Repository logo
 
Publication

Dinâmicas e tensões nos processos de colaboração entre professores: um caso na Área do Português

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.date.accessioned2009-10-07T10:55:36Z
dc.date.available2009-10-07T10:55:36Z
dc.date.issued2009-01
dc.descriptionComunicação apresentada sob a forma de poster no Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS), nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2009.pt
dc.description.abstractA revisão do currículo da escolaridade secundária desenvolvida em Portugal entre 1999 e 2006 comportou uma significativa transformação na Área do Português. Os novos planos de estudos e as orientações programáticas para a então criada disciplina de Português, acesamente discutidos na esfera pública, deram início, entre os professores da Área do Português, a um processo dinâmico de (re)interpretação colectiva dos novos princípios e orientações para a área e das respectivas possibilidades de recontextualização pedagógica, que procurámos compreender num estudo desenvolvido, entre 2003 e 2006, na Região Autónoma dos Açores. A investigação em referência incluiu um estudo de caso, compreendendo a entrevista e a observação das práticas interaccionais desenvolvidas entre os professores do Departamento de Línguas de uma escola básica/secundária da ilha de S. Miguel, com responsabilidades directas na leccionação da nova disciplina de Português, durante as reuniões de trabalho desenvolvidas informalmente, por iniciativa dos próprios professores, no final do ano lectivo de 2002/2003, ao longo do ano lectivo seguinte (2003/2004) e no início do subsequente (2004/2005). O estudo permitiu apreender o processo de construção colectiva da Área do Português no contexto de transformação curricular em análise, desvelando as dinâmicas e tensões que perpassaram as práticas de colaboração e negociação colectiva desenvolvidas entre os professores implicados no processo de ‘leitura’ e recontextualização pedagógica do discurso oficial relativo à nova disciplina de Português.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/341
dc.language.isoporpt
dc.subjectComunicação e Liderançapt
dc.subjectEnsino do Portuguêspt
dc.subjectEstudo de Casopt
dc.subjectGestão Curricularpt
dc.subjectPráticas Colaborativaspt
dc.titleDinâmicas e tensões nos processos de colaboração entre professores: um caso na Área do Portuguêspt
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typeconferenceObjectpt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dinâmicas e Tensões - SML.pdf
Size:
515.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.78 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: