DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- A dispersão de preços e as políticas de preços praticadas em algumas espécies de pescado nos AçoresPublication . Amaral, Sofia Maria Filipe; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Menezes, Gui Manuel MachadoO presente trabalho tem como finalidade estudar a formação e dispersão de preços nas lotas dos Açores, averiguando a influência de algumas variáveis contextuais nos preços do goraz, boca-negra, abrótea e veja. Para tal, selecionou-se, a partir da base de dados da Lotaçor/OKEANOS-UAc, um conjunto de dados relativos aos desembarques destas quatro espécies nas nove ilhas do arquipélago, entre 2010 e 2019. Através de medidas estatísticas de concentração, como a curva de Lorenz, o índice Gini e o índice de Herfindahl-Hirschman, analisou-se o efeito de cinco fatores diferentes a nível do valor de primeira venda de cada espécie, sendo estes fatores o volume de compra, o comprador, o local da lota, o tipo de embarcação e o calibre do peixe. Em termos de resultados, verificou-se que o calibre do peixe, o tipo de embarcação de pesca, as características do comprador e o local da lota contribuem para a variabilidade e dispersão de preços nas lotas da região, o que vem demonstrar a influência de fatores de natureza biológica e económica nas dinâmicas de mercado. Quanto ao volume de compra, não foram encontrados efeitos ao nível da distribuição de preços. No entanto, estes resultados deverão ser interpretados com cautela, pois a dispersão de preços poderá estar relacionada a outro tipo de variáveis além das aqui analisadas. Posto isto, este trabalho assume grande relevância tanto em termos teóricos como práticos. Ao proporcionar novos conhecimentos sobre a formação e dispersão de preços, este estudo não só reforça o atual quadro teórico da economia e gestão das pescas, como também contribui para uma melhor estratégia de negociação entre os agentes do mercado e para a adequada elaboração de medidas regulamentares por parte dos decisores políticos. Não obstante, a incidência regional da investigação, bem como o contexto dos dados e as limitações inerentes à metodologia utilizada restringem, de certa forma, o presente trabalho, pelo que a importância de se estudar os impactos socioeconómicos da política das pescas em diferentes regiões e comunidades torna-se, assim, evidente.
- Transição digital: análise das empresas na ilha de São MiguelPublication . Andrade, Rúben Filipe Pereira; Couto, João pedro AlmeidaA transição digital tem se tornado uma necessidade crucial para as empresas em todo o mundo. No contexto empresarial, a adoção de tecnologias avançadas desempenha um papel fundamental na melhoria da eficiência operacional, na expansão das oportunidades de negócios e na resposta às necessidades dos clientes. Enquanto alguns negócios adotaram a transformação digital com sucesso, outros enfrentam obstáculos como recursos financeiros, habilidades digitais e resistência à mudança. Ao focar a integração de tecnologias digitais nas operações empresariais, de forma a melhorar a eficiência, competitividade e experiências do cliente, esta dissertação analisa a transição digital e a adoção de tecnologias avançadas pelas empresas na Ilha de São Miguel. Utilizando o método qualitativo, como entrevistas e pesquisas, obteve-se resultados que revelam o estado atual da transição digital na ilha. Este estudo destaca desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas durante esse processo, ressaltando a importância de planeamento estratégico, investimento em infraestrutura digital e formação dos funcionários. Com o objetivo de contribuir para a literatura existente, este estudo oferece informações aos profissionais interessados no desenvolvimento de estratégias para acelerar a transformação digital, visando aprimorar a competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento económico de São Miguel.
