Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemPublication . Raposo, Beatriz Franco de Lemos; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.
- O impacto social da presença norteamericana na ilha Terceira, Açores, durante o período do Estado Novo (1933-1974)Publication . Santos, Tânia Gabriela Godinho; Silva, Susana Serpa; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA investigação subjacente à tese que agora se apresenta, pretende fazer perpetuar as memórias e a identidade de uma comunidade — neste caso, a da ilha Terceira — em consequência da presença estrangeira que aqui se estabeleceu. O nosso estudo incide primordialmente, sobre o impacto que a presença norteamericana, sediada na Base das Lajes, teve na população insular, presença esta que se oficializa em 1946 e que ainda hoje se faz sentir. Por consequência, esta pesquisa centra-se no período temporal de 1933 a 1974, isto é, os primórdios da Base das Lajes: desde a construção do aeródromo, com a sua pista de terra batida, até à chegada dos britânicos e as consequências das obras de melhoramento do campo de aviação, para os proprietários da planície das Lajes, como para a comunidade em geral, apresentando com maior incidência os impactos sociais resultantes da presença norte-americana que se iria oficializar, após a desmobilização da Royal Air Force, em 1946, e até ao final do Estado Novo em 1974. Em relação à presença dos militares norte-americanos, questão central neste trabalho, abordamos também os processos de adoção/entrega de crianças terceirenses a casais norte-americanos, bem como os matrimónios entre jovens insulares e militares, atendendo ao impacto que a presença estrangeira trouxe, mas que também permitiu vislumbrar a perspetiva de uma nova vida na outra margem do Atlântico, impulsionando a emigração e o perseguir do american dream. Destes casos resulta um conjunto de conclusões e reflexões que se vão levantando no seguimento da investigação, desde logo, a reflexão em torno da emigração e da miragem de uma melhor qualidade de vida, sendo esta uma das grandes motivações das jovens nubentes, mas também dos progenitores que entregam os seus filhos quase como se de uma “emigração” antecipada se tratasse, vislumbrando um melhor futuro para eles e uma fuga à pobreza endémica dos Açores. Tendo estes sido fenómenos arquipelágicos, não se centraram unicamente na ilha Terceira, foram transversais a todo o arquipélago. Cremos que estes dois fenómenos são instrumentais para se compreender o impacto social dos norteamericanos na Terceira, e nos Açores em geral. É nosso intuito resgatar e preservar as memórias de uma comunidade que vivenciou os fortes impactos da presença norte-americana e comprovar como esta presença transformou a vida e a quietude insular, trazendo desenvolvimento e prosperidade às gentes da ilha. Este recuo ao passado pretende ser um legado para as gerações futuras, com o intuito de compreender melhor as consequências sociais da implantação da Base das Lajes.
- Marketing digital: uma abordagem à realidade das empresas açorianaPublication . Aguiar, Sara Soares; Tiago, Flávio Gomes BorgesAs mudanças no comportamento dos consumidores exigem que as empresas repensem as suas estratégias de marketing no domínio digital. Atualmente, uma parte significativa da investigação associada a esta temática, está mais centrada no cliente do que na empresa. Para ajudar a colmatar esta lacuna, este estudo adota a perspetiva das empresas para facilitar a compreensão do marketing digital e da utilização das redes sociais, bem como das suas vantagens e desvantagens. Tem-se assistido, também a uma enorme popularidade das redes sociais o que permite às empresas implementar formas inovadoras de comunicação e de cocriação. O Marketing digital e as redes sociais promovem, portanto, oportunidades que, bem aproveitadas, permitem gerar relações duradouras entre as empresas e os seus consumidores. O objetivo desta investigação é conhecer melhor a realidade das empresas regionais no seu contexto digital e determinar a importância da utilização das técnicas e ferramentas de Marketing digital nas empresas da Região, a fim de garantir o sucesso das mesmas. Para isso, foi feito um estudo com base na Revista 100 Maiores Empresas dos Açores no ano de 2020 no qual se fez em primeiro lugar um diagnóstico da presença dessas empresas em cada rede social como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou outras e se tinham website próprio e de seguida foi escolhido um cluster de empresas que obedeciam ao critério de ter um website próprio orientado para o mercado Açores de forma a perceber com mais enfoque a personalização e engagement com o seu target. Da análise ao Marketing digital das 100 maiores empresas dos Açores no ano de 2020, verifica-se que 56% destas estão presentes em pelo menos duas redes sociais, ou mais, 32% marcam presença em apenas uma rede social e que 12% não está presente no mundo digital. Verifica-se também que a maioria destas empresas ainda não aproveita todo o potencial que as ferramentas de marketing digital dispõem.