DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Batista, Maria da Graça Câmara"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Balanced scorecard na Administração Local : caso de estudo no Município de Lagoa, AçoresPublication . Calisto, Anabela da Silva; Batista, Maria da Graça Câmara; Rocha, Maria Luísa SilvaCom a globalização do mercado, surge a necessidade de as organizações oferecerem respostas de longo prazo dando uma maior importância à qualidade dos produtos e serviços, eficiência dos processos internos, motivação e competência dos colaboradores e ao nível de satisfação e de fidelização com os clientes. Os gestores passaram a basear as suas decisões em fatores mais abrangentes do que apenas em análises de abordagem financeira, que lhe dão respostas para o curto prazo. O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido na década de 90, tem sido objeto de análise e investigação de inúmeros académicos e gestores, por forma a dar as respostas aos novos desafios da gestão contemporânea. No setor público e, neste caso particular, na Administração Local, o desafio centrase na necessidade do desenvolvimento de uma gestão estratégica e a sua ligação com a sociedade. A Administração Local, dirigida por um vasto leque de normas legais e pressionada pela escassez de recursos financeiros, enfrenta a necessidade de adotar novos instrumentos de gestão. No presente trabalho conceptualiza-se o Balanced Scorecard numa organização de Administração Local, com o objetivo de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população e uma maior eficiência e eficácia nos serviços públicos locais, com a utilização desta ferramenta de gestão moderna e orientada para a estratégia. Estruturada a base teórica que alicerça o estudo, foi desenhado um cenário de implementação do modelo BSC na Câmara Municipal de Lagoa, sendo feita a adaptação dos pilares do modelo, visão, valores, objetivos e estratégia à realidade do município, bem como das suas perspetivas, dos processos, do cliente, do orçamento e do crescimento e aprendizagem. Com este estudo espera-se, por meio dos elementos nele contido, que possa contribuir para ajudar a superar as dificuldades enfrentadas nos processos de implementação e o uso do BSC em organizações públicas, especialmente no caso de municípios.
 - Conflito organizacional e satisfação dos Recursos Humanos : um estudo de casoPublication . Silva, Catarina Alexandra Almeida; Batista, Maria da Graça Câmara; Silva, Osvaldo Dias LopesO dia-a-dia nas organizações e a diversidade de personalidades que trabalham em conjunto é um cenário perfeito para a criação de certas divergências que, se não forem tratadas, podem gerar conflitos que colocam em risco a organização. É por isso que nos últimos tempos a gestão de conflitos se tornou parte fundamental para o sucesso. Afinal de contas, é preciso entender que divergências fazem parte da rotina das organizações, mas gestores e líderes precisam saber os limites para que discordâncias e ideias diferentes não se tornem motivo de desequilíbrio e problemas sérios. Este trabalho pretende abordar um conjunto de temáticas relacionadas com a forma como o colaborador vê a organização, de modo a aferir a importância que os colaboradores dão à gestão de conflitos numa organização, assim como analisar a satisfação no trabalho e o envolvimento com o mesmo. Para conseguir responder ao objetivo central foi aplicado um questionário aos colaboradores de uma organização pública. Através dos resultados obtidos conseguiu-se detetar qual a estratégia de gestão de conflitos, qual a dimensão da (in)satisfação profissional e qual a dimensão da escala de engajamento mais utilizadas pelos colaboradores na organização. Ainda, se detetou a existência de uma correlação (ou associação) significativa entre algumas (categorias de) variáveis.