- Digital Branding Co-Creation in the Airline IndustryPublication . Almeida, Fernando Emanuel Lopes de; Tiago, Flávio Gomes Borges; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesOs responsáveis de marketing detiveram, durante muitos anos, o controlo exclusivo sobre a marca. Mas, na atualidade, as comunidades onde os utilizadores expressam as suas opiniões sobre as marcas criam um paradigma onde o consumidor assume um papel ativo na criação da imagem da marca. Através da expressão das suas opiniões em diversos fóruns online, de atuação simultânea dos dois tipos de interveniente, produz-se um processo de cocriação. Apesar do interesse no tema da cocriação da personalidade da marca, são escassos os estudos no setor da aviação comercial, procurando este trabalho contribuir de forma exploratória para o conhecimento deste processo neste setor. A avaliação da imagem cocriada online é efetuada a partir das avaliações expressas no TripAdvisor, utilizadas para a aplicação do modelo de personalidade de Aaker, para identificar as dimensões da personalidade que caracterizam as companhias aéreas. Foram selecionadas seis das dez companhias mais bem classificadas pelo SKYTRAX e recolhidas as avaliações efetuadas pelos clientes, entre janeiro de 2018 e agosto de 2023, posteriormente analisadas com recurso à aplicação WordStat 9.0. A dimensão Sinceridade surge como a mais relevante na globalidade das companhias e ao longo do período selecionado. Quando isolada a classe de viagem, a dimensão Sofisticação assumiu o maior relevo para os clientes a viajar em Primeira Classe. Estes resultados sugerem que a personalidade da marca pode ser comunicada de forma diferente e coloca às companhias aéreas o desafio de avaliarem a imagem e identidade da marca e alinhá-las. A adoção do Google-Bard neste trabalho não só pode ser percebida como uma limitação, mas também pode levantar questões sobre o papel que a inteligência artificial pode desempenhar na cocriação das marcas no futuro.
- A gestão bancária ao nível dos clientes particulares: O caso do Santander TottaPublication . Narciso, Nicole Tavares; Dutra, Tiago Mota; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio realizado no âmbito do segundo ano de Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (MBA). O estágio com duração de 10 meses realizou-se na instituição bancária Santander Totta S.A., sendo que teve início a 3 de outubro de 2022. Ao longo do relatório é efetuada uma caracterização da instituição bancária, seguindo-se uma descrição das atividades desenvolvidas pela instituição, o enquadramento teórico, a apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do estágio e, por fim, a análise crítica ao estágio. O Santander é um Banco com presença multinacional, inserido num mercado competitivo, no entanto, destaca-se pela sua proximidade e relação com os clientes, sendo que dispõe de um enorme leque de produtos que são pensados e adaptados às necessidades dos mesmos. Estas características permitem que esta instituição bancária tenha uma forte presença no mercado. Aprofundando o enquadramento teórico, é percetível que o setor bancário é um dos pilares do sistema económico de um país, permitindo assim o desenvolvimento e o crescimento dos seus agentes económicos. O desenvolvimento tecnológico levou à criação da Banca digital, e está cada vez mais presente no dia a dia de cada cliente, tendo as instituições de se adaptarem à nova realidade. As atividades desenvolvidas no estágio englobam a maior parte das tarefas desempenhadas no dia a dia de um Gestor de Particulares, desde o atendimento ao cliente e a gestão de contas até à gestão de arquivo e tratamento documental. Por fim, na análise crítica ao estágio, verifica-se que o BST tem uma presença sólida no mercado, e destaca-se acima de tudo pela sua proximidade com os clientes. Todas as ações são efetuadas a pensar no cliente. Este é um Banco que oferece segurança e estabilidade aos seus clientes, sendo que apresenta uma elevada quota de mercado. Para que fosse possível o desenvolvimento das atividades ao longo do estágio, foram essenciais vários conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares lecionadas ao longo do Mestrado.
- Subjective wellbeing across European countriesPublication . Viveiros, Júlia Dâmaso de Aguiar; Silva, Francisco José Ferreira; Couto, João Pedro AlmeidaEste estudo explora determinantes do bem-estar subjetivo em países Europeus, com o objetivo de analisar os fatores multifacetados que impactam a satisfação com a vida dos indivíduos. Ao integrar conhecimentos qualitativos do inquérito Eurobarómetro de 2022 e a síntese da literatura com análises quantitativas, incluindo a regressão logística e um modelo logístico ordenado multinível, a investigação providencia uma exploração abrangente do bem-estar. Os principais resultados destacam que indivíduos em posições mais vantajosas em termos de ocupação, classe social e rendimento apresentam níveis elevados de bem-estar, o que salienta a importância da segurança económica; as condições governamentais também emergem como determinantes dominantes do bemestar, enfatizando o papel da governação transparente e eficaz na promoção da felicidade social; o estudo também lança luz sobre o papel central da confiança institucional na formação dos resultados de bem-estar individual - as populações que expressam níveis mais elevados de confiança institucional demonstram níveis elevados de bem-estar, o que destaca a importância de instituições confiáveis nas sociedades. Estas conclusões contribuem para a compreensão do bem-estar subjetivo, realçando a natureza multifacetada dos seus determinantes.
