DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- Mediações na construção da memória e da identidade : «A Casa da Autonomia»Publication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Lalanda, Margarida Sá NogueiraEsta 4ª Jornada Científica da Rede MUSSI centra-se na «emergência de refletirmos sobre a mediação da informação e dos saberes plurais como formas de democratização da produção científica e cultural» e destaca, entre outras temáticas, as mediações de saberes e informação nos espaços culturais, no âmbito da.polis. e com especial incidência nas memórias coletivas e na democratização dos saberes. Tendo em conta tais desideratos, decidimos analisar o projeto “Casa da Autonomia”, que está a ser desenvolvido desde 2014 pelo Governo da Região Autónoma dos Açores visando preservar, divulgar e consolidar a memória do processo da autonomia política açoriana. Esta iniciativa assume-se como tendo por bases a história, a memória, a identidade e a cidadania, e desenvolve-se em quatro eixos estruturantes: recuperação patrimonial, projeto de investigação, programa museológico, e plataforma digital. Na apresentação do Projeto e na sua análise crítica pronunciamo-nos igualmente sobre percepções internas e externas desta mediação cultural que assumidamente visa promover uma cidadania ativa e informada e integrar as memórias no reforço da construção da identidade coletiva açoriana.
- Revolução e democracia : 40 anos após abril de 1974Publication . Borralho, Álvaro, Org.Revolução e democracia: 40 anos após o Abril de 1974 reúne um conjunto de textos apresentados no X Encontro de Sociologia dos Açores que interrogam sobre o desenvolvimento recente das sociedades portuguesa e açoriana. O conhecimento que provém destas reflexões leva a um melhor entendimento do País que somos. Um País que se desenvolveu economicamente, se modernizou, se integrou num espaço europeu e que permitiu a uma conjunto amplo de cidadãos maiores e melhores condições de existência seja em termos educativos, de acesso à saúde, à cultura e à participação cívica.
- A magia social do espectáculo políticoPublication . Borralho, ÁlvaroNesta comunicação abordam-se algumas das características da comunicação política moderna, reflectindo sobre os aspectos que articulam a mediatização e a cerimonialização. Trata-se de uma abordagem necessariamente curta que pretende, fundamentalmente, levantar algumas questões sobre a comunicação política, recorrendo-se a exemplos do quotidiano e desmontando os efeitos socialmente mágicos que essa mediatização e cerimonialização encerram.
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Cultural imaginaries and the dialectics of modern public sphere(s)Publication . Medeiros, Pilar DamiãoIn order to analyze the numerous perplexities of modern public sphere(s), one needs to understand not only the profound transformations symptomatic of the new global paradigm, but also the increasing proliferation of cultural imaginaries (C. Castoriadis) in the public arena. The polyphony of voices and claims of recognition, the absence of a common project and the disintegration of a universal, enlightened and emancipated thought (J-F. Lyotard) seems to illustrate the sterility and fragmentation of modern public sphere(s). This paper tries, therefore, to scrutinize how the emergence of cultural relativism and particularization not only nourished local identity myopias but also affected the social political legitimacy of the “lifeworld” as a whole vis-à-vis the economic imperatives and the instrumental rationality of the political system (J. Habermas). To overcome such social fissures, to revitalize and redesign our public (global) sphere, it will be brought to discussion S. Benhabib's emphasis on the negotiation of complex cultural dialogues and J. Habermas conception of a deliberative and cosmopolitan democratic model – inhabited by critical, rational and reflexive citizens – that stimulate a certain consensus out of all socio-cultural divergences.
- The road towards an "enlightened" global societyPublication . Medeiros, Pilar DamiãoThe contemporary global paradigm has develop a panacea of contradictions. While it struggles towards an open world market, unfixed boundaries and a homogeneous society, it faces, at the same time, the arising dilemma concerning the fragmentation of the political and public sphere, now filled with the interpenetration of multiple cultural discourses. The novel disparity between the “we” and the “others” and the diverse struggles for recognition (Benhabib, 2002) incited the greater paradox Globalization has to face: the imperatives of the economic subsystem and the instrumental rationalization (Adorno/ Horkheimer) of the “Lifeworld” (Habermas) have developed a schizophrenic public sphere with no political and social consensus. Culture becomes, therefore, a crucial feature in this paradigmatic change. In this sense, the current global social order should re-emerge with a new cultural and political imaginary (Castoriadis, 2005), through which a “world federation” (Kant), along with its intrinsic universal values - justice, freedom and equality, ought to unfold. In short, this paper not only tries to understand the implications of “deterritorialization of politics, rule and governance” (Held, 1999) in the social and cultural spheres, but, most importantly, it tries to dissect the importance of egalitarian reciprocity and democratic dialogue between cultural viewpoints as indispensable vehicles to reach an enlightened humanity and global reality. Along with this paper, it will also be discussed the role of the intellectual as a politically engaged social actor with the responsibility to develop a greater public awareness towards the dehumanization and the human impotence constantly perpetuated by the extreme rationalization of society.
