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- Canonical Correlation Analysis in Variable Aggregation in DEA.Publication . Mendes, Armando B.; Noncheva, Veska; Silva, EmilianaNeste trabalho documenta-se a aplicação de análise de correlações canónicas à agregação de variáveis em DEA, usando as correlações entre as variáveis originais e os componentes canónicos extraídos. É apresentado um caso de estudo que utiliza um pequeno conjunto de dados sobre explorações agrícolas na ilha terceira. Neste conjunto de 30 explorações agrícolas pretende-se usar 17 variáveis de input e 2 de output para avaliar a eficiência usando DEA. Sem qualquer redução de dados, vários problemas conhecidos como "praga da dimensionalidade" seriam esperados. Com os procedimentos sugeridos foi possível obter resultados razoáveis e de acordo com o conhecimento de domínio actual.
- Um algoritmo para encontrar a cobertura por k-cliques em redes sociaisPublication . Mendes, Armando B.; Cavique, Luís; Santos, Jorge M. A.Na análise de redes sociais, uma k-clique é a relaxação de uma clique, i.e., uma k-clique é um quase sub-grafo completo. Um k-clique num grafo é um sub-grafo onde a distancia entre quaisquer par de vértices não é maior que k. A visualização de um pequeno número de vértices é fácil de obter. Contudo, quando o número de vértices aumenta a visualização torna-se incompreensível. Nesta comunicação, propomos uma nova abordagem na extracção de conhecimento em grafos, utilizando k-cliques. O conceito que clique relaxado é estendido para todo o grafo, de forma a ter uma visão geral, ao cobrir a rede com k-cliques. Sequências de coberturas de k-cliques são apresentadas combinando o conceito dos "pequenos mundos" com estruturas com coesão. Resultados computacionais e exemplos são apresentados.
- Ensinar a língua, promover a cidadania : um desafio por/para cumprirPublication . Mira Leal, SusanaAprender a língua materna é uma necessidade e um direito de cada cidadão reconhecido na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990). As disciplinas de língua materna ocupam por isso lugar cativo nos curricula escolares. Em Portugal, as actuais disciplinas de Língua Portuguesa e Português acompanham o aluno ao longo do percurso escolar. Quer isso dizer considerar-se fundamental que os jovens portugueses tenham uma formação mínima de nove anos na sua língua mãe. Tradicionalmente, aquelas disciplinas têm assumido a transmissão geracional de um dado património linguístico-literário, que se pressupõe meio para proporcionar aos cidadãos o conhecimento linguístico e as ferramentas necessárias para a construção identitária e para o exercício social e profissional. Uma expectativa reiteradamente gorada. As taxas de insucesso nas disciplinas de Português são altas; o insucesso noutras áreas disciplinares é frequentemente associado a dificuldades de compreensão escrita e oral dos alunos; estudos internacionais sobre literacia na leitura têm denunciado um défice de competências comunicacionais básicas entre os alunos portugueses. A aula de Português tem falhado os seus objectivos fundamentais e um diagnóstico de fracasso deve impulsionar dinâmicas de transformação. Nesta intervenção discutimos as potencialidades do modelo comunicativo para a promoção de competências comunicacionais fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, à integração social e à inserção profissional dos cidadãos.
- Ser professor... de português : especificidades da formação dos professores de língua maternaPublication . Mira Leal, SusanaTem-se intensificado a discussão em torno dos desafios que se colocam ao professor no século XXI, e bem assim do seu perfil, conhecimentos e competências para fazer face a esses desafios. Tem-se relevado a este nível a importância de uma formação inicial e contínua capaz de promover, para além de conhecimentos e competências de natureza científica e pedagógica, a autonomia, a criatividade e a reflexão crítica, o espírito colaborativo, a abertura à pesquisa e à inovação, o empreendedorismo investigativo e a fluência tecnológica. Partilhando deste entendimento comum relativamente aos objectivos a assumir na formação de professores em geral, procuramos aqui reflectir sobre as singularidades de que se deve revestir a formação dos professores de Português, considerando a especificidade do seu ofício em face da especificidade da aula de Português e dos objectivos formativos que, em nosso entender, aquela deve hoje prosseguir.
- A spatial scale assessment of habitat effects on arthropod communities of an oceanic islandPublication . Cardoso, Pedro; Aranda, Silvia C.; Lobo, Jorge M.; Dinis, Francisco; Gaspar, Clara; Borges, Paulo A. V.Most habitats in the Azores have undergone substantial land-use changes and anthropogenic disturbance during the last six centuries. In this study we assessed how the richness, abundance and composition of arthropod communities change with: (1) habitat type and (2) the surrounding land-use at different spatial scales. The research was conducted in Terceira Island, Azores. In eighty-one sites of four different habitat types (natural and exotic forests, semi-natural and intensively managed pastures), epigaeic arthropods were captured with pitfall traps and classified as endemic, native or introduced. The land-use surrounding each site was characterized within a radius ranging from 100 to 5000 m. Non-parametric tests were used to identify differences in species richness, abundance and composition between habitat types at different spatial scales. Endemic and native species were more abundant in natural forests, while introduced species were more abundant in intensively managed pastures. Natural forests and intensively managed pastures influenced arthropod species richness and composition at all spatial scales. Exotic forests and semi-natural pastures, however, influenced the composition of arthropod communities at larger scales, promoting the connectivity of endemic and native species populations. Local species richness, abundance and composition of arthropod communities are mostly determined by the presence of nearby natural forests and/or intensively managed pastures. However, semi-natural pastures and exotic forests seem to play an important role as corridors between natural forests for both endemic and native species. Furthermore, exotic forests may serve as a refuge for some native species.
- Illustrated checklist of the infralittoral molluscs off Vila Franca do CampoPublication . Martins, António M. de Frias; Borges, José P.; Ávila, Sérgio P.; Costa, Ana C.; Madeira, Patrícia; Morton, BrianA list of the molluscan species dredged during the 3rd International Workshop of Malacology and Marine Biology is presented. Positive identification has not been possible for a number of taxa. However, almost all species are illustrated so as to provide a practical guide to the species which may occur as beach drift and others which naturally range up into the intertidal. The distribution of the species at the various collecting stations is also presented as a table organized by depth, and identifying where specimens were collected alive or, in the case of bivalves, with both valves attached.
- Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas : elementos de um projecto de avaliaçãoPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Janeiro, Isabel; Nogueira, João; Melo, Madalena; Festas, Isabel; Bahia, Sara; Caldeira, Suzana NunesO objectivo geral deste trabalho é a apresentação de elementos do projecto Envolvimento dos Alunos em Escolas Portuguesas (EAEP). Este projecto nacional está ligado a um projecto internacional o "Exploring Student Engagement in Schools Internationally". A equipa do projecto internacional é composta por 33 membros de 19 países. A equipa portuguesa é composta por 9 investigadores de 6 Faculdades diferentes. Conceptualizaram-se seis estudos principais. A amostra envolverá 900 estudantes de diferentes anos de escolaridade. Espera-se que os resultados permitam uma melhor compreensão do envolvimento dos estudantes portugueses na escola e, também, uma comparação com estudantes de outros países.
- Estudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do alunoPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, Carlos; Sousa, Áurea; Silva, OsvaldoNeste trabalho apresentam-se procedimentos de construção de duas Escalas de avaliação do funcionamento do aluno, uma incidindo no domínio Académico e outra no Pró-Académico. Estas Escalas estão pensadas para serem usadas, em primeira instância, por professores e o seu conteúdo incide tanto ao nível dos interesses e potencialidades do aluno como das suas preocupações ou dificuldades. Caracterizam-se por uma composição multidimensional, procurando traduzir a diversidade de áreas dos programas de ensino, por um lado, e contemplando um conjunto de variáveis do domínio sócio cognitivo que têm evidenciado relação com a educação escolar, por outro. Assim, em primeiro lugar, procede-se a uma breve descrição das dimensões que definem a Escala Académica (EA) e a Escala Pró-Académica (EPA). Em seguida, dão-se a conhecer os resultados estatísticos alcançados, decorrentes da conjugação dos primeiros dados numéricos produzidos com elementos do domínio conceptual, com vista a fortalecer a consistência interna das dimensões estudadas e a reduzir o número de itens por Escala.
- Rules, social ontology and collective identityPublication . Martins, Nuno O.Mainstream game theory explains cooperation as the outcome of the interaction of agents who permanently pursue their individual goals. Amartya Sen argues instead that cooperation can only be understood by positing a type of rule-following behaviour that can be (and often is) out of phase with the pursuit of individual goals, due to the existence of a collective identity. However, Sen does not clarify the ontological preconditions for the type of social behaviour he describes. I will argue that Sen's account of collective identity can be best interpreted in the light of John Searle's notion of collective intentionality, while Sen's explanation of rule-following behavior and agency is best understood using the critical realist transformational model of social activity..
- Biodiversity of the Nemastomatales (Rhodophyta): new insights and future perspectivesPublication . Gabriel, Daniela; Neto, Ana I.; Fredericq, SuzanneABSTRACT: The Nemastomatales comprises two families of predominantly gelatinous representatives with heteromorphic life histories, the Nemastomataceae and Schizymeniaceae. Obscure and ephemeral events in the sexual cycle delimit genera in this order, but such phylogenetically informative features have not been confirmed for most species. Newly generated morphological data coupled with DNA sequence analysis inferred from chloroplast-encoded rbcL and nuclear LSU rDNA sequences of gelatinous red algae worldwide reveal that the external habit within select species is remarkably variable and cannot be used to distinguish species. Species reported as having a wide distribution range instead have a restricted distribution. For example, Platoma cyclocolpum (Mont.) Schmitz may be confined to the Macaronesian islands; the taxon going under this name from the Indian Ocean (Madagascar) is instead P. chrysymenioides Gavio et al., a species found throughout the Gulf of Mexico. Schizymenia dubyi (Chauvin ex Duby) J. Ag. described from Atlantic France is also present in Japan, but records of this taxon from the Azores, Namibia and Japan, should be referred to as S. apoda (J. Ag.) J. Ag., a species described from the Cape Province, South Africa. Recent deepwater collections of Predaea and Titanophora throughout the Gulf of Mexico coupled with unreported samples of Nemastomatales from the Azores and Japan are greatly expanding species diversity of the order. A firm biogeographic link between species from the Azores and the Gulf of Mexico and from Australia and the Indian Ocean is here firmly established and will be elaborated upon.