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- Eating, jigging or watching? Ocean heritage and sustainable developmentPublication . Neilson, Alison; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; Pereira, EnésimaThis work emerges from the perspective that research has implications which can serve or hinder environmental and social justice within sustainable development. Who we listen to and how we listen are important to what narratives are highlighted through research. This study involves local residents as well as international tourists and people in the marine tourism industry and marine sciences in the Azores, Portugal in comparison with Newfoundland, Canada. The researchers dance between stepping out of the way in order to make room for voices and perspectives often ignored or silenced in educational and tourism stories of whales and the ocean, and stepping in to help uncover otherwise hidden forces of imperialism, and other oppressions. This study about perceptions of the ocean explores whose expression of heritage provides the driving force for commerce, business, leisure and politics. It also looks at the dynamic nature of heritage as it responds to changes in work, play and politics. Using various interview techniques including photo elicitation and focus groups, we gather rich narratives of visiting, living near and working in the sea. Multiple frames of lived experiences, ethics and politics support the narratives told. Some frames support the perceptions of diverse groups of people, while others privilege the stories of only a few. This study explores local power dynamics and global forces by asking about the ways in which people have learned about the ocean as well as how people decide what is relevant to their learning and what is important to sustain.
- Aprender ensinando : investigação e desenvolvimento na docênciaPublication . Mira Leal, Susana; Dinis, Raquel; Massa, Sara; Rebelo, FilomenaPensar hoje na formação de professores é pensar num processo de desenvolvimento que se prolonga pelo tempo de carreira do professor. A formação inicial deixou de ser o cerne da formação dos professores, perspectivando-se apenas como um marco num percurso de crescimento e construção identitária. Nesta linha, a OCDE (2005) releva a importância de melhorar a articulação entre as etapas da formação inicial, inserção e desenvolvimento profissional, recomendando um maior apoio nos primeiros anos de carreira e a criação de incentivos para um desenvolvimento profissional continuado. São hoje princípios orientadores desse processo: i) a valorização dos professores como sujeitos e agentes activos da sua própria formação; ii) o diálogo entre as experiências, crenças e conhecimentos individuais e os desafios, oportunidades e especificidades contextuais; iv) a orientação para a resolução de problemas e necessidades dos alunos, das escolas, dos professores, com vista à melhoria dos processos pedagógicos e dos resultados da aprendizagem; v) a instituição de dinâmicas de partilha e interacção nas escolas e a criação de comunidades de aprendizagem capazes de gerar sinergias conducentes ao desenvolvimento individual e colectivo dos seus membros; vi) a assumpção de uma perspectiva analítica, reflexiva e crítica; vii) e o envolvimento em processos de investigação orientados para a reconstrução das teorias e práticas pedagógicas dos professores. O projecto ICR (Investigação para um Currículo Relevante) inscreve-se nesta linha de princípios. Visando a transformação do trabalho dos professores com alunos que não encontram no currículo escolar respostas aos seus interesses, expectativas e necessidades individuais, o ICR assenta numa metodologia de investigação-acção colaborativa, potenciadora da autonomia e desenvolvimento individual e colectivo dos intervenientes. Na linha de projectos como o PROCUR (Alonso, 2002), o ICR focaliza nas tarefas concretas de ensino e nas práticas de gestão curricular dos professores, propondo-se contribuir para o desenvolvimento “de práticas reflexivas na selecção de conteúdos curriculares e na abordagem metodológica aos mesmos” e de “metodologias de ensino conducentes a aprendizagens mais reconhecidas pelos alunos como relevantes”. O projecto vai no quarto ano lectivo de desenvolvimento, envolvendo actualmente uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico de duas ilhas da Região Autónoma dos Açores. Os mais recentes membros do projecto provêm da ilha de S. Miguel e propõem-se aqui partilhar os principais desafios pessoais e profissionais que aquele lhes tem colocado bem como o impacto do mesmo nas suas práticas pedagógicas e no seu processo de formação e desenvolvimento profissional.
- Os professores e o currículo em diálogo : o caso do Português no ensino secundárioPublication . Mira Leal, SusanaA recente revisão curricular do ensino secundário introduziu um conjunto de alterações na área do Português, quer ao nível dos planos de estudo, quer dos programas, que representam uma significativa transformação nas orientações oficiais para a área. Os estudos mostram, contudo, que as transformações no discurso oficial não determinam transformações nas concepções e práticas dos professores. São sujeitas a um processo de reconstrução dos seus sentidos e procedimentos, um processo que Bernstein (1994) designa por apropriação. De igual modo, os estudos sugerem que a adesão dos professores às mudanças curriculares depende da avaliação que fazem daquelas: tendem a assumi-las quando as percepcionam necessárias, potencialmente eficazes na resolução de um problema e quando têm o apoio necessário para as levar a cabo (Day, 2001); tendem a rejeitá-las quando as consideram pouco claras ou congruentes, não relevantes ou adequadas aos contextos em que actuam, demasiado exigentes do ponto de vista emocional ou intelectual (Doyle & Ponder, 1977-78), complexas, conceptuais e longitudinais (Duffy & Roehler, 1986), ou desajustadas às condições físicas e materiais das escolas, às características cognitivas e comportamentais dos alunos ou ao tempo de que dispõem para as implementar (Ducros & Finkelstein, 1990). Na linha de trabalhos como os de Poulson, Radnor & Turner-Bisset (1996) e Dionísio et al (2005), que têm procurado compreender o impacto das transformações curriculares nas representações e práticas dos professores no campo das línguas de escolarização, desenvolvemos, a propósito das mais recentes transformações introduzidas na área do Português ao nível secundário, um estudo de natureza descritiva-interpretativa, que procurou compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação daquelas alterações pelos professores da área na Região Autónoma dos Açores. Neste trabalho, procuramos dar conta de algumas das conclusões a que chegámos, no que respeita i) ao acompanhamento das transformações curriculares por parte dos professores da área do Português, ii) ao grau de conhecimento que tinham do programa de Português à data da sua implementação, iii) às alterações que reconhecem naquele comparativamente com os das disciplinas antecedentes (Português A e Português B), e iv) à forma como se posicionam relativamente àquelas.