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Abstract(s)
Este artigo traça o perfil dos docentes que, na Região Açores, exerceram as funções de orientação no contexto da profissionalização por estágio integrado entre os anos lectivos de 1992/1993 e 1997/1998.
Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, em que se procurou, por um lado, caracterizar pessoal e profissionalmente estes orientadores e o seu pensamento e concepções nos aspectos considerados relevantes para a prática da supervisão, e, por outro, as suas práticas e estilos supervisivos.
Dadas as limitações de extensão do artigo, apresentamos apenas os resultados referentes aos primeiros aspectos, que nos parecem de ter em conta numa altura em que se pensa o 5.º ano das licenciaturas em ensino da Universidade dos Açores e se prepara a sua revisão, buscando promover a reflexão sobre os orientadores que temos e os que queremos, analisando os critérios de selecção e recrutamento de orientadores na Região e o papel e as responsabilidades da Universidade dos Açores, particularmente do seu Departamento de Ciências da Educação, na formação destes.
ABSTRACT: This article draws the profile of the teachers who performed the role of school supervisors in initial teacher training from 1992-1993 to 1997-1998 in the Azores. The data presented are the result of a study developed in 1998. This study aimed to (1) describe the school supervisors’ professional and personal features, as well as their beliefs ant thoughts about some relevant aspects of supervision; (2) to describe their supervisory practices and styles. Due to text length limitations, we chose to present only the results referring to the first of the above stated aims.
ABSTRACT: This article draws the profile of the teachers who performed the role of school supervisors in initial teacher training from 1992-1993 to 1997-1998 in the Azores. The data presented are the result of a study developed in 1998. This study aimed to (1) describe the school supervisors’ professional and personal features, as well as their beliefs ant thoughts about some relevant aspects of supervision; (2) to describe their supervisory practices and styles. Due to text length limitations, we chose to present only the results referring to the first of the above stated aims.
Description
Keywords
Formação Inicial de Professores Perfil do Supervisor Supervisão Pedagógica
Citation
"ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 4 (2003): 125-166
Publisher
Universidade dos Açores