DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
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Browsing DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Económicas e Empresariais"
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- A beleza como elemento gerador de desigualdades no mercado de trabalho: uma análise empíricaPublication . Silva, Lisandra Maria Garcia da; Vieira, José António Cabral; Serpa, Sandro Nuno FerreiraNa sociedade açoriana é possível verificar várias desigualdades, nomeadamente no mercado de trabalho. Contudo, a desigualdade de beleza é um tema muito pouco explorado surgindo, assim, uma lacuna a ser preenchida. O presente estudo tem como objetivo entender a possibilidade da beleza física como um potencializador da desigualdade no mercado de trabalho e analisar a sua relevância. Neste sentido, para entender a realidade em estudo, a investigação em causa irá centrar-se em entrevistas semiestruturadas duas amostras distintas: “patrões com poder de contratação” e “funcionários sem poder de contratação”, tendo como população em estudo empresas privadas na ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores. Segundo a realidade em estudo, a representação social dos entrevistados sobre a beleza varia de acordo com a idade, a aparência, a higiene e a forma de vestir. Neste sentido, a beleza é efetivamente uma variável de desigualdade no mercado de trabalho, sobretudo no processo de recrutamento e seleção dos candidatos, mas também no processo de progressão na carreira. Foi possível também concluir que os candidatos e funcionários considerados mais atraentes têm mais oportunidades no mercado de trabalho do que os menos atraentes.
- Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemPublication . Raposo, Beatriz Franco de Lemos; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.
- A doença Covid-19 e as transformações no mercado de trabalhoPublication . Paulino, Ana Rita Roque; Vieira, José António CabralEste trabalho analisa a perceção dos impactos da doença Covid-19 no mercado de trabalho. De acordo com a revisão da literatura, embora o estudo deste tema tenha despertado o interesse dos investigadores, ainda é muito recente. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a compreensão das consequências da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho. Isto implica perceber quais as dificuldades que as pessoas sentiram ao ingressar ou permanecer no mundo do trabalho; compreender o ponto de vista da população acerca das novas medidas laborais, em particular, o teletrabalho; bem como saber a forma como os indivíduos se adaptaram às medidas implementadas pelas entidades públicas. Para cumprir o propósito deste estudo, optou-se por efetuar uma análise quantitativa, com base num questionário online, o qual resultou uma amostra de 101 respostas. O questionário destinou-se a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na ilha de São Miguel, que estivessem ou não empregados. Desta forma, as respostas às questões colocadas no questionário foram analisadas recorrendo à análise descritiva e ao Modelo de Probit. Verificou-se que a maioria dos inquiridos é do sexo feminino, residente no concelho de Ponta Delgada e com escolaridades compreendidas entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior, essencialmente, com licenciatura. Apesar de todos os esforços do Governo para evitar as perdas de emprego, constata-se que uma pequena percentagem de indivíduos perdeu o seu emprego durante o período pandémico. Em virtude dos resultados recolhidos, conclui-se que os indivíduos ainda estão reticentes sobre o conceito de teletrabalho, uma vez que cerca de metade dos inquiridos considera ser uma vantagem e os restantes acham que é uma desvantagem.