- Linha de apoio ao investimento verde das empresas dos AçoresPublication . Melo, Fernando José Rangel da Silva; Rocha, Maria Luísa Silva; Couto, Gualter Manuel Medeiros doEste trabalho de projeto visa definir as condições de uma linha de crédito, sem custos financeiros, de apoio ao investimento na sustentabilidade ambiental das Micro e PMEs da Região Autónoma dos Açores. Com este objetivo, procedeu-se, numa primeira fase de estudo, à revisão das principais iniciativas e diretrizes relacionadas com a temática da sustentabilidade ambiental, em particular no seio da União Europeia. Analisou-se com maior profundidade, os temas do desenvolvimento e do financiamento sustentável, suas implicações, identificando-se os principais desafios para as empresas. Procedeu-se à avaliação conjuntural das principais iniciativas para a promoção do crescimento sustentável, o combate às alterações climáticas, a degradação da biodiversidade e para a promoção da heterogeneidade social, particularizando-se as propostas no seio da União Europeia. Reviu-se os conceitos e regulamentação de maior impacto associada à sustentabilidade no âmbito da União Europeia. Por fim, elaborou-se uma ficha técnica, com os diferentes requisitos e condições necessárias ao acesso pelas Micro e PMEs dos Açores a uma linha de financiamento regional que promova a transição destas empresas para atividades e processos produtivos ambientalmente sustentáveis, em linha com as metas assumidas internacionalmente para o objetivo da neutralidade carbónica.
- A Sustentabilidade económica no setor da Construção: Estudo de caso da empresa Reis, Pacheco e Moura, Lda.Publication . Silva, Filipa Costa; Sousa, Áurea Sandra Toledo; Alvares, Daniela FantoniA sustentabilidade tornou-se uma questão presente, desde nas tarefas mais simples do dia-a-dia aos projetos e estudos elaborados pelas empresas das mais variadas áreas, inclusive no setor da Construção Civil. Neste estudo, procedeu-se à análise da variação do custo de habitações novas, tendo em conta a variação dos fatores de produção no mercado, bem como no caso da empresa Reis, Pacheco & Moura, Lda., através de uma amostra de 12 orçamentos adjudicados entre 2019 e 2021 e estimados para 2022. A análise da variação foi realizada por comparação dos valores da variação e peso no orçamento das rubricas. No período de referência da amostra, verificou-se um aumento da variação do custo de construção de habitação nova. Para além disso, as rubricas do orçamento que mais pesaram na taxa de variação foram a Estrutura de LSF (Light Steel Frame), as Carpintarias, as Caixilharias e as Paredes Divisórias. O peso dessas rubricas deve-se ao aumento registado no mercado do custo do aço, alumínio, madeira e aglomerados de madeira. A evidência mostra que a empresa, no geral, segue práticas sustentáveis em termos não só económicos, mas também ambientais, havendo espaço para melhorias.
