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- Recursos Pedagógicos como Estratégia de Promoção de Aprendizagens na InfânciaPublication . Galego, Joana Soares; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente relatório procede à reflexão sobre a ação e a formação inerentes à concretização dos estágios pedagógicos profissionalizantes do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores (UAc). Nele apresentam-se os contextos e a análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas, tendo como referência literatura da especialidade. Das práticas desenvolvidas em situação de estágio, deu-se ênfase aos recursos pedagógicos, a partir do levantamento exaustivo dos mesmos e da análise aprofundada de alguns deles, considerando literatura da área, o que permite contribuir de algum modo com elementos para o esboço de um modelo de análise de recursos pedagógico-didáticos. Os elementos em causa têm a ver, em termos gerais, com: critérios de seleção do recurso; características do recurso; processo de concretização e gestão do recurso; e resultados da aprendizagem associados ao recurso. O levantamento de todos os recursos pedagógicos usados foi realizado a partir de inúmeros e diversificados registos efetuados ao longo dos estágios. Posteriormente, os dados desses registos foram sujeitos à aplicação de procedimentos de análise de conteúdo temática, tendo-se identificado, para ambos os níveis de ensino, 48 recursos pedagógicos e 255 utilizações dos mesmos. Do levantamento efetuado, conclui-se essencialmente que: no estágio em Educação Pré-Escolar foi aplicada maior diversidade de recursos pedagógicos do que no estágio em 1.º Ciclo; no 1.º Ciclo do Ensino Básico a frequência de utilização dos recursos foi mais elevada, uma vez que alguns foram usados de forma recorrente; há diferenças consideráveis entre os recursos pedagógicos aplicados nestes dois níveis de ensino, sobretudo no referente aos documentos informativo/conteudísticos que são dominantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- A gestão Orçamental: uma aplicação prática na EDA – Electricidade dos Açores, S.APublication . Lima, Ana Sofia Figueiredo; Teixeira, João Carlos Aguiar; Pimenta, António Manuel SalvadorO presente relatório tem por objetivo apresentar e analisar as principais atividades realizadas no estágio desenvolvido na Direção Comercial da EDA Electricidade dos Açores, S.A., centrando se n a tem ática da gestão orçamental. O relatório inicia-se com um breve enquadramento teórico, acompanhado de uma apresentação detalhada da entidade acolhedora, bem como das atividades realizadas ao longo do estágio. Por fim, detalha-se uma análise crítica a toda a experiência adquirida em contexto profissional. A EDA, S.A. foi constituída em 1981 com o desígnio de colmatar as necessidades do subsetor energético açoriano, atuando até aos dias de hoje na mesma área de negócio. A sua principal atividade passa pela produção, aquisição, transporte, distribuição e venda de energia elétrica para toda a Região Autónoma dos Açores. De entre as múltiplas atividades desenvolvidas durante o estágio, destacam se os processos de elaboração, controlo e justificação de desvios orçamentais do plano de exploração e investimento, bem como a criação de requisições de compra e registo de entrada de mercadoria, atividades que se revestem de especial importância nos processos correntes desta empresa e que visam proporcionar uma tomada de decisão eficiente, profícua e precisa. Da análise crítica à empresa destacam se a sua forte implementação no mercado regional, o elevado know how dos funcionários e o seu elevado nível de controlo financeiro e organizacional. No entanto, a EDA depara-se com um elevado envelhecimento do seu quadro efetivo em áreas operacionais críticas dificultando a passagem de conhecimentos para os novos colaboradores. Esta depara se com oportunidades referentes às mudanças do setor elétrico e enfrenta algumas ameaças como a dependência de combustíveis fosseis, bem como as alterações climáticas e as exigências da regulamentação ambiental. O estágio proporcionou um contacto introdutório com o mercado de trabalho, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em algumas unidades curriculares frequentadas na Universidade dos Açores, designadamente Contabilidade I, Matemática Aplicada, Contabilidade Analítica, Controlo Orçamental, Controlo de Gestão e Comportamento Organizacional.