- Gestão de recursos humanos: Relatório de estágio na empresa Finançor – Distribuição Alimentar, LdaPublication . Medeiros, Ana Maria Andrade; Vieira, José António Cabral; Batista, Maria da Graça CâmaraHoje, cada vez mais se assiste à necessidade de haver uma gestão eficiente dos recursos humanos nas organizações, encarados como a chave do sucesso organizacional. Gerir recursos humanos é uma função que está presente na dinâmica de todas as organizações, e a aposta na inovação, formação, organização interna e a capacidade de atrair bons colaboradores são aspetos fundamentais que se projetam para o exterior e contribuem positivamente para o fortalecimento da sua imagem no mercado. É por isso fundamental que existam boas práticas de gestão de recursos humanos e que se reúna recursos adequados para as poder aplicar. O presente relatório tem como objetivo a obtenção do grau mestre em Ciências Económicas e Empresarias, com especialização em gestão de recursos humanos, e surge no seguimento da realização de estágio em contexto laboral, ao abrigo do programa Estagiar L. O Estágio teve a duração de 9 meses e decorreu no Departamento de Recursos Humanos da Finançor - Distribuição Alimentar, Lda e Finançor Cash&Carry, Lda, cuja principal atividade é a distribuição alimentar a retalho e grossista através dos supermercados SOL*MAR e Recheio Cash&Carry. A sua consolidação tem vindo a verificar-se e hoje é considerada uma das maiores e mais prestigiadas empresas nos Açores, que trabalha diariamente para prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades dos seus clientes. Estagiar num dos maiores grupos económicos dos Açores é potencialmente desafiante, mas rico de aprendizagem no exercício da gestão dos seus recursos humanos. O estágio teve como objetivo proporcionar a aplicação das diferentes abordagens teóricas lecionadas no mestrado, desde a utilização das diversas práticas dos recursos humanos nos processos de recrutamento e seleção ao processamento salarial e gestão contratual dos funcionários. A aprendizagem e a experiência profissional desenvolvida durante este período e nas diversas atividades de que fui encarregue, contribuíram de forma positiva para a aquisição e desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas, afetivas e comunicacionais na área dos recursos humanos, o que resultou numa opinião positiva quanto à entidade e à forma como executam as suas atividades.
- A gestão Orçamental: uma aplicação prática na EDA – Electricidade dos Açores, S.APublication . Lima, Ana Sofia Figueiredo; Teixeira, João Carlos Aguiar; Pimenta, António Manuel SalvadorO presente relatório tem por objetivo apresentar e analisar as principais atividades realizadas no estágio desenvolvido na Direção Comercial da EDA Electricidade dos Açores, S.A., centrando se n a tem ática da gestão orçamental. O relatório inicia-se com um breve enquadramento teórico, acompanhado de uma apresentação detalhada da entidade acolhedora, bem como das atividades realizadas ao longo do estágio. Por fim, detalha-se uma análise crítica a toda a experiência adquirida em contexto profissional. A EDA, S.A. foi constituída em 1981 com o desígnio de colmatar as necessidades do subsetor energético açoriano, atuando até aos dias de hoje na mesma área de negócio. A sua principal atividade passa pela produção, aquisição, transporte, distribuição e venda de energia elétrica para toda a Região Autónoma dos Açores. De entre as múltiplas atividades desenvolvidas durante o estágio, destacam se os processos de elaboração, controlo e justificação de desvios orçamentais do plano de exploração e investimento, bem como a criação de requisições de compra e registo de entrada de mercadoria, atividades que se revestem de especial importância nos processos correntes desta empresa e que visam proporcionar uma tomada de decisão eficiente, profícua e precisa. Da análise crítica à empresa destacam se a sua forte implementação no mercado regional, o elevado know how dos funcionários e o seu elevado nível de controlo financeiro e organizacional. No entanto, a EDA depara-se com um elevado envelhecimento do seu quadro efetivo em áreas operacionais críticas dificultando a passagem de conhecimentos para os novos colaboradores. Esta depara se com oportunidades referentes às mudanças do setor elétrico e enfrenta algumas ameaças como a dependência de combustíveis fosseis, bem como as alterações climáticas e as exigências da regulamentação ambiental. O estágio proporcionou um contacto introdutório com o mercado de trabalho, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em algumas unidades curriculares frequentadas na Universidade dos Açores, designadamente Contabilidade I, Matemática Aplicada, Contabilidade Analítica, Controlo Orçamental, Controlo de Gestão e Comportamento Organizacional.
- Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissionalPublication . Ponte, Melissa Isabel Fita; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto Coimbra; Faria, Sandra Micaela Costa DiasA presente dissertação, intitulada “Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissional” pretende estudar e avaliar a possibilidade e a forma como a inteligência emocional poderá influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em primeiro lugar, realiza-se um enquadramento teórico, através da pesquisa de informação existente sobre: a inteligência emocional (interpessoal e intrapessoal) e os seus modelos da inteligência emocional (individual e grupal); ligação entre a inteligência emocional e as emoções, próprias e alheias, a inteligência emocional e a gestão emocional (de forma a deter um ambiente organizacional saudável), inteligência emocional enquanto elemento do capital humano; identificação dos conceitos de desempenho e satisfação profissional; e ligação à inteligência emocional. O objetivo deste enquadramento teórico passa por identificar os conceitos e as ligações existentes entre os mesmos. A análise do conteúdo bibliográfico existente permite aprofundar o conhecimento sobre a inteligência emocional e capacidade de esta influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em seguida, inicia-se a revisão sistemática das publicações realizadas sobre investigações realizadas nas duas possíveis ligações a estudar: a correlação existente entre a inteligência emocional e o desempenho laboral e, entre esta e a satisfação profissional. No estudo foram utilizadas várias bases de dados e aplicados os mesmos critérios de pesquisa e de seleção dos estudos: termos de pesquisa, anos de publicação, sendo selecionados apenas estudos quantitativos. Realça-se, que se seguem os critérios do PRISMA, pelo que apenas foram selecionados artigos publicados em revistas científicas indexadas, que apresentem texto integral e teses de mestrado e de doutoramento. Esta investigação tem como objetivo, obter um conjunto de estudos realizados, que detenham os critérios de pesquisa, de forma a deter uma visão fundamentada e verificar a possibilidade da ligação existente entre a inteligência emocional e o desempenho e entre esta e a satisfação profissional. A recolha de informação de cada estudo selecionado, após a validação através do título e do resumo, é feita pela análise do texto completo de cada estudo. Através dos 38 estudos recolhidos, conclui-se que existe uma relação positiva e complexa entre a inteligência emocional e o desempenho laboral, bem como entre esta e a satisfação profissional. A inteligência emocional deverá estar presente no processo de recrutamento e de seleção, bem como no desenvolvimento de carreira do individuo, pois em cada organização é importante desenvolver a inteligência emocional no seu capital humano.
- Marketing digital: uma abordagem à realidade das empresas açorianaPublication . Aguiar, Sara Soares; Tiago, Flávio Gomes BorgesAs mudanças no comportamento dos consumidores exigem que as empresas repensem as suas estratégias de marketing no domínio digital. Atualmente, uma parte significativa da investigação associada a esta temática, está mais centrada no cliente do que na empresa. Para ajudar a colmatar esta lacuna, este estudo adota a perspetiva das empresas para facilitar a compreensão do marketing digital e da utilização das redes sociais, bem como das suas vantagens e desvantagens. Tem-se assistido, também a uma enorme popularidade das redes sociais o que permite às empresas implementar formas inovadoras de comunicação e de cocriação. O Marketing digital e as redes sociais promovem, portanto, oportunidades que, bem aproveitadas, permitem gerar relações duradouras entre as empresas e os seus consumidores. O objetivo desta investigação é conhecer melhor a realidade das empresas regionais no seu contexto digital e determinar a importância da utilização das técnicas e ferramentas de Marketing digital nas empresas da Região, a fim de garantir o sucesso das mesmas. Para isso, foi feito um estudo com base na Revista 100 Maiores Empresas dos Açores no ano de 2020 no qual se fez em primeiro lugar um diagnóstico da presença dessas empresas em cada rede social como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou outras e se tinham website próprio e de seguida foi escolhido um cluster de empresas que obedeciam ao critério de ter um website próprio orientado para o mercado Açores de forma a perceber com mais enfoque a personalização e engagement com o seu target. Da análise ao Marketing digital das 100 maiores empresas dos Açores no ano de 2020, verifica-se que 56% destas estão presentes em pelo menos duas redes sociais, ou mais, 32% marcam presença em apenas uma rede social e que 12% não está presente no mundo digital. Verifica-se também que a maioria destas empresas ainda não aproveita todo o potencial que as ferramentas de marketing digital dispõem.
