Departamento de Sociologia
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- A ação educativa em rede : obstáculos e recomendaçõesPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaA integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.
- Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade : um estudo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoNesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais. Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais. […]. Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional. […].
- Acesso ao mercado de trabalho : jovens com baixas qualificações escolares e de contextos sociais desfavorecidosPublication . Diogo, Fernando; Faria, Patrícia TavaresCom este capítulo procura-se perceber como os jovens em situação de pobreza se relacionam com o emprego, dando especial destaque à caracterização da transição escola-trabalho num contexto de impacto da crise no emprego. Para se atingir este objetivo recorre-se, também, a dados a montante: o que motivou os jovens a sair da escola e com que escolaridade. [...].
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Action and structure in school networksPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaNetworks constitute a critical dimension of human life in contemporary societies. These entities have recently attracted the interest of a growing number of scholars from many distinct academic fields. In education, networks are increasingly being promoted as a solution for some of the most persistent and difficult-to-solve problems that educators face. Practitioners and policy makers have developed increasingly elaborate rationales for justifying the importance of teachers’ and schools’ involvement in networking processes. This paper critically reviews the literature and research that has been conducted on networks in education and elsewhere, with a particular focus on school networks. The critical appraisal that is performed in the paper emphasizes that, despite their clear potential for educational improvement and change, current thinking about school networks is fraught with myth and simplistic assumptions, including the idea that these networks are naturally educational communities. The paper makes a case for the need to conduct more in-depth research on these phenomena, focusing both on action issues and key structural features of school networks.
- A Ameaça Iminente do Ciberterrorismo – O impacto nas Relações InternacionaisPublication . Menezes, Maria Carolina Silva de; Andrade, Luís Manuel Vieira deA 6 de agosto de 1991, há 21 anos atrás, a World Wide Web ficou disponível mundialmente, havendo agora quase 4.3 biliões de pessoas a utilizá-la diariamente. Com ela, vieram diferentes vantagens, tais como a capacidade de resolver problemas burocráticos através de um clique, ou a facilidade de procura de informação, bem como a proximidade e globalização que permite acontecer. No entanto, existe sempre ‘’o outro lado da moeda’’. Ultimamente, o investimento em armamento e forças militares, além da corrida ao poder nuclear têm vindo a decrescer, face ao que outrora foi, uma vez que os governos cada vez mais têm a plena noção de que tais custos implicam grandes endividamentos, e um peso insuportável, não só a nível económico, como também a nível de recursos humanos. No entanto, e com o evoluir da tecnologia e internet, é possível travar guerras e atacar inimigos silenciosamente. Tenciona-se investigar e aprofundar o fenómeno que é a internet e o impacto que os problemas advindos da mesma causam nos dias de hoje, nomeadamente nas relações internacionais. Serão analisados, por isso, e com maior detalhe e rigor o ciberterrorismo, o ciberespaço e, por consequência, a cibersegurança, no âmbito da matéria em vista. O período temporal que será alvo de estudo nesta dissertação vai desde a primeira guerra cibernética em 1999, até às eleições de Donald Trump em 2016, estendendo-se até aos dias de hoje. Pretende-se compreender o porquê da mudança e opção pelo ciberterrorismo nas últimas décadas e o impacto do mesmo nas relações internacionais atualmente. Dado que não se trata só de ataques internacionais, mas até mesmo de pessoas coletivas face ao estado, ou outras entidades coletivas, será oportuno estudar os vários casos possíveis e marcantes em que tais situações aconteceram.
- Análise exploratória de atividades de combate ao insucesso escolar na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Tânia Raquel Silva; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Cabral, João Manuel GonçalvesO insucesso escolar assume uma conceção vasta com diferentes definições. Este fenómeno atinge diversas áreas do currículo, incluindo a matemática. Sendo esta uma área que é trabalhada desde a Educação Pré-Escolar e que apresenta um vasto potencial educativo, é importante que os futuros profissionais da educação aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática de forma a contribuir para diminuir o insucesso escolar a nível da matemática através das práticas pedagógicas que realizem. Durante as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico, pretendi desenvolver os seguintes objetivos gerais: desenvolver estratégias que permitissem ao aluno compreender a importância da matemática no dia-a-dia; desenvolver estratégias que estimulassem nos alunos o gosto pela matemática, de forma a permitir uma aplicação sensorial nas atividades de aprendizagem e contribuir com conhecimentos inovadores que permitissem estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes no campo da matemática. Os objetivos específicos que pretendi desenvolver foram: utilizar com os alunos atividades que lhes fossem familiares, aplicadas ao quotidiano, em vez de abstratas; construir materiais manipulativos específicos para determinados temas; construir atividades que facilitassem o ensino da matemática, com auxílio de ferramentas lúdicas e tirar partido das aprendizagens realizadas enquanto estagiária de forma a planificar atividades de ensino/aprendizagem que tivessem um maior potencial de promoção do sucesso educativo em matemática. Deste modo, após um momento de pesquisa, análise e reflexão sobre o insucesso escolar e as suas causas de forma a preparar-me para a implementação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para diminuir as dificuldades a nível da matemática que os alunos apresentavam. Após uma análise sobre as atividades matemáticas que proporcionei, posso afirmar que de uma forma geral estas contribuíram para o sucesso dos alunos a nível da matemática. Foi também realizado um estudo empírico que recorreu à metodologia qualitativa, onde se procedeu à realização e posterior análise de entrevistas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dado o número de entrevistas realizadas, as conclusões obtidas restringem-se apenas aos entrevistados. Os resultados obtidos permitiram-me verificar que os entrevistados partilharam da mesma opinião relativamente à importância de utilização de materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens matemáticas e que na sua opinião tanto os educadores/professores, alunos, encarregados de educação e escola são responsáveis pelo (in) sucesso escolar dos alunos.
