Departamento de Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Económicas e Empresariais"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação de investimentos infraestruturais na perspetiva financeira, económica e do bemestar social: conceptualização de um método de avaliação utilizando a análise de opções reaisPublication . Oliveira, André Cabral; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesTradicionalmente, a avaliação de investimentos tem-se focado em aspetos maioritariamente financeiros, procurando a maximização do valor a criar para os acionistas. Não obstante, existem investimentos que, pela sua natureza infraestrutural ou importância na oferta de bens e serviços essenciais, têm impactos que se estendem a vários stakeholders e, até, a toda a sociedade. Entre os vários impactos, destacam-se os de natureza económica, social e ambiental. Num mundo marcado pela incerteza e pelas alterações climáticas e com compromissos firmados para reduzir as emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável, a decisão de realizar investimentos, sobretudo por decisores públicos, não deverá ter por base critérios meramente financeiros, mas também aspetos relacionados com o ambiente e o bem-estar social, procurando maximizar o valor para a sociedade, incluindo a minimização do impacto ambiental. Apesar de existirem modelos de avaliação que procuram quantificar esses impactos, estes ainda apresentam várias limitações, entre as quais se destaca o tratamento de fatores de incerteza. Neste sentido, esta tese pretende apresentar modelos de avaliação de investimento que conjuguem fatores de incerteza e impactos socioambientais. Para o efeito, recorre-se à análise de opções reais para apresentar três modelos que avaliam investimentos sob o ponto de vista económico e socioambiental. Como estudos de casos, apresentam-se três casos baseados na área do transporte aéreo e marítimo de passageiros, um dos setores com maior emissão de carbono, na Região Autónoma dos Açores, uma região ultraperiférica e fragmentada composta por nove ilhas e conhecida pela sua ambição de se tornar uma região sustentável. Os resultados obtidos apontam para o facto de, na Região Autónoma dos Açores, o transporte aéreo, sujeito a Obrigações de Serviço Público, apresentar uma elevada criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte marítimo, devido à poupança de tempo de viagem, mesmo considerando os impactos ambientais. Adicionalmente, é possível verificar que, entre ilhas com menor distância, a aquisição de embarcações elétricas para o transporte marítimo de passageiros revela possuir potencial de criação de valor para a sociedade quando comparado com o transporte aéreo, reduzindo os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável neste setor.
- A beleza como elemento gerador de desigualdades no mercado de trabalho: uma análise empíricaPublication . Silva, Lisandra Maria Garcia da; Vieira, José António Cabral; Serpa, Sandro Nuno FerreiraNa sociedade açoriana é possível verificar várias desigualdades, nomeadamente no mercado de trabalho. Contudo, a desigualdade de beleza é um tema muito pouco explorado surgindo, assim, uma lacuna a ser preenchida. O presente estudo tem como objetivo entender a possibilidade da beleza física como um potencializador da desigualdade no mercado de trabalho e analisar a sua relevância. Neste sentido, para entender a realidade em estudo, a investigação em causa irá centrar-se em entrevistas semiestruturadas duas amostras distintas: “patrões com poder de contratação” e “funcionários sem poder de contratação”, tendo como população em estudo empresas privadas na ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores. Segundo a realidade em estudo, a representação social dos entrevistados sobre a beleza varia de acordo com a idade, a aparência, a higiene e a forma de vestir. Neste sentido, a beleza é efetivamente uma variável de desigualdade no mercado de trabalho, sobretudo no processo de recrutamento e seleção dos candidatos, mas também no processo de progressão na carreira. Foi possível também concluir que os candidatos e funcionários considerados mais atraentes têm mais oportunidades no mercado de trabalho do que os menos atraentes.
- Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemPublication . Raposo, Beatriz Franco de Lemos; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.
- A doença Covid-19 e as transformações no mercado de trabalhoPublication . Paulino, Ana Rita Roque; Vieira, José António CabralEste trabalho analisa a perceção dos impactos da doença Covid-19 no mercado de trabalho. De acordo com a revisão da literatura, embora o estudo deste tema tenha despertado o interesse dos investigadores, ainda é muito recente. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a compreensão das consequências da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho. Isto implica perceber quais as dificuldades que as pessoas sentiram ao ingressar ou permanecer no mundo do trabalho; compreender o ponto de vista da população acerca das novas medidas laborais, em particular, o teletrabalho; bem como saber a forma como os indivíduos se adaptaram às medidas implementadas pelas entidades públicas. Para cumprir o propósito deste estudo, optou-se por efetuar uma análise quantitativa, com base num questionário online, o qual resultou uma amostra de 101 respostas. O questionário destinou-se a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na ilha de São Miguel, que estivessem ou não empregados. Desta forma, as respostas às questões colocadas no questionário foram analisadas recorrendo à análise descritiva e ao Modelo de Probit. Verificou-se que a maioria dos inquiridos é do sexo feminino, residente no concelho de Ponta Delgada e com escolaridades compreendidas entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior, essencialmente, com licenciatura. Apesar de todos os esforços do Governo para evitar as perdas de emprego, constata-se que uma pequena percentagem de indivíduos perdeu o seu emprego durante o período pandémico. Em virtude dos resultados recolhidos, conclui-se que os indivíduos ainda estão reticentes sobre o conceito de teletrabalho, uma vez que cerca de metade dos inquiridos considera ser uma vantagem e os restantes acham que é uma desvantagem.
- Essays on banks’ riskPublication . Matos, Tiago Filipe Almeida; Teixeira, João Carlos Aguiar; Dutra, Tiago MotaAs instituições bancárias são pilares fundamentais dos sistemas financeiros globais, cuja complexidade e ligação com os mercados financeiros faz com que estejam expostas a diversos tipos de riscos, alguns dos quais subestimados até recentemente. Em resposta, foram implementadas reformas regulatórias para mitigar estes riscos e garantir a estabilidade financeira. Estas reformas têm sido, desde então, analisadas pela literatura empírica, levando a alguns resultados contraditórios. Esta tese tem como objetivo avaliar o efeito de vários fatores sobre o risco dos bancos. Iniciamos esta análise com o efeito das leis de proteção dos investidores sobre a resposta dos bancos a políticas macroprudenciais mais rigorosas. Concluímos que ao aumentar os níveis de proteção, é possível aumentar o nível de participação dos investidores no capital dos bancos, reduzindo a sua influência individual e o risco dos bancos. No entanto, os resultados apontam para o facto dos bancos adotarem comportamentos de risk-shifting, quando existem proteções implícitas governamentais. Posteriormente, analisamos o efeito das medidas de regulação macroprudenciais adotadas nos pacotes pós-pandemia. Os resultados apontam para uma redução no nível de risco dos bancos com o relaxamento das medidas de capitais, embora este mesmo comportamento tenha o efeito contrário em anos de crise sistémica ou anos normais. Demonstramos ainda um mau uso das restantes políticas macroprudenciais ao evidenciar que o seu relaxamento, durante a crise pandémica, levou a um aumento do risco. De seguida, analisamos se a disciplina imposta pelos investidores pode ser usada como complemento das políticas macroprudenciais, com vista a contrariar os comportamentos de risk-shifting e moral hazard. Concluímos que os bancos sujeitos a um nível maior de disciplina de mercado reduzem o seu risco perante a adoção ou agravamento das medidas macroprudenciais. No entanto, este efeito só é visível em países avançados e com maior magnitude nos Estados Unidos da América. Por fim, investigamos o efeito das políticas financeiras climáticas sobre o risco, demonstrando que a sua adoção reduz o risco total, conseguida através da melhoria da reputação destas instituições. No entanto, estas medidas levam a uma degradação da qualidade da carteira de créditos através do aumento do crédito malparado.
- Gestão de recursos humanos: Relatório de estágio na empresa Finançor – Distribuição Alimentar, LdaPublication . Medeiros, Ana Maria Andrade; Vieira, José António Cabral; Batista, Maria da Graça CâmaraHoje, cada vez mais se assiste à necessidade de haver uma gestão eficiente dos recursos humanos nas organizações, encarados como a chave do sucesso organizacional. Gerir recursos humanos é uma função que está presente na dinâmica de todas as organizações, e a aposta na inovação, formação, organização interna e a capacidade de atrair bons colaboradores são aspetos fundamentais que se projetam para o exterior e contribuem positivamente para o fortalecimento da sua imagem no mercado. É por isso fundamental que existam boas práticas de gestão de recursos humanos e que se reúna recursos adequados para as poder aplicar. O presente relatório tem como objetivo a obtenção do grau mestre em Ciências Económicas e Empresarias, com especialização em gestão de recursos humanos, e surge no seguimento da realização de estágio em contexto laboral, ao abrigo do programa Estagiar L. O Estágio teve a duração de 9 meses e decorreu no Departamento de Recursos Humanos da Finançor - Distribuição Alimentar, Lda e Finançor Cash&Carry, Lda, cuja principal atividade é a distribuição alimentar a retalho e grossista através dos supermercados SOL*MAR e Recheio Cash&Carry. A sua consolidação tem vindo a verificar-se e hoje é considerada uma das maiores e mais prestigiadas empresas nos Açores, que trabalha diariamente para prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades dos seus clientes. Estagiar num dos maiores grupos económicos dos Açores é potencialmente desafiante, mas rico de aprendizagem no exercício da gestão dos seus recursos humanos. O estágio teve como objetivo proporcionar a aplicação das diferentes abordagens teóricas lecionadas no mestrado, desde a utilização das diversas práticas dos recursos humanos nos processos de recrutamento e seleção ao processamento salarial e gestão contratual dos funcionários. A aprendizagem e a experiência profissional desenvolvida durante este período e nas diversas atividades de que fui encarregue, contribuíram de forma positiva para a aquisição e desenvolvimento de novas competências técnicas, científicas, afetivas e comunicacionais na área dos recursos humanos, o que resultou numa opinião positiva quanto à entidade e à forma como executam as suas atividades.
- A gestão Orçamental: uma aplicação prática na EDA – Electricidade dos Açores, S.APublication . Lima, Ana Sofia Figueiredo; Teixeira, João Carlos Aguiar; Pimenta, António Manuel SalvadorO presente relatório tem por objetivo apresentar e analisar as principais atividades realizadas no estágio desenvolvido na Direção Comercial da EDA Electricidade dos Açores, S.A., centrando se n a tem ática da gestão orçamental. O relatório inicia-se com um breve enquadramento teórico, acompanhado de uma apresentação detalhada da entidade acolhedora, bem como das atividades realizadas ao longo do estágio. Por fim, detalha-se uma análise crítica a toda a experiência adquirida em contexto profissional. A EDA, S.A. foi constituída em 1981 com o desígnio de colmatar as necessidades do subsetor energético açoriano, atuando até aos dias de hoje na mesma área de negócio. A sua principal atividade passa pela produção, aquisição, transporte, distribuição e venda de energia elétrica para toda a Região Autónoma dos Açores. De entre as múltiplas atividades desenvolvidas durante o estágio, destacam se os processos de elaboração, controlo e justificação de desvios orçamentais do plano de exploração e investimento, bem como a criação de requisições de compra e registo de entrada de mercadoria, atividades que se revestem de especial importância nos processos correntes desta empresa e que visam proporcionar uma tomada de decisão eficiente, profícua e precisa. Da análise crítica à empresa destacam se a sua forte implementação no mercado regional, o elevado know how dos funcionários e o seu elevado nível de controlo financeiro e organizacional. No entanto, a EDA depara-se com um elevado envelhecimento do seu quadro efetivo em áreas operacionais críticas dificultando a passagem de conhecimentos para os novos colaboradores. Esta depara se com oportunidades referentes às mudanças do setor elétrico e enfrenta algumas ameaças como a dependência de combustíveis fosseis, bem como as alterações climáticas e as exigências da regulamentação ambiental. O estágio proporcionou um contacto introdutório com o mercado de trabalho, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em algumas unidades curriculares frequentadas na Universidade dos Açores, designadamente Contabilidade I, Matemática Aplicada, Contabilidade Analítica, Controlo Orçamental, Controlo de Gestão e Comportamento Organizacional.
- A Importância da Gestão do Tempo: Estudo Empírico em Contexto Insular UltraperiféricoPublication . Sardinha, Luís Filipe Seixas; Sousa, Aurea Sandra Toledo de; Leite, Eduardo Manuel de AlmeidaO conceito de tempo tem evoluído paralelamente ao desenvolvimento do ser humano, sendo-lhe atribuído um significativo valor económico na sociedade. Surge, assim, a importância de considerar a Gestão do Tempo (GT), com novas abordagens ao nível do mercado de trabalho em geral e do empreendedorismo em particular, como vantagem competitiva. O objetivo principal consistiu em analisar se é possível otimizar o desempenho do trabalhador, após a implementação de um modelo de gestão do tempo flexível, que otimize a gestão das atividades diárias dos trabalhadores. O estudo foi realizado com base numa abordagem mista. Assim, após a revisão da literatura, a aplicação de questionários em várias fases e a realização de entrevistas, os dados foram analisados com recurso a metodologias de investigação quantitativas e qualitativas. Decorrente da presente investigação, resultaram evidências de que a conceção de estrutura/personalidade temporal permite refletir sobre algumas ideias contemporâneas relativas à influência do tempo no desempenho das organizações. Ou seja, é desejável e recomendável que se procure alcançar um equilíbrio entre o tempo despendido em atividades familiares e/ou atividades remuneradas. Porém, reconhecer esta interdependência é importante para se alcançar um equilíbrio. O modelo de GT flexível apresentado e a condução da investigação centra-se na perspetiva temporal (PT), no autorreconhecimento e na GT, ceteris paribus. Todavia, salienta-se a relevância dos fatores contextuais das empresas e como estes se relacionam com a singularidade de cada um. Deve-se enfatizar as variáveis imprevisíveis que podem influenciar a GT. O programa de formação em GT ministrado teve em consideração o modelo de GT flexível proposto. Com base nas informações recolhidas e desenvolvidas, foi elaborado o instrumento de autodiagnóstico de Gestão do Tempo (IAGT). No que se refere aos resultados referentes ao IAGT verificou-se uma mudança e melhoria dos comportamentos de GT. O IAGT visou promover um conjunto de boas práticas sobre GT, permitindo um autorreconhecimento dos indivíduos na definição da sua missão, visão, valores, reflexão sobre o tipo de personalidade e se é detentor de características de um líder. O tema da GT foi estudado/aplicado aos colaboradores de empresas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Parece que há inovação, na simplicidade do instrumento e na leitura que a escala permite, úteis mesmo aos não especialistas em GT.
- A influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho. Estudo de caso em empresas de serviços e prestação de serviços nas ilhas dos Açores, Madeira e província de BenguelaPublication . Mulangue, José Camundongo; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Batista, Maria da Graça Câmara; Leite, Eduardo Manuel de AlmeidaO presente estudo aborda a temática da comunicação e do relacionamento interpessoal, respetivas influências na qualidade de vida no trabalho, através de uma análise realizada a empresas de prestação de serviços sediadas nas ilhas dos Açores, Madeira e província de Benguela. Ora, sabendo que as empresas são organizações que se traduzem em grupos sociais, onde impera uma divisão funcional de trabalho, com a finalidade de atingir determinados objetivos e cujos membros são eles próprios indivíduos intencionalmente coprodutores desses objetivos e, concomitantemente, possuidores de objetivos pessoais; logo, a qualidade de vida no trabalho decorre da otimização entre a vida profissional e pessoal, por via de um relacionamento harmonioso e de uma comunicação eficaz, por forma a evitar entropias e desmotivação. Estas proposições foram metodologicamente tratadas, através do estudo misto de análise da literatura da especialidade e identificação e variáveis que serviram de base à construção do inquérito por questionário e posterior tratamento estatístico, com recurso ao SPSS versão 27. De salientar que existe uma literatura significativa sobre o tema que expressa precisamente a influência da comunicação e do relacionamento interpessoal na qualidade de vida no trabalho, observação também sustentada nos resultados do presente estudo. Com efeito, os resultados ilustram que a comunicação organizacional e o relacionamento interpessoal, impactam positivamente a vida pessoal e profissional dos inquiridos nas três regiões de estudo, concretamente nas ilhas dos Açores e Madeira, assim como na província de Benguela. Por fim, constatou-se uma preferência geral pela utilização de meios eletrónicos na comunicação, designadamente o email institucional, site e o telefone. Importa salientar a importância que regiões com poucos recursos tecnológicos de comunicação atribuem à comunicação organizacional, foram destacadas no estudo, abrindo talvez caminho para outras reflexões e investigações futuras.
- Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissionalPublication . Ponte, Melissa Isabel Fita; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto Coimbra; Faria, Sandra Micaela Costa DiasA presente dissertação, intitulada “Influência da inteligência emocional no desempenho laboral e na satisfação profissional” pretende estudar e avaliar a possibilidade e a forma como a inteligência emocional poderá influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em primeiro lugar, realiza-se um enquadramento teórico, através da pesquisa de informação existente sobre: a inteligência emocional (interpessoal e intrapessoal) e os seus modelos da inteligência emocional (individual e grupal); ligação entre a inteligência emocional e as emoções, próprias e alheias, a inteligência emocional e a gestão emocional (de forma a deter um ambiente organizacional saudável), inteligência emocional enquanto elemento do capital humano; identificação dos conceitos de desempenho e satisfação profissional; e ligação à inteligência emocional. O objetivo deste enquadramento teórico passa por identificar os conceitos e as ligações existentes entre os mesmos. A análise do conteúdo bibliográfico existente permite aprofundar o conhecimento sobre a inteligência emocional e capacidade de esta influenciar o desempenho e a satisfação profissional. Em seguida, inicia-se a revisão sistemática das publicações realizadas sobre investigações realizadas nas duas possíveis ligações a estudar: a correlação existente entre a inteligência emocional e o desempenho laboral e, entre esta e a satisfação profissional. No estudo foram utilizadas várias bases de dados e aplicados os mesmos critérios de pesquisa e de seleção dos estudos: termos de pesquisa, anos de publicação, sendo selecionados apenas estudos quantitativos. Realça-se, que se seguem os critérios do PRISMA, pelo que apenas foram selecionados artigos publicados em revistas científicas indexadas, que apresentem texto integral e teses de mestrado e de doutoramento. Esta investigação tem como objetivo, obter um conjunto de estudos realizados, que detenham os critérios de pesquisa, de forma a deter uma visão fundamentada e verificar a possibilidade da ligação existente entre a inteligência emocional e o desempenho e entre esta e a satisfação profissional. A recolha de informação de cada estudo selecionado, após a validação através do título e do resumo, é feita pela análise do texto completo de cada estudo. Através dos 38 estudos recolhidos, conclui-se que existe uma relação positiva e complexa entre a inteligência emocional e o desempenho laboral, bem como entre esta e a satisfação profissional. A inteligência emocional deverá estar presente no processo de recrutamento e de seleção, bem como no desenvolvimento de carreira do individuo, pois em cada organização é importante desenvolver a inteligência emocional no seu capital humano.