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Authors
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Abstract(s)
A revisão do currículo da escolaridade secundária desenvolvida em Portugal entre 1999 e 2006 comportou uma significativa transformação na Área do Português. Os novos planos de estudos e as orientações programáticas para a então criada disciplina de Português, acesamente discutidos na esfera pública, deram início, entre os professores da Área do Português, a um processo dinâmico de (re)interpretação colectiva dos novos princípios e orientações para a área e das respectivas possibilidades de recontextualização pedagógica, que procurámos compreender num estudo desenvolvido, entre 2003 e 2006, na Região Autónoma dos Açores. A investigação em referência incluiu um estudo de caso, compreendendo a entrevista e a observação das práticas interaccionais desenvolvidas entre os professores do Departamento de Línguas de uma escola básica/secundária da ilha de S. Miguel, com responsabilidades directas na leccionação da nova disciplina de Português, durante as reuniões de trabalho desenvolvidas informalmente, por iniciativa dos próprios professores, no final do ano lectivo de 2002/2003, ao longo do ano lectivo seguinte (2003/2004) e no início do subsequente (2004/2005). O estudo permitiu apreender o processo de construção colectiva da Área do Português no contexto de transformação curricular em análise, desvelando as dinâmicas e tensões que perpassaram as práticas de colaboração e negociação colectiva desenvolvidas entre os professores implicados no processo de ‘leitura’ e recontextualização pedagógica do discurso oficial relativo à nova disciplina de Português.
Description
Comunicação apresentada sob a forma de poster no Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS), nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2009.
Keywords
Comunicação e Liderança Ensino do Português Estudo de Caso Gestão Curricular Práticas Colaborativas