 - Discriminação salarial de género em Cooperativas Agrícolas da ilha de São MiguelPublication . Tavares, António Paulo Falcão; Rocha, Maria Luísa Silva; Batista, Maria da Graça CâmaraO tema central desta dissertação é a discriminação salarial de género em Cooperativas Agrícolas de São Miguel. Estudar o tema da discriminação salarial justifica-se pela prevalência de desigualdades na remuneração de indivíduos com as mesmas habilitações e experiências laborais, sendo o único fator diferenciador o género. Considerando que o setor agrícola, por tradição, é dominado pelo género masculino, pretendeu-se avaliar a perceção dos funcionários sobre a existência de discriminação salarial dentro das Cooperativas Agrícolas de São Miguel. Neste sentido, efetuou-se um estudo de mercado, aplicando um inquérito a uma amostra considerada representativa. Os resultados indicam que a maioria dos inquiridos tem a sensação de não haver discriminação salarial em função do seu género e refere ter as mesmas oportunidades salariais que o género oposto. Foi ainda possível constatar, através das variáveis aplicadas, que, aparentemente, ser-se mulher e/ou ser-se mais jovem não tem variação na afetação do salário. Todavia, há fortes indícios de que as mulheres não são valorizadas monetariamente por deterem níveis académicos superiores, cenário este propício a ser alvo de eventual estudo no futuro.
 - Employer branding : a importância da atração e retenção de talentos na Ilha de São Miguel, em diferentes setores de atividadePublication . Couto, Beatriz Almeida Machado; Batista, Maria da Graça Câmara; Faria, Sandra DiasA atração e retenção de talentos é um dos temas mais abordados na Gestão de Recursos Humanos. Num mercado cada vez mais competitivo, qualquer organização pretende ter os melhores consigo, a fim de obter os melhores resultados possíveis. Capacidades, competências, experiências e conhecimentos são características do capital humano desejadas por qualquer organização, para se diferenciar no mercado. A gestão de recursos humanos adota estratégias que atraem e retém talentos. O employer branding desenvolve uma forte ligação entre a organização e o trabalhador, através dos valores e da cultura organizacional. Ter profissionais que valorizam a entidade empregadora e que têm um grande envolvimento com a organização é uma determinante para a motivação, compromisso e produtividade na empresa. É neste sentido que surge o conceito employer branding, procura ganhar vantagem competitiva no mercado utilizando práticas que potenciam a atração e retenção de talentos. Para a elaboração da dissertação foi feita uma revisão de literatura das matérias em questão: o conceito de employer branding, employer value proposition, o talento e práticas de atração e retenção de talento. Após o desenvolvimento teórico, e de forma que se compreenda a realidade do tema na ilha de São Miguel, foram feitas entrevistas a algumas empresas da ilha de São Miguel, de diferentes setores de atividade. A finalidade desta dissertação é compreender se as organizações na ilha de São Miguel, em diferentes setores de atividade, atraem e retêm os seus talentos, utilizando o processo de employer branding e, subsequentemente, perceber o que torna uma empresa diferente da do mercado e que é desejável por todos.
 - Empreendedorismo feminino : exemplos dos AçoresPublication . Ferreira, Beatriz Viveiros; Batista, Maria da Graça CâmaraO empreendedorismo é um fenómeno internacional que tem vindo a intensificar-se com o passar dos anos. Existem inúmeras definições de empreendedorismo, segundo inúmeros autores, de diversas áreas. No entanto, nenhuma das definições é apresentada como sendo a definição correta, sendo que o significado de empreendedorismo é apresentado como uma junção de inúmeras definições predominantes de diversas áreas. Assim, e muito resumidamente, o empreendedorismo pode ser visto como a criação do próprio emprego. No que diz respeito à história do empreendedorismo, podemos constatar que o sexo masculino sempre predominou a área, tanto que a maior parte dos estudos realizados acerca do tema, foram a empreendedores do sexo masculino. O empreendedorismo feminino é um tema que só a partir de há alguns anos para cá começou a florescer. No entanto, as mulheres tentam igualar os seus direitos para com os dos homens, desde muito cedo. Isto indica que desde sempre houve uma desigualdade entre os sexos masculino e feminino. Desigualdade esta que, felizmente, com o passar do tempo, se tem vindo a estreitar. Com o passar dos anos, ocorreram algumas mudanças significativas que permitiram que a mulher fosse integrada no mercado de trabalho. Aquela mulher que servia apenas para cuidar dos filhos e do trabalho doméstico, hoje em dia não existe mais. Nos dias que correm, a mulher é capaz de aglutinar diversas tarefas – tais como tratar da educação dos filhos, dar conta do serviço doméstico e da sua vida profissional – conciliando assim a sua vida pessoal e profissional. Ainda assim, embora o sexo feminino já tenha provado inúmeras vezes e de diversas formas o quão capaz é, este continua a não ser, de todo, comparável ao sexo masculino, fazendo com que exista ainda uma discriminação entre ambos os sexos. É importante notar que, para as mulheres, o empreendedorismo não é visto só como uma forma de empregabilidade mas também como uma aspiração pessoal que lhes permite ter alguma independência e crescimento pessoal. No entanto, ainda assim, não é tão fácil para as mulheres como é para os homens predominar no setor empreendedor. Assim, o principal objetivo de estudo da presente dissertação é identificar qual a posição em que as mulheres se encontram no mercado de trabalho e quais as suas maiores dificuldades que lhes foram apresentadas para conseguir alcançar a posição que detêm hoje.
 - Gestão comercial numa instituição bancária : o caso de uma agência na Ilha TerceiraPublication . Cardoso, Rúben Vaz; Batista, Maria da Graça Câmara; Rocha, Maria Luísa SilvaEste relatório é o produto final do estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresarias da Universidade dos Açores, que se iniciou no passado dia 1 de outubro de 2019 numa Instituição Bancária situada na ilha Terceira. A principal atividade desta entidade foca-se na banca de retalho, onde a mesma oferece soluções de crédito sob forma de empréstimo à habitação ou crédito ao consumo, diferentes produtos de tesouraria e soluções de poupança sob a forma de depósitos à ordem, a prazo e poupança. Neste relatório de estágio são apresentadas todas as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, tendo em conta os conceitos teóricos assimilados ao longo do percurso académico, tanto na licenciatura em Gestão como no mestrado em Ciências Económicas e Empresarias, tendo sido aplicados alguns destes conceitos durante o estágio. Inicialmente será apresentada uma caracterização da Instituição Bancária e do setor bancário nacional e açoriano. Segue-se uma descrição de atividades desempenhadas durante o estágio e, por fim, será apresentada uma análise crítica à instituição bancária e às atividades desenvolvidas.
 - A gestão de desempenho na administração pública regional dos AçoresPublication . Maldonado, Renato David Novo; Rodrigues, José Noronha; Batista, Maria da Graça CâmaraA avaliação de desempenho dos trabalhadores é um dos marcos mais importantes da gestão de recursos humanos, enquanto meio de recolha de dados para análise de funções, levantamento das necessidades de formação, implementação de alterações destinadas ao aumento da produtividade, satisfação dos trabalhadores, gestores e utilizadores, em qualquer tipo de organização e em todos os setores de atividade. No setor público, o modo como se perspetiva a sua finalidade e âmbito deverá ser refletido na implementação dos instrumentos de gestão que tem ao dispor, em particular no que concerne à avaliação de desempenho, tendo em vista a prossecução do interesse público. Com o presente estudo pretende-se analisar o regime legal em vigor na Região Autónoma dos Açores em matéria de avaliação de desempenho dos trabalhadores em funções públicas. Embora seja importante a análise do regime legal do ponto de vista substantivo, será dado um maior destaque à reflexão sobre as consequências adjetivas que advêm das posições adotadas.
