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Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais.
Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais.
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Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional.
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Description
1.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 9 a 11 de julho.
Keywords
Jovem Formação Profissional
Citation
Lalanda-Gonçalves, R., Caldeira, S. N. & Silva, O. (2016). "Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade: um estudo na Região Autónoma dos Açores". In A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos – 1.ª Conferencia Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa, 9-11 de julho de 2015 (ISBN: 978-989-678-412-6) URL: http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdf