Browsing by Author "Mira Leal, Susana"
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- Aprender ensinando : investigação e desenvolvimento na docênciaPublication . Mira Leal, Susana; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, FilomenaPensar hoje na formação de professores é pensar num processo de desenvolvimento que se prolonga pelo tempo de carreira do professor. A formação inicial deixou de ser o cerne da formação dos professores, perspectivando-se apenas como um marco num percurso de crescimento e construção identitária. Nesta linha, a OCDE (2005) releva a importância de melhorar a articulação entre as etapas da formação inicial, inserção e desenvolvimento profissional, recomendando um maior apoio nos primeiros anos de carreira e a criação de incentivos para um desenvolvimento profissional continuado. São hoje princípios orientadores desse processo: i) a valorização dos professores como sujeitos e agentes activos da sua própria formação; ii) o diálogo entre as experiências, crenças e conhecimentos individuais e os desafios, oportunidades e especificidades contextuais; iv) a orientação para a resolução de problemas e necessidades dos alunos, das escolas, dos professores, com vista à melhoria dos processos pedagógicos e dos resultados da aprendizagem; v) a instituição de dinâmicas de partilha e interacção nas escolas e a criação de comunidades de aprendizagem capazes de gerar sinergias conducentes ao desenvolvimento individual e colectivo dos seus membros; vi) a assumpção de uma perspectiva analítica, reflexiva e crítica; vii) e o envolvimento em processos de investigação orientados para a reconstrução das teorias e práticas pedagógicas dos professores. O projecto ICR (Investigação para um Currículo Relevante) inscreve-se nesta linha de princípios. Visando a transformação do trabalho dos professores com alunos que não encontram no currículo escolar respostas aos seus interesses, expectativas e necessidades individuais, o ICR assenta numa metodologia de investigação-acção colaborativa, potenciadora da autonomia e desenvolvimento individual e colectivo dos intervenientes. Na linha de projectos como o PROCUR (Alonso, 2002), o ICR focaliza nas tarefas concretas de ensino e nas práticas de gestão curricular dos professores, propondo-se contribuir para o desenvolvimento “de práticas reflexivas na selecção de conteúdos curriculares e na abordagem metodológica aos mesmos” e de “metodologias de ensino conducentes a aprendizagens mais reconhecidas pelos alunos como relevantes”. O projecto vai no quarto ano lectivo de desenvolvimento, envolvendo actualmente uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico de duas ilhas da Região Autónoma dos Açores. Os mais recentes membros do projecto provêm da ilha de S. Miguel e propõem-se aqui partilhar os principais desafios pessoais e profissionais que aquele lhes tem colocado bem como o impacto do mesmo nas suas práticas pedagógicas e no seu processo de formação e desenvolvimento profissional.
- Aprendizagem da escrita no ensino básicoPublication . Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Mira Leal, Susana; Serpa, Margarida DamiãoEste livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
- A aprendizagem da língua e o desenvolvimento integral do sujeito. Retrato araucânio em cinco pinceladasPublication . Mira Leal, SusanaO reconhecimento de que a aprendizagem da língua, particularmente da língua materna, se constitui como pedra basilar do desenvolvimento integral do sujeito coloca sobre a Escola olhares de exigência que reclamam desta o cumprimento do seu papel principal, o de promover aprendizagem. Em Portugal, a Escola tem-se deparado com dificuldades maiores no processo de cumprir este papel. Diversos estudos têm materializado percepções sociais cada vez mais vincadas de que a qualidade do desempenho dos alunos portugueses ao nível dos Ensinos Básico e Secundário encontra-se muito abaixo dos níveis médios europeus. Os resultados preocupam e já se fazem sentir no Ensino Superior. As soluções que se vão encontrando tendem, no entanto, a centrar-se ao nível curricular, descurando uma intervenção atenta ao nível da pessoa do aluno e do docente, das suas concepções, conhecimentos e competências e elos contextos em que interagem.
- Changes in Portuguese language education in high school from the teachers' standpointPublication . Mira Leal, SusanaPolicy on mother tongue education in Portugal is changing. This paper presents part of a study carried out in the Portuguese Archipelago of Azores in which we analysed the process of appropriation of the curricular transformations in the area by Portuguese language teachers. Here we discuss their awareness of and involvement in curricular restructuring, the changes they identify in the area and their opinions on those changes.
- De entre nós, os que orientamPublication . Mira Leal, SusanaEste artigo traça o perfil dos docentes que, na Região Açores, exerceram as funções de orientação no contexto da profissionalização por estágio integrado entre os anos lectivos de 1992/1993 e 1997/1998. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, em que se procurou, por um lado, caracterizar pessoal e profissionalmente estes orientadores e o seu pensamento e concepções nos aspectos considerados relevantes para a prática da supervisão, e, por outro, as suas práticas e estilos supervisivos. Dadas as limitações de extensão do artigo, apresentamos apenas os resultados referentes aos primeiros aspectos, que nos parecem de ter em conta numa altura em que se pensa o 5.º ano das licenciaturas em ensino da Universidade dos Açores e se prepara a sua revisão, buscando promover a reflexão sobre os orientadores que temos e os que queremos, analisando os critérios de selecção e recrutamento de orientadores na Região e o papel e as responsabilidades da Universidade dos Açores, particularmente do seu Departamento de Ciências da Educação, na formação destes.
- Desenvolvimento da competência didáctica: contributos da investigação-acção na formação inicial de professores de Português e FrancêsPublication . Mira Leal, Susana; Martins, Maria AliceL’étude auquel nous nous reportons ici, a été réalisé dans le cadre eles Séminaires pédagogiques – didactiques de Portugais et de Français des Maîtrises en Langues et Littératures Modernes option Portugais/Français et Portugais/Anglais (enseignement de) de l'Université des Açores. Elle indique l'importance de l'investigation-action dans la prise de conscience sur les pratiques et sur le rôle que la didactique peut avoir dans son perfectionnement.
- Dinâmicas e tensões nos processos de colaboração entre professores: um caso na Área do PortuguêsPublication . Mira Leal, SusanaA revisão do currículo da escolaridade secundária desenvolvida em Portugal entre 1999 e 2006 comportou uma significativa transformação na Área do Português. Os novos planos de estudos e as orientações programáticas para a então criada disciplina de Português, acesamente discutidos na esfera pública, deram início, entre os professores da Área do Português, a um processo dinâmico de (re)interpretação colectiva dos novos princípios e orientações para a área e das respectivas possibilidades de recontextualização pedagógica, que procurámos compreender num estudo desenvolvido, entre 2003 e 2006, na Região Autónoma dos Açores. A investigação em referência incluiu um estudo de caso, compreendendo a entrevista e a observação das práticas interaccionais desenvolvidas entre os professores do Departamento de Línguas de uma escola básica/secundária da ilha de S. Miguel, com responsabilidades directas na leccionação da nova disciplina de Português, durante as reuniões de trabalho desenvolvidas informalmente, por iniciativa dos próprios professores, no final do ano lectivo de 2002/2003, ao longo do ano lectivo seguinte (2003/2004) e no início do subsequente (2004/2005). O estudo permitiu apreender o processo de construção colectiva da Área do Português no contexto de transformação curricular em análise, desvelando as dinâmicas e tensões que perpassaram as práticas de colaboração e negociação colectiva desenvolvidas entre os professores implicados no processo de ‘leitura’ e recontextualização pedagógica do discurso oficial relativo à nova disciplina de Português.
- Encontros com a Rádio: Um espaço de cidadania e trabalho com o oral e o escrito na escolaPublication . Mira Leal, SusanaNeste início de século, o ensino do Português rege-se por princípios de desenvolvimento comunicacional que colocam outro enfoque sobre o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral, competências tradicionalmente desvalorizadas no contexto de aprendizagem formal da língua. Os actuais programas de Português, tanto no nível básico como no secundário, abrem-se a outras tipologias textuais e elegem novas linguagens, entre as quais o discurso dos media, a cuja análise e produção convidam. Essa janela de oportunidades comunicacionais que se abre hoje na aula de Português pode, se bem aproveitada, constituir-se espaço de aprofundamento do conhecimento linguístico-discursivo e comunicacional dos alunos. A convocação para a aula de linguagens e textos de difusão radiofónica e a criação e dinamização de rádios escolares pode constituir, neste contexto, um espaço privilegiado de trabalho em torno do oral, mas não se lhe circunscreve, pois que analisar o que se escuta e planificar o que se diz requer a realização de actividades de leitura e escrita. De igual modo, alimentar a programação de uma rádio escolar impulsiona a aquisição de um conjunto vasto e transdisciplinar de conhecimentos e o desenvolvimento de todo um conjunto de competências, muitas das quais de natureza pessoal, atitudinal e ética, que à escola cumpre também promover no caminho para a construção de cidadãos conscientes, reflexivos, críticos e activos.
- O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da áreaPublication . Mira Leal, SusanaA entrada em vigor do programa de Português do Ensino Secundário, enquadrada no movimento mais global de revisão dos estudos secundários desenvolvida entre 1999 e 2006, implicou significativas alterações no quadro de referências do exercício profissional dos professores da área. Este contexto tornou relevante compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação, pelos professores, do currículo oficial da área do Português no Ensino Secundário, aqui ganhando especial relevância questões como: Qual o grau de conhecimento dos professores acerca das mudanças curriculares à data da sua implementação? Quais são as alterações que os professores reconhecem no novo texto programático? e Que opinião têm das alterações introduzidas no texto programático? São estas algumas das questões a que procurámos dar resposta num estudo de natureza descritiva-interpretativa, desenvolvido entre 2003 e 2008, na Região Autónoma dos Açores, que se inscreve numa linha de trabalhos que pretendem estudar o impacte das transformações curriculares na prática profissional dos professores no quadro de disciplinas da área das línguas (Poulson, Radnor & Turner-Bisset, 1996; Dionísio et al., 2005).
- Ensinar a língua, promover a cidadania : um desafio por/para cumprirPublication . Mira Leal, SusanaAprender a língua materna é uma necessidade e um direito de cada cidadão reconhecido na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990). As disciplinas de língua materna ocupam por isso lugar cativo nos curricula escolares. Em Portugal, as actuais disciplinas de Língua Portuguesa e Português acompanham o aluno ao longo do percurso escolar. Quer isso dizer considerar-se fundamental que os jovens portugueses tenham uma formação mínima de nove anos na sua língua mãe. Tradicionalmente, aquelas disciplinas têm assumido a transmissão geracional de um dado património linguístico-literário, que se pressupõe meio para proporcionar aos cidadãos o conhecimento linguístico e as ferramentas necessárias para a construção identitária e para o exercício social e profissional. Uma expectativa reiteradamente gorada. As taxas de insucesso nas disciplinas de Português são altas; o insucesso noutras áreas disciplinares é frequentemente associado a dificuldades de compreensão escrita e oral dos alunos; estudos internacionais sobre literacia na leitura têm denunciado um défice de competências comunicacionais básicas entre os alunos portugueses. A aula de Português tem falhado os seus objectivos fundamentais e um diagnóstico de fracasso deve impulsionar dinâmicas de transformação. Nesta intervenção discutimos as potencialidades do modelo comunicativo para a promoção de competências comunicacionais fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, à integração social e à inserção profissional dos cidadãos.