- Regulação e autonomia na procura de legitimidade na fundação do Asilo de Infância Desvalida da HortaPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraO presente trabalho procura analisar o nível de autonomia apresentado pelo líder formal no Asilo de Infância Desvalida da Horta aquando da sua fundação, em 1858, e posteriores anos de sua consolidação. Para esse efeito, foi realizado um estudo de caso, já concluído, baseado numa perspetiva diacrónica interpretativa, na procura de uma construção retrospetiva através da análise de documentos, tais como correspondência enviada e recebida, documentação oficial e jornais locais da época. Da informação obtida e demonstrada na comunicação, pode concluir-se que o Presidente do Asilo mantinha uma margem de manobra na sua ação que, contudo, era deveras condicionada pela capacidade reguladora da figura do Governador Civil, que assumia uma centralidade evidente, quer na definição de certos elementos, quer, ainda, no seu papel fundamental na legitimidade que é atribuída ao Asilo.
- From school-family partnerships to school segregation : a matter of social inequalitiesPublication . Diogo, Ana MatiasIn the last three or four decades the relationship between school and family, namely the development of school-family partnerships, has been recurrent and consensually identified as fundamental to improve education and to combat difficulties in the schooling process, such as school failure and dropout, affecting more deeply the disadvantaged social groups. One question we might ask is to what extent this type of intervention can counteract the configuration of inequalities that mark the relationship of the different social groups toward school, in the context of the new constraints and possibilities affecting the family's relationship with the school. We will reflect on these issues through literature review, highlighting empirical results from research on the relationship of families with schools, keeping in mind especially the Portuguese case. We start with the notion of school-family partnership and after that we approach its limits, directing the look to the outside of these partnerships, tackling the problem of social segregation of school populations.
- Juventude e mundo do trabalho : configurações da precariedadePublication . Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Fernando; Silva, OsvaldoNas sociedades atuais a flexibilização das condições de emprego e a liberalização das relações contratuais têm sido perspetivadas como condições indispensáveis para o crescimento económico. Neste contexto, temos assistido à generalização da precarização do trabalho e à individualização das relações laborais, o que tem inevitavelmente acantonado os jovens em mercados de trabalho caracterizados por empregos precários, salários baixos e escassas oportunidades de construção de percursos profissionais estáveis. A desocultação empírica da incidência e dos contornos desta precariedade laboral juvenil, no contexto do arquipélago dos Açores, foi um dos objetivos que orientou o projeto “juventude açoriana e mundo do trabalho” desenvolvido, no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores, junto de jovens (15 a 34 anos) com experiências laborais (467 jovens). O tipo de contrato de trabalho e a duração do emprego são alguns dos indicadores disponíveis para definir a precariedade, bem como a descontinuidade do emprego, o rendimento auferido e o acesso a proteção social. A análise do comportamento destes indicadores na amostra em estudo permite perceber que a precariedade é uma passagem obrigatória nos processos de inserção profissional de muitos jovens e a insegurança está a tornar-se a norma nas suas formas de integração social. As duas fases em que este estudo se desenvolve – fase extensiva e intensiva – permitem perceber que a tendencial precarização das relações laborais produz impactos diferenciados junto dos jovens em função das suas caraterísticas sociais e culturais, nomeadamente, a sua condição etária, de género e a duração dos seus percursos escolares e formativos.
- Aprender a aprender no entardecer da vida : o retorno à universidade na promoção do envelhecimento ativoPublication . Tomás, Licínio Manuel VicenteO sonho da humanidade em viver mais tempo está a transformar-se num desafio sem precedentes, carregado de consequências contrastadas quer a nível individual quer em temos coletivos. A marcha do tempo é imparável e o uso enriquecedor do tempo parece contrariar ou compensar o processo degenerativo que é o envelhecimento. Enquanto se fomentam as relações e situações de reencontro intergeracional, promove-se um envelhecimento ativo que contribua para acrescentar qualidade de vida aos anos e bem-estar social nas vivências em sociedade. No dealbar do século XXI, digitalizam-se as sociedades e reinventam-se aprendizagens para todas as idades e gerações. Por inércia ou incúria, esquecemos que os tempos exigem uma formação prolongada, recorrente, continuada e informada. As atuais regras de mercado carregam as marcas da desactualização permanente. Devido à vertiginosa mudança de requisitos de empregabilidade, os ativos mais velhos experimentam a necessidade de ter de voltar a retomar o ensino onde um dia o deixaram, sentindo a efetiva necessidade de completar ou de aprofundar a sua formação inicial ou ainda de vir a adquirir uma outra. Procuraremos, na presente comunicação, situar algumas das formas de atenuar os efeitos do envelhecimento perante o trabalho profissional e a desclassificação social na reconquista de um tempo próprio pela via formativa. Recorrendo ao ensino universitário regular ou integrando-se nas Universidades da Terceira Idade, as gerações mais velhas procuram contrariar a obsolescência que enforma os estereótipos que sobre eles recaem, as quais acabam por limitá-las na sua ação.
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