- Os Anos Trump : o Mundo em Transe, de Eduardo P. FerreiraPublication . Medeiros, Pilar DamiãoEm Os Anos Trump: O Mundo em Transe, Eduardo Paz Ferreira convida-nos a refletir criticamente sobre a desumanidade dissolvente e a estranheza do nosso modus vivendi, agora temperado pela ação de um protagonista que mais parece ter saído de uma peça do teatro do absurdo: Donald Trump. Pese embora ter a realidade norte-americana como principal objeto de análise, o autor destaca, por um lado, os efeitos nefastos do impulso impessoal do neoliberalismo encabeçado pelo “Homem de Davos”, e, por outro, condena o regresso aos populismos étnico-culturais tribalistas, aos autoritarismos, aos ódios nacionalistas e racistas, que ressoam aos velhos tambores das reivindicações territoriais. Eduardo Paz Ferreira denuncia a crescente indiferença moral das consciências entorpecidas que se alimentam abundantemente de um ethos infantil da cultura fun, e desconstrói quadros de narrativa suportados pela atual hipersimplificação política e mediática. Através do seu saber enciclopédico, da sua eloquência crítica e do seu agudo sentido analítico, Paz Ferreira alerta-nos para os perigos de uma caixa de Pandora que se abriu e ameaça a sobrevivência da humanidade. Bem sabe que o status quo não é uma solução viável. Ou o alteramos e melhoramos ou destruímo-lo. […].
- Aprender a aprender no entardecer da vida : o retorno à universidade na promoção do envelhecimento ativoPublication . Tomás, Licínio Manuel VicenteO sonho da humanidade em viver mais tempo está a transformar-se num desafio sem precedentes, carregado de consequências contrastadas quer a nível individual quer em temos coletivos. A marcha do tempo é imparável e o uso enriquecedor do tempo parece contrariar ou compensar o processo degenerativo que é o envelhecimento. Enquanto se fomentam as relações e situações de reencontro intergeracional, promove-se um envelhecimento ativo que contribua para acrescentar qualidade de vida aos anos e bem-estar social nas vivências em sociedade. No dealbar do século XXI, digitalizam-se as sociedades e reinventam-se aprendizagens para todas as idades e gerações. Por inércia ou incúria, esquecemos que os tempos exigem uma formação prolongada, recorrente, continuada e informada. As atuais regras de mercado carregam as marcas da desactualização permanente. Devido à vertiginosa mudança de requisitos de empregabilidade, os ativos mais velhos experimentam a necessidade de ter de voltar a retomar o ensino onde um dia o deixaram, sentindo a efetiva necessidade de completar ou de aprofundar a sua formação inicial ou ainda de vir a adquirir uma outra. Procuraremos, na presente comunicação, situar algumas das formas de atenuar os efeitos do envelhecimento perante o trabalho profissional e a desclassificação social na reconquista de um tempo próprio pela via formativa. Recorrendo ao ensino universitário regular ou integrando-se nas Universidades da Terceira Idade, as gerações mais velhas procuram contrariar a obsolescência que enforma os estereótipos que sobre eles recaem, as quais acabam por limitá-las na sua ação.
- Autonomy in leadership : a case study of the founder's role in establishing an organizationPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraThe extent of a leader’s autonomy in establishing organizational culture is a complex issue in organizational studies. The present research analyzed the actions of the founding leader of Asilo de Infância Desvalida da Horta from 1858 to 1879 to determine the extent of his autonomy during his administration using documents in organization archives, local newspaper articles of the period and papers on this topic. The results revealed that the leader’s actions did not occur in isolation but were influenced by the sociohistorical environment. Establishing legitimacy as a leader was a complex, multidimensional process that required consideration of the social, legal, regulatory, political and religious aspects of his actions. Although the current research is a case study, the findings suggest that autonomy based on legitimacy is a key element contributing to founder success.