElemento indissociável da presença e da atividade humanas em qualquer espaço e ambiente, a água deixa numerosas marcas das suas múltiplas aplicações relacionadas com o consumo, a agricultura e a indústria. O objeto de estudo desta dissertação são essas marcas, quer ao nível da toponímia, quer ao nível do património construído, contribuindo para a sua preservação e divulgação. A área geográfica abordada é a ilha de São Miguel, Açores, onde serão estudados os seis concelhos em que se encontra dividida administrativamente: Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande.
- Os alambiques da ilha do Pico, Açores : sistemas técnicos, património e museologiaPublication . Garcia, Susana Catarina Silveira; Martins, Rui de SousaEsta dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento, na especialidade de Museologia e Antropologia Cultural, tem por finalidade contribuir para o conhecimento dos alambiques, das aguardentes e dos licores na ilha do Pico, elementos importantes a nível económico, social, turístico e patrimonial, com incidência no campo da museologia etnográfica. Os alambiques, a produção e consumo das aguardentes foram relacionados com a ecologia da ilha do Pico (caraterísticas dos solos e as condições climáticas), a evolução histórica e social da Ilha. A confeção de aguardente tem origem na grande produção de uva, vinho e figos e mais tarde de pêssegos. Com o aumento do cultivo destes frutos começam a aparecer na ilha do Pico maior número de alambiques, cuja classificação diverge tendo em conta os tipos de construções, podendo variar também o aparelho de destilação. Os alambiques produziam aguardente vínica, de bagaço, de figo e de pêssego, envolvendo sistemas técnicos especializados. Na atualidade a produção continua, com menos aguardentes e mais licores, sendo feitos por destilação, infusão e maceração. As aguardentes e os licores, a partir da década de 80 passaram a ser vistos como bebida típica da Ilha do Pico, fazendo parte do seu património alimentar. Na década de 90 iniciaram-se os processos depatrimonialização e a reconversão museológica de alambiques, como o caso do existente no Museu do Vinho, na Madalena do Pico (1991), o do Núcleo Museológico do Lajido, em Santa Luzia (1993) e mais recentemente a Adega "Rodilha", na Mirateca (2002).
- Alemanha aquém da guerra : 1919 -1939Publication . Freitas, José Pedro Soares; Andrade, Luís Manuel Vieira deEsta dissertação tem como principal objetivo compreender como é que a Alemanha se rearmou, cresceu e aglutinou uma enorme quantidade de território, cidadãos e recursos, à margem do Tratado de Versailles, sem iniciar um conflito. A escolha deste tema prende-se com a gravidade das consequências da ascensão ao poder do partido Nacional-Socialista, numa sociedade moderna e avançada como a Alemanha. De modo a ter um panorama da época, foram utilizadas fontes bibliográficas impressas e online que abordassem a situação internacional e a situação interna da Alemanha entre a Grande Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. A situação interna da Alemanha proporcionou terreno fértil para os nazis eventualmente subirem ao poder, com o apoio de uma porção considerável da população. No entanto, a paralisia das democracias europeias, vencedoras da Grande Guerra, perante as violações do Tratado de Versailles, juntamente com a sua hesitação em assegurar uma aliança militar com a URSS, foi um dos episódios mais lamentáveis da diplomacia das democracias europeias levando a que apenas reagissem quando a Alemanha nazi invadiu a Polónia, e despoletou a Segunda Guerra Mundial.
- Análise multidimensional do arquipélago dos Açores determinante para a consecução dos objetivos da OTANPublication . Carvalho, Pedro Nuno Martins; Andrade, Luís Manuel Vieira deAs ilhas dos Açores, porção de terra Portuguesa emersa num local privilegiado pela sua centralidade no Atlântico, detém de um enorme relevo geoestratégico. Este mesmo, foi um fator muito importante que potenciou o convite formulado a Portugal para aderir a OTAN culminando com a assinatura oficial do tratado apos algum tempo de negociações a 04 de abril de 1949. A altura da sua fundação, criada substancialmente para conter a ameaça soviética, contou com a adesão de 12 Estados Membros. Adaptou-se a fim de conseguir dar uma melhor e flexível resposta no decorrer da Guerra Fria e com o seu final assim como do Pacto de Varsóvia, consequência do desmembramento do bloco comunista Soviético, a aliança perde efetivamente o inimigo físico, razão para a qual foi constituída, conduzindo a um período conturbado quanto a justificação ou pertinência da continuação desta aliança. Analisada a conjuntura da altura e reformuladas as suas tarefas e responsabilidades, a OTAN sofreu uma reforma estrutural. Não deixou de lado o principal objetivo de garantir a defesa mutua dos seus Estados Membros, mas focou-se também na gestão de crises e nas operações de apoio a paz. A par da evolução tecnológica, fenómenos como a globalização, intrinsecamente associados a imprevisibilidade de ameaças e novos desafios, a OTAN continua em dinâmica evolução, verificando-se uma deslocação do foco de poder do Atlântico para o Medio Oriente. No entanto, os Açores nunca foram descartados quanto ao seu valor no que concerne a consecução dos objetivos definidos pela organização.