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- O impacto da Pandemia COVID-19 em diferentes sectores de atividade : a perceção dos empreendedoresPublication . Areias, Carolina Maria Machado; Faria, Sandra Dias; Batista, Maria da Graça CâmaraEsta investigação tem por objetivo a análise do impacto das consequências provocadas pela Pandemia COVID-19, numa perspetiva empreendedora, tendo como público-alvo as atividades económicas estabelecidas na Ilha Terceira. São analisados os impactos provocados em alguns países da Europa e nos Estados Unidos da América, com o intuito de compreender quais as consequências a nível económico e social, no ponto de vista dos empreendedores, e as medidas governamentais implementadas pelos diferentes governos, bem como a satisfação dos empreendedores com as mesmas. Como forma de comparação, analisou-se também alguns choques exógenos na economia mundial, como a Crise Financeira Global, o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e o Brexit. Foram objeto de estudo os métodos adotados pelos empreendedores para superar os danos causados pela crise pandémica, quer ao nível da inovação inerente ao método implementado, quer ao nível das atitudes adotadas pelos empreendedores. Após a análise dos dados recolhidos pelo questionário online, concluiu-se que, na Ilha Terceira que seguiu o padrão nacional dos impactos pandémicos, houve uma diminuição das receitas, principalmente no setor terciário, em relação ao nível de inovação gerado pela pandemia, verificou-se que, graças à evolução tecnológica e às atitudes adotadas, houve um nível crescente de inovação do setor primário para o terciário. Por fim, quanto às medidas políticas implementadas pelo governo, foi demonstrado um nível de satisfação com as mesmas, porque no parecer dos inquiridos estas medidas não foram realmente eficazes.
- Employer branding : a importância da atração e retenção de talentos na Ilha de São Miguel, em diferentes setores de atividadePublication . Couto, Beatriz Almeida Machado; Batista, Maria da Graça Câmara; Faria, Sandra DiasA atração e retenção de talentos é um dos temas mais abordados na Gestão de Recursos Humanos. Num mercado cada vez mais competitivo, qualquer organização pretende ter os melhores consigo, a fim de obter os melhores resultados possíveis. Capacidades, competências, experiências e conhecimentos são características do capital humano desejadas por qualquer organização, para se diferenciar no mercado. A gestão de recursos humanos adota estratégias que atraem e retém talentos. O employer branding desenvolve uma forte ligação entre a organização e o trabalhador, através dos valores e da cultura organizacional. Ter profissionais que valorizam a entidade empregadora e que têm um grande envolvimento com a organização é uma determinante para a motivação, compromisso e produtividade na empresa. É neste sentido que surge o conceito employer branding, procura ganhar vantagem competitiva no mercado utilizando práticas que potenciam a atração e retenção de talentos. Para a elaboração da dissertação foi feita uma revisão de literatura das matérias em questão: o conceito de employer branding, employer value proposition, o talento e práticas de atração e retenção de talento. Após o desenvolvimento teórico, e de forma que se compreenda a realidade do tema na ilha de São Miguel, foram feitas entrevistas a algumas empresas da ilha de São Miguel, de diferentes setores de atividade. A finalidade desta dissertação é compreender se as organizações na ilha de São Miguel, em diferentes setores de atividade, atraem e retêm os seus talentos, utilizando o processo de employer branding e, subsequentemente, perceber o que torna uma empresa diferente da do mercado e que é desejável por todos.