- A estratégia das pequenas e médias empresas europeias na gestão eficiente de recursos e mercados verdesPublication . Martins, Luísa Soares; Couto, João Pedro AlmeidaA Europa conta com 23 milhões de pequenas e médias empresas (PME), que a mantém em funcionamento. Estas contribuem significativamente para o acréscimo de valor em todos os domínios da economia, empregam cerca de 83 milhões de pessoas e representam cerca de metade do PIB da Europa. As PME são fundamentais tanto para a economia, como para o ambiente, uma vez que, apesar dos seus modestos efeitos individuais, contribuem como um todo para um grande impacto ambiental. Este trabalho surge da crescente preocupação com as alterações climáticas e a degradação ambiental, que constituem uma ameaça existencial para a Europa e para o mundo e faz uma revisão da literatura, essencialmente, sobre mercados verdes, a adoção de estratégias para alcançar a neutralidade de carbono e a produção verde. O presente estudo foi feito com base no inquérito Flash Eurobarómetro 498, de forma que se pudesse analisar se as PMEs da UE, bem como outras nações europeias e não europeias estão a adotar práticas mais sustentáveis, como a utilização eficiente de recursos naturais, a implementação de medidas de economia circular e a participação em mercados verdes. Além disso, o estudo pretende explorar de que forma os gestores das PMEs tomam decisões de estratégia ambiental. Com base na estatística multivariada para teste de hipóteses efetuada, pode analisar-se as estratégias adotadas pelas empresas no sentido de reduzir a pegada de carbono e considerar a oferta de produtos ou serviços verdes na sua atividade. Este tipo de análise permite compreender como as PMEs estão a adaptar-se às alterações no mercado, bem como qual a resposta dada no que toca às exigências dos consumidores. Os resultados apontam para que as empresas que mais investem em eficiência de recursos serem também as que têm maior probabilidade de oferecer produtos verdes. Essas empresas são igualmente as mais críticas, uma vez que as empresas que investem mais são as mais insatisfeitas com os apoios públicos. Por outro lado, as empresas com resultados estáveis são as que menos investem, observando-se diferenças significativas por país e tipo de atividade. Concluiu-se que mais de metade dos inquiridos ainda não oferece produtos/serviços verdes, e que a maior parte das PMEs ainda não desenvolve estratégias de forma a reduzir as emissões de carbono, nem pretende fazê-lo.
- O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão hoteleiraPublication . Barbosa, Ana Maria Ponte; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO ano de 2020 ficou marcado negativamente pela pandemia do COVID-19. Esta veio a ter um impacto na economia dos países que, consequentemente, fez suspender quase todo o comércio e serviços dos países, ficando a laborar apenas os negócios considerados indispensáveis. Deste modo, ficaram impedidos todos os serviços turísticos, provocando o fecho temporário e em alguns casos definitivo das empresas, uma vez que faltaram recursos humanos e financeiros para manter a abertura das mesmas. Deste modo, a conjuntura levou a que fossem tomadas medidas, de forma que o impacto da crise sanitária e económica não fosse tão drástica. A presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do COVID-19 na gestão dos hotéis da Região Autónoma dos Açores. Por conseguinte, o impacto acima descrito foi analisado com base num inquérito por questionário direcionado aos diretores de hotéis, onde foram recebidas 52 respostas válidas, aplicando uma metodologia qualitativa e quantitativa. Este procura identificar qual a posição existente da hotelaria perante a pandemia, analisar as medidas implementadas no combate aos efeitos do vírus SARS-CoV-2 e, por fim, entender como as medidas adotadas durante a pandemia foram ponderadas, alteradas ou eliminadas após a mesma e como decorreu a recuperação da atividade, ou seja, compreender os efeitos da resiliência nestes negócios.
- Aplicação de modelos de otimização em infraestruturas aeroportuárias: Gestão operacional das chegadasPublication . Mendes, José Manuel Araújo; Silva, Francisco José FerreiraAlgo que é comum em vários aeroportos é a estagnação do crescimento devido a problemas de capacidade. Esta limitação pode ser vista de uma perspetiva física, nomeadamente das pistas e terminais destas infraestruturas. O crescimento de capacidade em termos de edificações são soluções intensivas em termos de capital, e por vezes sujeito a contestação política e social. Desta forma, pode-se optar por uma solução que passe pela otimização dos recursos existentes. O objetivo desta dissertação foi o de obter um algoritmo, baseado no Traveling Salesman Problem, capaz de utilizar sequências de aeronaves na chegada a um aeroporto, e fazer os cálculos necessários para obter uma sequência ótima. Esta sequência é criada com alterações de posições originais, formando uma solução onde se consegue um aumento da capacidade, utilizando restrições operacionais para ser viável em termos práticos. Em termos de resultados, foram obtidas soluções com melhorias entre 4 e 6%, chegando a algumas conclusões, em particular a de que utilizar um critério de mudança de posição máxima pode ter melhoria, na redução dos tempos, de 5% e a de que o tempo computacional aumenta proporcionalmente com o tamanho do problema.