- Um modelo para a implementação de um sistema de avaliação dos colaboradores da Fundação Gaspar FrutuosoPublication . Martinho, Sílvia Freitas; Vieira, José António CabralAtualmente, com os novos desafios impostos à gestão de recursos humanos nas organizações, torna-se essencial manter os colaboradores satisfeitos, motivados e empenhados no desenvolvimento das suas tarefas. Neste sentido, o presente trabalho de projeto tem como propósito contribuir para o processo de desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho destinado aos colaboradores da Fundação Gaspar Frutuoso, assim como integrar um conjunto de possíveis recompensas associadas ao mesmo, no pressuposto de que tal processo poderá incrementar a satisfação, a motivação e, em última instância, a produtividade. Para este efeito, foi elaborado um modelo de avaliação de desempenho, sendo, posteriormente, analisada a opinião dos colaboradores, através de um inquérito, para cada fase do processo de avaliação. Os colaboradores tiveram, ainda, a oportunidade de opinar sobre as implicações derivadas desta avaliação bem como apontar sugestões de melhoria do modelo. Concluiu-se que eles concordaram, na generalidade, com o modelo de avaliação apresentado.
- A organização do departamento contabilístico de um grupo de hotelaria familiar: Estudo de caso do Ciprotur Hotel GroupPublication . Silva, Carolina Machado; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesO presente relatório é o resultado do estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresarias, lecionado pela Universidade dos Açores, tendo decorrido entre o dia 1 de outubro de 2021 e o dia 31 de março de 2023, na empresa Ciprotur Investimentos Turísticos, Lda, sediada em Ponta Delgada. O estágio foi desenvolvido no departamento financeiro, sob a orientação na empresa do Sr. Hélio Oliveira e teve com principal atividade a função de contabilidade. Na primeira parte do relatório são abordados os departamentos de back-office, com especial foco para o departamento financeiro, onde decorreu o estágio. De modo a melhor compreender a organização dos departamentos financeiros, são apresentados dois exemplos distintos dos do estudo de caso. Na segunda parte do relatório procede-se à caraterização da entidade onde foi desenvolvido o estágio bem como a descrição de todas as atividades realizadas. De forma a complementar esta fase, é feita uma análise critica à entidade e a todas as tarefas executadas, interligando-as com conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. Foi possível concluir que os departamentos de back-office na hotelaria são de extrema importância, pois são eles que garantem o bom funcionamento das áreas de front-office e permitem que os trabalhos das mesmas sejam executadas com eficiência.
- A perceção da desigualdade e da discriminação no acesso ao mercado de trabalho: Uma análise empíricaPublication . Bizarro, Aida Maria Da Silva; Vieira, José António CabralEste trabalho analisa a perceção dos indivíduos relativamente à discriminação por parte das entidades empregadoras no processo de recrutamento e admissão de trabalhadores e o consequente efeito no acesso ao mercado de trabalho, com base em características como o sexo, a orientação religiosa, a orientação política, a orientação sexual, a aparência física, o grau de deficiência, a raça ou etnia, a idade e a nacionalidade. A análise dos dados, recolhidos com base num inquérito, sugere que a maioria, ou seja mais de 50%, dos inquiridos considera que existe discriminação por parte das entidades empregadoras no processo de recrutamento e admissão de trabalhadores com base naquelas dimensões, com exceção da orientação religiosa e a orientação política onde menos de 50% tem aquela perceção. A maioria dos inquiridos ainda concorda que tal processo de discriminação constitui um elemento de desigualdade no acesso ao mercado de trabalho, embora existam algumas exceções e relativas a determinadas características. Uma análise de regressão indica que são os inquiridos do sexo feminino que têm maior probabilidade de referir a existência daquele fenómeno discriminatório relativamente a características como o sexo, a aparência física, o grau de deficiência, a raça ou etnia, a idade e a nacionalidade. Não existe, no entanto, uma diferença estatisticamente significativa entre homens e mulheres sobre a perceção de tal prática por parte das entidades empregadoras no que concerne a características como a orientação religiosa, a orientação política e a orientação sexual.