 - Gestão de recursos humanos no Serviço Florestal do NordestePublication . Barbosa, Graça Maria Pimentel; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente, para muitas organizações, os colaboradores já não são vistos como meros custos, são apontados como um dos principais fatores de vantagem competitiva da organização. Tendo em conta que os recursos humanos são agentes importantes para o sucesso de uma organização é importante também conhecer como as práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) são aplicadas pelas organizações. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral estudar as práticas de GRH numa organização, sendo que a organização escolhida foi uma entidade pública da Região Autónoma dos Açores - o Serviço Florestal do Nordeste (SFN). Para o objetivo ser alcançado optou-se pela metodologia de estudo de caso, recorrendo-se a um conjunto de técnicas de recolha de informação tais como: entrevista ao responsável dos recursos humanos e análise documental.
 - O impacto da COVID-19 nas empresas: O papel dos Recursos Humanos face às necessidades dos trabalhadoresPublication . Ferreira, Catarina de Fátima Gouveia; Sousa, Áurea Sandra Toledo; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta dissertação tem como objetivo a análise do impacto que a COVID-19 teve nas organizações e de que forma os gestores adotaram medidas, para responder às necessidades dos trabalhadores. É abordada a origem do teletrabalho, assim como as variadas definições, dadas por diversos autores, e as modalidades de teletrabalho existentes. Uma vez que a chegada da pandemia COVID-19 fez com que as organizações tomassem medidas para manter os seus trabalhadores em segurança, não deixando de lado as suas atividades, diversas organizações tiveram de recorrer ao teletrabalho, por isso, é muito importante analisar as vantagens e desvantagens desse regime de trabalho, tanto para as organizações, como para os trabalhadores, abordadas por diferentes autores. A Gestão dos Recursos Humanos também foi objetivo de estudo, uma vez que é fundamental saber a sua origem e definição, assim como as dificuldades sentidas pelos gestores ao longo da pandemia. O estado emocional dos trabalhadores também foi um tema abordado, pois torna-se importante saber como é que os trabalhadores se sentiram com as mudanças feitas pelas organizações. Após a recolha e análise dos dados obtidos pelo questionário online, concluímos que a existência de vantagens na adesão ao teletrabalho é superior às desvantagens encontradas com base nos dados recolhidos, que o grau de satisfação e o grau de confiança dos trabalhadores para com as suas organizações manteve-se, que a idade e o estado civil não tiveram implicações significativas no cansaço psicológico e que os inquiridos que frequentaram o Ensino Superior conseguiram adaptar-se melhor aos novos métodos de trabalho.
 - O impacto da Pandemia COVID-19 em diferentes sectores de atividade : a perceção dos empreendedoresPublication . Areias, Carolina Maria Machado; Faria, Sandra Dias; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta investigação tem por objetivo a análise do impacto das consequências provocadas pela Pandemia COVID-19, numa perspetiva empreendedora, tendo como público-alvo as atividades económicas estabelecidas na Ilha Terceira. São analisados os impactos provocados em alguns países da Europa e nos Estados Unidos da América, com o intuito de compreender quais as consequências a nível económico e social, no ponto de vista dos empreendedores, e as medidas governamentais implementadas pelos diferentes governos, bem como a satisfação dos empreendedores com as mesmas. Como forma de comparação, analisou-se também alguns choques exógenos na economia mundial, como a Crise Financeira Global, o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e o Brexit. Foram objeto de estudo os métodos adotados pelos empreendedores para superar os danos causados pela crise pandémica, quer ao nível da inovação inerente ao método implementado, quer ao nível das atitudes adotadas pelos empreendedores. Após a análise dos dados recolhidos pelo questionário online, concluiu-se que, na Ilha Terceira que seguiu o padrão nacional dos impactos pandémicos, houve uma diminuição das receitas, principalmente no setor terciário, em relação ao nível de inovação gerado pela pandemia, verificou-se que, graças à evolução tecnológica e às atitudes adotadas, houve um nível crescente de inovação do setor primário para o terciário. Por fim, quanto às medidas políticas implementadas pelo governo, foi demonstrado um nível de satisfação com as mesmas, porque no parecer dos inquiridos estas medidas não foram realmente eficazes.
 
